Afinal de contas, o que é networking? Essa palavra aportuguesada e que falam tanto? É o que vamos tratar nas próximas linhas.

Nosso networking inicia-se ainda na fase da infância, na pré-escola, na rua em que moramos, etc. Alguns destes amigos ou colegas, estão presentes em nossas vidas por um longo tempo. Acumulamos durante nossa vida amizades conquistadas e cultivadas. Sei, mas o que isso importa para minha carreira? Então, é o que vamos continuar a tratar nesta coluna. 

Começamos a networking ainda na faculdade, é na faculdade que encontramos pessoas com mais afinidade com a área que escolhemos estudar e trabalhar. Costumo dizer que a faculdade abre as portas em todos os sentidos para os calouros. É a partir da faculdade que temos contato com futuros colegas de trabalho, e alguns deles serão seus chefes ou subalternos. Outros te chamarão para novas oportunidades, te ajudarão a encontrar mais fácil um lugar ao sol. Pode acreditar a importância do networking para nossa vida profissional. 

 Segundo o Wikipedia: “Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.”

Wikipedia faz comparação do significado de networking com a rede social, e em outras definições compara a palavra net = rede e work = trabalho, ou seja, rede de trabalho. É assim que é mais conhecida a rede de relacionamentos profissionais, “networking”. 

Você precisa entender que a networking tem que ser trabalhada e mantida ao longo de sua vida acadêmica e estendida para a vida profissional. Você precisa conquistar com educação, atenção, honestidade nos relacionamentos com seus colegas e amigos. É no networking que será construído e aperfeiçoado as experiências, decepções, informações, conhecimento, etc. Somente assim você poderá potencializar novas oportunidades por meio destes relacionamentos.

Não entendeu ainda? Vamos então a um exemplo real que acontece todos os dias. Primeiro a um exemplo ruim de networking.

Digamos que você trabalhe em uma grande empresa e seu chefe pede uma indicação para ocupar um cargo igual ao cargo que você ocupa. Você resolve indicar a primeira pessoa que vem em sua memória. O Eduardo que estudou com você, mas o Eduardo não era muito organizado na época da faculdade, colava nas provas, reprovou em diversas disciplinas, brigava com os colegas, era mal educado, chegava atrasado, etc. Contudo, por ter uma grande amizade com você, você acabou indicando o Eduardo para a vaga. O Eduardo foi entrevistado pelo seu chefe, mostrou que têm competências e habilidades técnicas, acabou sendo contratado. Em menos de três meses o Eduardo foi cobrado pelo chefe que estava com uma demanda atrasada há mais de dois dias. Com a pressão o Eduardo foi indiferente com o chefe, respondeu com rispidez e ainda saiu da sala sem o chefe terminar de falar. O resultado foi demissão sumária pelo bem da disciplina e comportamento no trabalho. Você foi chamada pelo seu chefe e interrogada se realmente você conhece o Eduardo e porque indicou o mesmo para a vaga. Você sem saída abre o jogo e diz a verdade. Diz todo o comportamento do Eduardo em tempos de faculdade e pensava que ele havia melhorado o seu comportamento. 

Entende agora a importância de ter a networking ativa e com contatos bons? Vamos ao segundo exemplo bom de networking.

O seu chefe pede para você indicar uma pessoa para uma vaga igual a sua. Você para e pensa e lembra do Eduardo. Mas lembra de seu histórico na faculdade e seus problemas de relacionamentos. Ele sabe muito a técnica requerida pela empresa, mas não tem como indicar o Eduardo. Você continua pensando e começa a lembrar de diversas pessoas que na época da faculdade o profissional era notável como estudante. Começa a ligar um por um para saber se estão disponíveis e se querem um novo desafio. Com certeza essa indicação será melhor que a primeira indicação. Fica um alerta para o aluno sem interesse, sem compromisso, sem habilidades de relacionamentos e senso comum de respeito, etc. 

Portanto, a networking tem que ser excelente, com contatos frequentes, com amizades verdadeiras e respeitosas. Somente assim você poderá contar sempre com eles e eles vão poder contar com você.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.