1. Como você descreveria o seu envolvimento com redes e infraestrutura?
Desde 1993 iniciei minha carreira na área de redes, exercendo as atividades de técnico em redes, instrutor de infraestrutura, coordenador de treinamento, head suporte internacional até chegar a head marketing brasil onde tenho a missão de compreender as soluções desenvolvidas pela Furukawa e desenvolver a melhor estratégia de apresentação ao mercado.
2. Como você começou a sua carreira nesta área de redes e infraestrutura? O que fez para crescer e ultrapassar as barreiras iniciais?
Formado em ciências da computação, cheguei num momento que eu tive que tomar uma grande decisão, se seguia para a carreira de redes ou de software, foi quando me aproximei de três grandes marcas na área de rede e infraestrutura, a Furukawa, a Cisco e a antiga 3COM.
Então enfrentei o desafio das minhas primeiras certificações de infraestrutura, quando me tornei instrutor Furukawa em 1998 e desde então segui carreira junto a empresa.
3. Sobre o cabeamento estruturado, como você visualiza o crescimento desta área?
Dentro do mercado de cabeamento estruturado, eu vejo uma forte expansão dos mercados de Data Center, a otimização da rede externa por meio da opticalização e do uso de redes neutras, tecnologia PON LAN em plena expansão e soluções de IoT se expandindo para todas as áreas.
4. Poderia compartilhar um projeto desafiador que participou ou acompanhou e como foi possível superar obstáculos específicos relacionados à rede e à infraestrutura?
O maior desafio, foi implantar uma equipe de suporte qualificada e terceirizada dentro da Furukawa para apoiar localmente (na Colômbia) a equipe interna. Na época o projeto teve o desafio de capacitar profissionais em uma nova tecnologia e conquistar a confiança do cliente, em um mercado onde a Furukawa não atuava com a mesma força e reconhecimento que possuía no Brasil.
5. Na sua opinião, qual é a importância do treinamento e desenvolvimento contínuo em redes e infraestrutura?
O mercado de tecnologia está sempre em constante evolução, e num mundo dinâmico como temos hoje, o treinamento contínuo e desenvolvimento pessoal se torna essencial para que o profissional de TI preste um bom serviço.
6. Em relação a fornecedores de produtos, quais são as qualidades que você acredita que são importantes?
Num mundo cada vez mais globalizado e sem barreiras, acredito que os principais diferenciais estejam dentro dos princípios de ESG, a confiabilidade da marca e a inovação constante das suas soluções.
7. Quais são as tendências que podemos aplicar de imediato no campo de redes e infraestrutura, e como você se mantém atualizado(a) sobre essas mudanças?
Hoje com a expansão da computação em nuvem e o crescimento das soluções IoT, acredito que o profissional deve observar o desenvolvimento das soluções para data centers, e sempre buscar se atualizar junto aos grandes fabricantes de tecnologia e a mídia especializada, participando de treinamento, palestras e eventos.
8. O que você indicaria para profissionais da área de TI em relação a crescimento e novas oportunidades para ter mais sucesso?
Não desista, tenha dedicação e resiliência, aprenda, observe e sempre invista em prestar um serviço de qualidade.
Jony Zatariano
Atuo na gestão de equipes, especializado em análise de mercado, benchmarking, desenvolvimento e gerenciamento de canais, procedimentos e estratégia de mercado.
Atualmente sou responsável pelo desenvolvimento do mercado Latino Americano na Furukawa e alguns países da Europa e Africa dentro da minha área de atuação.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.