Meu nome é Gleice Louise, possuo Graduação em Sistemas de Informação pela UPIS – Faculdades Integradas (2005) e Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2007). 

Sou Analista de TI e atuo como Gerente de Projetos de TI, em empresa pública. Entre as atividades que desempenho estão o gerenciamento da integração do projeto, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições, entre outras. No período de 2009 a 2011 fui cedida ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Na ocasião tive a oportunidade de gerenciar tecnicamente sistemas relevantes para o agronegócio no Brasil. Já atuei como fiscal técnica substituta de contrato de fábrica de software e de Sistema ERP. Atuo também contribuindo na elaboração do Termo de Referência para contratação de Fábrica de Software.  Atuei como docente em cursos de aperfeiçoamento profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI (1998 a 2005) e em cursos de Graduação em TI nas Instituições UPIS e PROJEÇÃO. Considero meu trabalho importante, pois dessa forma posso contribuir em projetos de TI que dão suporte ao Agronegócio no Brasil. Atualmente sou aluna regular do curso de Mestrado em Computação Aplicada da Universidade de Brasília – UnB.  

Sou natural de Brasília/DF, tenho 41 anos, sou mãe de um menino de 8 anos e de uma menina de 2 anos, casada e Analista de Sistemas. Estudei até o final do Ensino Médio em escola pública. Aos 21 anos entrei em uma faculdade particular para cursar Sistemas de Informação.

Mas minha história com a TI começou por volta dos meus 15 anos, quando fui para o Ensino Médio.  Naquela época, em 1995, haviam dois tipos de curso: o profissionalizante e o acadêmico, esse último seria o Ensino Médio atual. Mas não era possível apenas escolher o curso, para ser matriculado era preciso realizar uma prova. E foi assim que eu ingressei no curso de Tecnólogo em Processamento de Dados.

Daí nasceu essa empatia e o gosto pela TI. Desde então, as oportunidades profissionais se tornaram frequentes em minha trajetória. Ao finalizar o curso de Processamentos de Dados, tive a oportunidade de trabalhar como professora de cursos profissionalizantes no SENAI. Meu primeiro trabalho foi aos 18 anos. Por lá, passei 7 anos ministrando cursos de aperfeiçoamento profissional. Mais de 3.300 alunos foram capacitados por mim. O que me deixa orgulhosa dessa outra habilidade que possuo e que pela qual tenho muito carinho, que é a arte de ensinar. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina).

Aos 21 anos percebi que para ter novas possibilidades profissionais eu teria que cursar uma faculdade. Eu precisava trabalhar e estudar. Então decidi prestar vestibular. Mas eu não queria perder o conhecimento que eu já havia adquirido com a área de tecnologia e decidi cursar a faculdade de Sistemas de Informação. Me formei aos 25 anos.

As oportunidades profissionais foram surgindo cada vez mais. Tive a oportunidade de trabalhar no Instituto de Telemarketing- MIID, em São Paulo/SP.  Em Brasília/DF fui contratada pela Defensoria Pública Geral da União – DPGU, CTIS – Tecnologia, Centro Universitário Projeção e Conselho Federal de Psicologia – CFP. Em todas essas instituições as atividades que desenvolvi estavam ligadas diretamente com a TI.

Depois da graduação veio a especialização e, por fim, o serviço público. Não foi fácil estudar e trabalhar. Eu sempre falo que eu nunca fui uma estudante que trabalhava, eu era uma trabalhadora que estudava. Se você parar e pensar vai perceber que há muita diferença entre essas duas coisas e que o mais importante é você perseverar, é você acreditar que vai dar certo. Não foi fácil, não é fácil, trabalhar, estudar e cuidar da família. Mas… é totalmente possível!

Sou muito grata por ter escolhido a TI como profissão. Sem dúvida nenhuma, ela me abriu portas que eu jamais pude imaginar que seriam abertas. E acredito que essas portas continuarão se abrindo, com toda certeza!

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.