Nesse artigo abordaremos o que é um processo de gestão de projetos e qual sua função. É comum causar confusão entre processos e projetos. Por isso, iniciaremos com uma breve descrição de processos e projetos! Boa leitura!

Vamos começar pela definição de processos: Um processo é um conjunto de atividades relacionadas que geram produtos, resultados ou serviços. 

E projetos? Qual seria a definição? Um projeto é um conjunto de atividades que tem fim, que são realizadas em grupo, e que tem um objetivo final, seja um bem, um resultado ou um serviço. Todo projeto tem início, meio e fim. Cada etapa é delimitada, com os respectivos objetivos bem definidos e recursos bem planejados.  

Como exemplos de projetos temos: produzir um carro, construir uma casa, desenvolver um software. Todos esses exemplos passam por projetos que são meticulosamente planejados e delineados.

Então como fazer a gestão de projetos?

Para auxiliar na gestão de projetos, fazemos o uso de 5 grupos de processos de gestão: 1. Iniciação, 

2. Planejamento, 

3. Execução, 

4. Monitoramento e controle e 

5. Encerramento.

Por muito tempo, a gestão de serviços e projetos foi realizada de maneira informal e com pouco profissionalismo. Porém, com o passar dos anos a gestão de projetos foi sendo aprimorada e o gerente de projetos passou a ser visto com um profissional muito importante para organizações. Os gerentes são vistos como pessoas capazes de unir o estratégico ao operacional, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento das empresas.

Assim, a gestão de projetos é a utilização conjunta de metodologias, conhecimentos e habilidades com a finalidade de executar de forma eficiente e eficaz um projeto. Por isso, vamos descrever cada grupo de processo utilizado na gestão de projetos:

Os cinco grupos de processos de gestão de projetos e suas funções:

Cada grupo está ligado ao outro a partir as suas respectivas saídas, assim o resultado de um processo de um grupo é o início de um processo do próximo grupo.

1. Iniciação: nesse grupo é definido e autorizado o projeto ou uma fase dele.

2. Planejamento: aqui são aprimorados e esclarecidos os objetivos com o planejamento necessário.

3. Execução: esse grupo compõe pessoas e outros recursos necessários para produzir as entregas e informações sobre o projeto.

4. Monitoramento e controle: Monitora e mede o progresso do projeto, com o objetivo de identificar possíveis variações e discrepâncias em relação ao plano inicial e corrigi-las em tempo de execução.

5. Encerramento: Esse agrupamento finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos de gestão do projeto. Aqui é realizado o complemento formal do projeto ou de uma fase do projeto e ainda formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado.

Fonte: https://www.venki.com.br/blog/processos-de-gestao-de-projetos/

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