Você, como profissional de TI, já foi questionado por outros colegas sobre como fazer para acompanhar as muitas demandas de informações do trabalho, como projetos ou prazos?
Você já se sentiu sobrecarregado em e-mails, notas e listas de tarefas e, às vezes, incapaz de se concentrar nas tarefas mais importantes?
Se sim, você não está sozinho.
A vida acelerada e o ritmo alucinante dos avanços tecnológicos tornaram cada vez mais desafiador para todos os profissionais se organizarem com eficácia e serem produtivos.
Felizmente, há uma luz no final do túnel!
Há soluções que podem nos ajudar a gerenciar a carga de trabalho, reduzir o estresse e melhorar nosso desempenho geral.
Isso chama-se: segunda mente, ou segundo cérebro, ou Second Brain, em inglês.
Uma segunda mente ou segundo cérebro é um Sistema de Gerenciamento Pessoal de Conhecimentoque serve como uma extensão externa de nossa mente, permitindo que façamos a captura, a organização e a recuperação das informações de uma maneira mais eficiente.
Neste artigo, iremos explorar alguns dos benefícios de criar um “segundo cérebro” como profissionais de TI e identificar dicas práticas para começar.
O que é um Segundo Cérebro?
Um segundo cérebro ou uma segunda mente é um conceito desenvolvido por Tiago Forte, um especialista em produtividade e fundador da Forte Labs.
É um sistema que permite que indivíduos armazenem e organizem seu conhecimento, ideias e insights de uma forma facilmente acessível e pesquisável.
Um segundo cérebro pode ser organizado a partir de várias formas, como uma agenda em papel, um aplicativo de anotações digitais, um caderno físico ou uma combinação de ambos.
O segredo é ter um local centralizado onde se possa capturar e armazenar todas as informações.
Por que os profissionais de TI precisam de um segundo cérebro?
Como profissionais de TI somos, constantemente, bombardeados com informações de várias fontes, como e-mails, mensagens, trabalhos em equipe e sistemas corporativos ou ferramentas de gerenciamento de projetos.
Também temos que acompanhar as documentações técnicas, os procedimentos de solução de problemas, as atualizações de software e o andamento das atividades rotineiras.
Sem um método ou um sistema para gerenciar essas informações, ficar sobrecarregado e perder detalhes importantes é um pulo…
Como uma segunda mente pode nos ajudar?
Ter um sistema ou método para ajudar a capturar, organizar ou recuperar as informações de maneira mais eficiente pode nos ajudar a reduzir o estresse, a melhorar a retenção de memória e a aprimorar nossa criatividade.
Alguns benefícios do emprego de um sistema como uma segunda mente:
- Reduzir a carga cognitiva
Ao armazenar informações fora do cérebro, liberamos mais espaço mental e reduzimos a carga cognitiva, permitindo que nos concentremos nas atividades e tarefas específicas sem nos distrair com informações irrelevantes.
- Melhorar a retenção da memória
Uma segunda mente pode nos ajudar a reter as informações de maneira mais eficaz, tendo um local central para armazená-las e revisá-las. Isso é uma boa solução para lidar com documentos de caráter técnico ou os procedimentos de solução de problemas.
- Aumentar a produtividade
Com uma segunda mente podemos recuperar as informações mais rápido e com mais eficiência, reduzindo o tempo gasto procurando informações. Podemos concluir as tarefas de maneira mais rápida e eficaz.
- Aprimorar a criatividade
A segunda mente pode servir como um repositório de ideias e inspiração, facilitando a oportunidade para explorar novos conceitos e soluções e levar a uma resolução de problemas mais criativa e inovação.
Como construir um segundo cérebro como profissional de TI?
Em princípio, construir um segundo cérebro pode parecer algo assustador, mas é um processo que poderá ser dividido em etapas.
Seguem algumas dicas para começar:
- Escolher um sistema
Existem muitas ferramentas e plataformas disponíveis para criar uma segunda mente, como o Evernote, o Notion, o Google Keep, Trello ou o Microsoft OneNote, para limitarmos os mais conhecidos. Escolha um sistema que esteja alinhado com seu fluxo de trabalho e preferências.
- Capturar e anotar tudo
A ideia é começar capturando tudo o que vier à mente: uma ideia, uma tarefa ou uma informação. Usar o sistema escolhido para criar notas, listas, tags e observações para ajudar a organizar as informações.
- Organizar efetivamente
Esses tipos de sistemas permitem a categorização das notas ou informações. Devemos escolher a categoria que faz sentido, como a criação de pastas, palavras-chaves ou um sistema hierárquico de notas.
- Revisar regularmente a segunda mente
Para que as informações estejam atualizadas e relevantes é importante que elas passem por revisões regulares para ajudar a reforçar a memória das informações.
- Fazer iterações melhorar
Na medida em usamos a segunda mente, iremos descobrir o que funciona e o que não funciona e assim podemos fazer as alterações e as melhorias nesse sistema, conforme necessário.
Pois é…
Você sabia o que é um segundo cérebro?
Que tal experimentar esse sistema e ver como ele pode beneficiar o seu trabalho e vida?
No próximo artigo veremos como utilizar algumas ferramentas de segundo cérebro para documentar processos e procedimentos de TI.
Até lá!
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