O artigo traz uma questão sobre controlar as atividades em um projeto. Será que fazer isso auxilia na gestão e consequentemente na obtenção de resultados? Ao fazer a gestão de projetos no seu dia-a-dia, em casa ou no trabalho, você pode ter resultados melhores? Vamos conversar mais um pouco sobre esse tema?
Podemos começar a partir da definição do que vem a ser um projeto:
Um projeto é um esforço empreendido temporariamente para obtenção de um resultado exclusivo e único para criar um serviço ou produto PMBOK (Project Management Body of Knowledge). O PMBOK é o guia mais importante para quem trabalha com gerenciamento de projetos e foi criado pelo PMI (Project Management Institute), instituição responsável por manter o PMBOK atualizado.
Um projeto pode resultar em um produto ou serviço. Imagine que você esteja planejando um casamento, um almoço especial ou até mesmo construindo uma casa. Existem muitas coisas que devem ser consideradas e tarefas que devem ser realizadas para que o objetivo final seja alcançado. Por isso, é importante você realizar o gerenciamento adequado, planejando, executando e monitorando de maneira integrada todos os aspectos do projeto, como, por exemplo, compras, contratações, custos, prazos, qualidade, riscos e até as expectativas das partes interessadas.
Cada projeto tem um objetivo final, é temporário e é único. Mas, independentemente disso, os projetos necessitam de recursos humanos e financeiros. A Figura 01 mostra resumidamente o que é um projeto.
Atualmente 20% do PIB mundial é investido na execução de projetos. São trilhões de dólares investidos em todo o mundo com a finalidade de criar ou construir coisas a partir da gestão. A área de Gestão de Projetos tem crescido significativamente e você, ou sua empresa, faz parte desse número!
A Gestão de Projetos implica na utilização de técnicas, habilidades e conhecimentos para que um projeto seja concluído de forma satisfatória. Fazer a gestão de um projeto serve para que o objetivo do projeto seja alcançado de acordo com os requisitos estabelecidos.
Gerenciar um projeto não é tarefa fácil, mas com organização e disciplina você consegue atingir o objetivo final. E para ajudar nesse processo, essa atividade é dividida em dez áreas:
- Integração
- Escopo
- Custos
- Qualidade
- Aquisições
- Recursos Humanos
- Comunicações
- Risco
- Tempo
- Partes Interessadas
A integração de todas essas áreas possibilita o planejamento, monitoramento e controle de todo o projeto. É importante se capacitar investindo em cursos e treinamentos para que a atividade de gestão seja realizada sempre da melhor forma possível. Existem em grandes organizações especialistas que recomendam e atestam o domínio de práticas mais recomendadas. Se você tem interesse, mas não sabe por onde começar, vale a pena procurar uma instituição e começar a se especializar.
As competências e habilidades exigidas nessa profissão servem para a vida pessoal também. Você pode planejar uma viagem de férias ou uma reforma em sua casa! O artigo de hoje quer mostrar que um projeto pode ser aplicado de diversas formas. Não importa se abrange uma equipe grande ou apenas você, o gerenciamento de projetos pode ser usado em todas as áreas das nossas vidas, ele é bastante volátil.
A principal ideia é registrar em um papel ou computador o objetivo que será atingido, e a partir daí fazer a gestão de projetos pode auxiliar nas divisões das ações e tarefas menores, ajudando a atingir a sua meta.
Se você vai começar do zero tente estabelecer todos os conceitos, isso pode facilitar o alcance do objetivo final. Gerenciar um projeto é ser flexível, é manter o objetivo mesmo se as coisas forem mal, isso faz parte, fique tranquilo.
Caso você deseje aplicar em algum projeto pessoal, sua escala apenas será menor.
Pontos importantes:
- Todo projeto tem que ter alguém que o gerencie.
- O gerente de projeto é o principal elemento para unir as informações, processar e tomar as próximas decisões.
- O gerente se comunica bem com todas as pessoas envolvidas e tem a habilidade de tomar decisões.
É necessário envolver a equipe, clientes e fornecedores. Todos são, de alguma forma, responsáveis pelo projeto. Se alguém não cumprir sua parte, é possível que alguma coisa não saia como planejado.
Para isso aqui vai uma sugestão: defina metas para cada etapa. A partir daí, é possível definir um escopo do projeto. Se um escopo não for bem definido isso pode ser um dos motivos mais comuns de atrasos e estouro de orçamentos. Isso pode levar a constante modificação do escopo. Por isso, é tão importante defini-lo!
E não esqueça que o sucesso de um projeto depende de múltiplos fatores, por isso, planeje bem, busque capacitações e sempre reveja suas ações. A Gestão de Projetos é um meio comprovadamente eficaz para atingir seus objetivos, sempre respeitando escopo, prazo e custo.
Fonte: https: https://www.blogsenacsp.com.br/gerenciamento-de-projetos-poe-voce-mais-perto-dos-resultados/
https://www.eosconsultores.com.br/gestao-de-projetos/
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