Olá! Dando sequência ao nosso artigo anterior – “Metodologias Ágeis e Tradicionais – Qual a Melhor?” vamos dar início à uma série de textos e bate-papos sobre métodos ágeis. Hoje veremos um pouco sobre a origem e características do documento que serve como base para a criação de frameworks e métodos ágeis.

É sempre bom frisar que as metodologias ágeis, em suas várias abordagens, são usadas no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. Tais metodologias encontram no Manifesto Ágil alguns princípios e valores que iremos ver a seguir.

HISTÓRIA

A origem do manifesto se dá em fevereiro de 2001, onde alguns profissionais especialistas em métodos ágeis como DSDM, Scrum, XP, FDD entre outros, se reuniram (Utah – Estados Unidos) e começaram a discutir sobre a importância de determinadas abordagens no desenvolvimento de software. Desta reunião nascia um documento: o Manifesto Ágil. Surgia também, um movimento (Consciência) que iria mudar a forma como os softwares eras produzidos e entregues.

O resultado deste encontro foi um manifesto consolidado e acordado entre os participantes daquela reunião. O Manifesto Ágil é um apanhado de valores e princípios que guiam as várias abordagens e métodos ágeis em suas práticas, cerimônias e papéis.

VALORES

» Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;

» Software em funcionamento mais que documentação abrangente;

» Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; » Responder a mudanças mais que seguir um plano.

PRINCÍPIOS

Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente por meio da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.

3. Entregar frequentemente um software funcionando, num prazo de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.

5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.

6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é por meio de conversa face a face.

7. Software funcionando é a medida primária de progresso.

8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.

10. Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial.

11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.

12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

A partir deste manifesto podemos entender o propósito de cada método existente hoje, pois ao estudá-los encontraremos vestígios de seus valores e princípios. Métodos como o Scrum, XP, e Kanban são denominados ágeis por esse motivo. A possibilidade de liberar produtos no mercado com mais rapidez, aliados ao elevado nível de satisfação, são alguns dos motivos da popularização dos métodos ágeis em todo o mundo. O resultado pelo uso desses métodos pode ser visto em empresas como Microsoft, IBM e Google.

Pensa em ser gestor de produtos ágeis, Scrum master, Product Owner? Acompanhe os próximos capítulos desta coluna.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.