As plataformas no-code e low-code estão cada vez mais procuradas por pessoas que preocupadas em resolver seus problemas. Na maioria das vezes o problema é da própria pessoa, ou seja, é um comerciante, pequeno empresário, etc. 

É neste viés que vamos informar as novidades do mercado para pessoas que estão querendo tirar uma ideia do papel, querem escalar uma solução para problemas de muitas pessoas. Um exemplo claro é o Uber, iFood, 99 entre tantas outras ideias que foram tiradas no papel e foram escaladas para resolver problemas. A maioria delas são tão grandes que as empresas valem milhões, bilhões ou trilhões de dólares. Mas como chegar lá? A resposta não é tão simples assim, mas temos uma luz no final do túnel: as plataformas no-code e low-code, com elas nós podemos tirar uma ideia do papel ou resolver o problema de alguém ou nosso.

Existem muitas plataformas no-code e low-code, acreditem, a lista é imensa e a cada dia surgem várias plataformas querendo oferecer tecnologia para você e eu tirarmos nossa ideia do papel ou como dito, resolver o problema de alguém.

As plataformas no-code e low-code são separadas em três distintos tipos. Essa separação nós fazemos porque é didático e mais fácil de explicar, mas se olharmos bem, as classificações são impostas pelos sistemas operacionais ou servidores onde irão rodar as soluções.

Há os sistemas operacionais chamados de desktop, são desenvolvidos para serem utilizados em computadores de mesa e em notebooks. Tem também os servidores web que são executados na nuvem por exemplo ou em um servidor web local, por exemplo. Pode-se instalar um servidor web em um notebook ou em um servidor local em uma rede interna de uma empresa. E por último os aplicativos que são conhecidos como apps. 

São esses três tipos: desktop, web e app. Bom os apps são para serem executados em tablet e celulares. São conhecidos pelas lojas da Apple e da Google. Mas agora tem também os PWA que não necessitam ir para as lojas. Podem rodar nos celulares e tablet sem precisar instalar ou baixar das tradicionais lojas. 

Como dito anteriormente, há diversas plataformas, mas como aprender a desenvolver nessas plataformas? É necessário ter cursos? Preciso contratar alguém? Essas perguntas são geralmente feitas por pessoas que querem entrar no mundo no-code e low-code. Além de ser mais fácil o desenvolvimento de um destes tipos de plataformas, é bem melhor desenvolver para quem nunca viu linguagens de programação, intermináveis linhas de códigos etc. Sim, se você não é autodidata será necessário um curso para aprender a desenvolver nessas plataformas. Até mesmo porque são tantas, quais usar? Como utilizar cada uma delas? Quando utilizar a plataforma A em vez da B? São tantas perguntas, mas todas têm respostas. 

Nós da Ew Sistemas TI temos o maior prazer em tirar suas dúvidas além das dúvidas aqui informadas. Temos também diversos treinamentos nos três tipos informados acima de desenvolvimento: desktop, web e apps. 

Basta nos enviar um e-mail comercial@ewsistemasti.com.br ou whatsapp (61) 4042-0701. Temos o maior prazer em atender você.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.