A todo momento estamos sujeitos a erros. Contudo, em algumas circunstâncias podemos nos antecipar e evitar cometer erros que os outras pessoas cometeram, principalmente em gerenciamento de projetos.

O gerenciamento de projetos e uma estratégia que se iniciar a partir de um planejamento que assegura que o processo ocorra de forma mais segura, se for bem realizado.

Assim, utilizar de objetivos e metodologias para realizar uma boa gestão é imprescindível para alcançar os objetivos do projeto.

Entretanto, todos nós estamos sujeitos a erros. E em gerenciamento de projetos muito provavelmente eles vão acontecer porque é muito difícil controlar tudo! Ainda mais porque existem problemas que implicam em custos extras, atrasos nas entregas e planejamento, insatisfação com o cliente.

Por isso, neste artigo iremos abordar erros que são cometidos no gerenciamento de projetos.

O que é o Gerenciamento de Projetos? É um conjunto de técnicas e ferramentas tem o objetivo de promover melhores práticas que levarão à satisfação do cliente e ao sucesso do projeto.

Um bom gerenciamento de projeto realizado por um gerente de projetos que deve alinhar e planejar escopo, cronograma, orçamento, riscos, comunicação e relacionamento com o cliente. Em todas essas fases é preciso pensar estrategicamente nos erros antes deles ocorrem, por isso vamos citar alguns erros que poderiam ser evitados:

  1. Erros na gestão: utilizar uma ferramenta de gestão de projeto pode ser uma saída, porque a gestão de projetos não é uma tarefa fácil. Existem muitas ferramenta gratuitas que dão suporte ao gerenciamento de projetos.
  2. Atenuar erros cometidos pela equipe: um gerente de projeto jamais deve ser um carrasco, porém não pode ser um completo complacente com os erros da equipe. Deve existir um bom senso. Por exemplo, se um erro ocorrer muitas vezes por pessoas diferentes é um indicativo de que a equipe pode precisar de um treinamento mais eficaz. Permitir treinamentos, promover cursos e tudo o que for possível para um mesmo erro não voltar a ocorre novamente é muito válido.
  3. Falhas na comunicação: é imprescindível que todos estejam alinhados e cientes de tudo o que está acontecendo para que tudo ocorra bem. Dessa maneira, as falhas de comunicação não devem ocorrer para que tudo o que foi planejado ocorra corretamente. Ter a atenção voltada para tudo o que está acontecendo é muito importante. Ouvir a opinião de todos é muito importante para entender o que realmente funciona. E estabelecer uma comunicação com o cliente, implementar o feedback ao longo do projeto evita que erros sejam descobertos no final do projeto. Isso pode ser catastrófico. Se comunicar constantemente ajuda no bom relacionamento!
  4. Prazos mal calculados: Ao calcular um prazo e muito importante incluir um uma margem de erro. É importante saber que atrasos acontecem e incluir uma margem no prazo final pode fazer a diferença. Pois entregar um projetos antes do prazo final é sempre melhor do que depois do esperado. Assim, se antecipar aos problemas é algo necessário.
  5. Falta de um bom planejamento: Esse é um ponto de partida para que o projeto dê certo! Não pular etapas é uma coisa que não deve ser feita. Seguir rigorosamente o que foi planejado é importante para o sucesso do projeto.

Por isso, se você de planejar, e não cometer tantos erros certamente o gerenciamento do projeto vai ocorrer bem melhor. Certamente alguns conflitos e imprevistos ocorrerão mas o impacto será bem menor e o gerente estará preparado para resolver cada um dos contratempos.

Gerir um projeto não e uma tarefa fácil mas se o gerente tiver atenção e cuidar os incidentes, por menores que sejam, o resultado final do projeto será sucesso.

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