Os consumidores de hoje são bem informados, inteligentes, exigentes, experientes e claro, com a correria do dia-a-dia, carentes de tempo e desejam que suas necessidades sejam atendidas rapidamente.

Atualmente onde quer que estejamos, seja em uma mesa de restaurante, em um ônibus ou em uma fila de banco, todos gostamos de acessar a Internet por motivos diversos: seja para fazer compras, reservar um vôo, fazer check-in em locais, postar fotos e vídeos ou simplesmente se manter informado com as notícias. Todas essas várias opções que se podem fazer online têm uma coisa em comum: a qualidade da experiência on-line de cada indivíduo que como consequência causa um grande impacto.

Esta experiência começa com a “facilidade e a intuitividade” com que um consumidor pode encontrar ao acessar, avaliar ou comprar produtos e serviços. Ou seja, a experiência do usuário (UX) é de extrema importância para o alcance do sucesso e em muitas situações para a sobrevivência das empresas.

Quando se trata de desenvolver e executar estratégias modernas de marketing digital, a UX infelizmente costuma ser esquecida. Na verdade, apenas 55% das marcas estão atualmente em processo de teste UX – o que é incrível quando você considera que 74% das pessoas retornarão a um site se sua UX for otimizada para todos os tipos de dispositivos móveis.

A jornada ideal do cliente online é, basicamente, um site ou app de fácil utilização que combina uma navegação perfeita, otimizada e intuitiva; uma jornada de compra limpa e segura; conteúdo dinâmico e digestível; suporte ao cliente de primeira linha e compatibilidade com dispositivos móveis. Ao combinar esses elementos, uma empresa pode criar um ambiente digital totalmente receptivo e harmonioso para seus clientes.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM UM MUNDO MÓVEL

O aumento expressivo no uso de smartphones mudou a maneira como as pessoas vêem, compram e se conectam virtualmente. Com um crescimento de 504% no consumo de mídia desde 2011, o desktop está se tornando o ponto de contato menos preferido para um número crescente de usuários digitais.

O uso do celular já está na psique do consumidor moderno e claro que com o aumento de novas mídias todos os dias, há uma grande probabilidade de abandonar um site se ele não estiver otimizado corretamente para o telefone – e se você é dono de uma empresa, isso pode significar uma grande perda nas conversões de leads, e até mesmo prejudicar a reputação da sua marca. 

Sabemos que o celular é uma força dominante no mundo atual, mas isso não significa que o desktop deixou de ser relevante. Grande parte das transações de comércio eletrônico ainda ocorrem através do PC e, como tal, uma estratégia multiplataforma equilibrada é essencial para uma jornada de compra bem-sucedida. Sem contar que o PC ainda faz parte da vida profissional de marketing e marcas ainda tratam o desktop como sua principal área de foco, o que está fora de sincronia com o comportamento do consumidor atual.

O CONTEÚDO É VITAL PARA A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Uma das melhores maneiras de transmitir uma mensagem ao seu público é publicando conteúdos envolventes, ao mesmo tempo que oferece valor direto e autoridade para o nome da marca. 

Um bom conteúdo além de ajudar a sua página web a se classificar bem para termos de busca relevantes no Google, mais SEO bem estruturado – ela atingirá de forma positiva e  amigável todos aqueles consumidores que buscam uma resposta afirmativa a uma pergunta ou consulta em um instante. Essa abordagem acabará resultando em conversões, e claro menos no abandono do site.

Embora possa parecer óbvio para empresas on-line fornecerem conteúdos otimizado para busca, envolvente e focado no consumidor, isso costuma ser esquecido – não cometa o mesmo erro.

ONDE A UX SE ENCAIXA NAS CINCO CAMADAS DO MARKETING DE CONTEÚDO

Uma estratégia de conteúdo bem-sucedida e que produz resultados incríveis é sempre mais bem planejada do zero. Existem cinco níveis para um modelo de marketing de conteúdo de sucesso, que são:

  • SEO: é essencial porque, se o seu site não estiver otimizado para mecanismos de pesquisa, seus clientes-alvo nunca o encontrarão em primeiro lugar.
  • Experiência do usuário: é aqui que a experiência do usuário se encaixa. Agora, você provavelmente está ciente de sua importância, mas vamos colocá-lo em perspectiva. De acordo com um estudo importante da Adobe em 2015, quando dados 15 minutos para consumir conteúdo, dois terços das pessoas preferem ler algo com um design bonito do que algo simples. E essa é apenas uma peça do quebra-cabeça UX geral.
  • Estratégias de conteúdo: uma vez que seu site é otimizado para SEO e sua UX é a mais otimizada, você pode usar métricas como número de visitantes e taxa de rejeição para criar um conteúdo mais atrativo para atender às necessidades de seu público-alvo, para que comece a alcançar os resultados que deseja.
  • Criação de conteúdo: com uma estratégia definida, é hora de começar a parte divertida: criar conteúdo. Portanto, atualize todo o conteúdo existente, crie novos artigos de blog e certifique-se de que cada parte seja formatada para consumo digital.
  • Distribuição de conteúdo: depois de criar o melhor conteúdo dinâmico, é hora de começar a fazer com que ele seja notado. Compartilhe com as pessoas certas usando seus vários canais sociais e quaisquer outras conexões brilhantes que você possa ter.

A dica é ficar atento a todos os sinais e claro, sempre melhorar os pontos negativos da experiência do usuário. Do contrário, toda a estratégia desmoronará antes mesmo de decolar.

UX não é um luxo opcional para empresas competitivas. Para dar à experiência do usuário a atenção que ela merece, é necessário investir tempo, dinheiro e recursos, o que também significa adquirir as habilidades necessárias para garantir o sucesso dentro da transformação digital que a modernidade vem exigindo das marcas.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.