Meu nome é Alexandre Gomes. Sou do interior do estado do Rio de Janeiro, mas estou há mais de 25 anos em Brasília. Atuo na área de Tecnologia da Informação há mais de 30 anos e durante esse tempo presenciei muitas mudanças e evoluções tecnológicas. Sempre fui fascinado por tecnologia e videogames e desejava criar jogos e programas para as pessoas utilizarem e se divertirem. 

Quando eu fui iniciar meus estudos no, hoje, Ensino Médio, fiz um concurso para uma das mais conceituadas Escola Técnica da minha região. Inicialmente, pensei em fazer um curso de eletrônica, mas após o primeiro ano e com notas muito boas, pude escolher o Curso Técnico de Processamento de Dados recém criado e muito desejado pelos estudantes. O curso possui disciplinas em várias áreas da tecnologia, como desenvolvimento, análise, comunicação, redes, banco de dados, arquitetura de computadores, etc. Era um curso completo que abrangia muitas linhas técnicas para atender a qualquer necessidade do mercado e da empresa que patrocinava a escola. Fiz estágio nesta mesma empresa durante o curso para me formar. Após ingressei em algumas pequenas empresas na região desenvolvendo pequenos sistemas. 

Um amigo que se formou comigo na Escola Técnica recebeu uma oportunidade para trabalhar em Brasília, me chamou e viemos para Brasília. No início não foi fácil, pois o emprego não surgiu como era esperado e fomos procurar alguma oportunidade em várias empresas. Meu primeiro emprego surgiu após uma amiga que conhecemos apresentar o meu currículo e desse meu amigo para um empresário conhecido dela. Como não tinha muita experiência curricular e não conhecia a escola onde formei, ganhava muito pouco e tinha que economizar até em passagens de ônibus para poder pagar a moradia e alimentação. Com o tempo, comecei a mostrar meu potencial e aos poucos fui ganhando confiança dos meus chefes e as coisas foram melhorando. 

Consegui voltar a estudar e fiz faculdade de Análise de Sistemas e, posteriormente, Pós-Graduação em Engenharia de Software. A empresa que trabalhava também patrocinou alguns cursos e certificações na área de Tecnologia e não perdia a oportunidade de me aperfeiçoar. Nesta empresa eu fiquei 11 anos e passei por vários cargos como Programador, Analista e Coordenador de Equipe de TI. 

Nas equipes que atuava, eu gostava muito de trocar conhecimentos e ensinar o que aprendia. Com o tempo, fui adquirindo experiências com outros profissionais e amigos da área de TI e pegando confiança para ingressar na área de docência.

As primeiras aulas não foram tão fáceis. Compartilhar conhecimento não é o mesmo que ensinar em uma sala de aula, mas fui me aperfeiçoando e adquirindo mais experiência. Hoje passo esse meu conhecimento de forma mais pedagógica e estruturada para os alunos nestes quase 12 anos que atuo como professor.

Ter feito faculdade, Pós-Graduação e cursos na área de TI me proporcionou aumentar o conhecimento e experiências com outros alunos, amigos e profissionais que também buscam se aperfeiçoar. Então aconselho aos novos profissionais a buscarem esta troca de experiências e fazerem cursos de tecnologias que o mercado procura. Não fiquem parados apenas com o conhecimento que o professor te passa e nem com o que você está trabalhando ou estudando. Procure conhecer outras tecnologias e como outros profissionais lidam com elas. Neste momento é que você pode trilhar novos caminhos na área de Tecnologia. 

Também aconselho aos novatos profissionais que se dediquem a repassar esse conhecimento e discutir as tecnologias em fóruns, palestras e eventos da área. Um bom caminho é esta Revista de Tecnologia e os canais oferecidos pelos colaboradores. Eu faço parte deste grupo e tenho grande satisfação em passar o que eu já aprendi, vivi e conheci, além de continuar a trocar experiências com outros profissionais que colaboram com este meio de comunicação e as demais mídias relacionadas com riquezas de detalhes bem direcionada e trabalhadas.

Atualmente, além de professor, atuo como Analista de Sistemas no Sicoob, uma empresa que promove o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidade com soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação e está sempre buscando novos profissionais para ingressar no seu quadro funcional.

P.S.: Ouça minha entrevista no PodCast “O Professor Despertador” é só procurar porque já está disponível em diversas plataformas de PodCast.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.