“Aprendizado passivo gera conhecimento. Prática direta gera habilidade”.
Scott Young
Scott Young é um canadense, autor do livro “Ultra-aprendizado: domine habilidades valiosas, seja mais esperto que a competição e dê um impulso na sua carreira”.
Ele descreve o ultra-aprendizado como uma metodologia de aprendizado acelerado, que busca maximizar a eficácia do processo de aprendizado.
O livro apresenta uma série de técnicas e estratégias para adquirir um aprendizado rápido e de maneira eficientemente e desenvolver habilidades difíceis e complexas.
O autor descreve os principais processos, testados por ele e por outras pessoas, como:
– aplicar a aprendizagem científica;
– dividir as tarefas complexas em pequenas etapas;
– aproveitar a retroalimentação e a autoavaliação; e
– realizar a aprendizagem através de projetos e desafios.
Dentre as muitas histórias inspiradoras de pessoas que usaram essa metodologia para alcançar sucesso em suas carreiras, ele exemplifica:
– Ele mesmo, Scott Young, o próprio autor, que usou o ultra-aprendizado para completar um curso de computação de quatro anos em apenas um ano.
– Michael Kearns, professor de inteligência artificial da Universidade da Pensilvânia, que usou a metodologia para se tornar fluente em seis idiomas em apenas seis meses.
– Tim Ferriss, autor de ” Trabalhe 4 Horas por Semana”, que usou as técnicas do ultra-aprendizado para se tornar um jogador de poker de elite em apenas dois meses.
– Nick Winter, co-fundador da empresa de desenvolvimento de jogos “The Impossible Game”, que praticou com as ferramentas do ultra-aprendizado para se tornar fluente em japonês em apenas três meses.
Ao refletir como os processos da metodologia do ultra-aprendizado podem contribuir para o desenvolvimento dos profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) encontramos as seguintes motivações:
– os profissionais das diversas carreiras de TI precisam se manter atualizados e habilitados para as últimas tendências e ferramentas do mercado;
– os profissionais de TI têm a necessidade de se manter competitivos no mercado de trabalho; e
– precisam acompanhar as constantes mudanças tecnológicas.
Por essas razões os métodos do ultra-aprendizado podem ser uma forma valiosa de ajudar os profissionais de TI a desenvolverem habilidades e competências que possibilitam a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.
Para os profissionais de TI a aplicação da metodologia do ultra-aprendizado podem ser:
– aprender uma nova linguagem de programação em apenas um mês, através de cursos online intensivos e trabalho prático;
– participar de maratonas de programação para desenvolver habilidades e se preparar para competições; ou
– aprender técnicas avançadas de inteligência artificial, como aprendizado profundo, através de cursos intensivos e trabalho prático.
Um exemplo de como praticar a metodologia de ultra-aprendizado para aprender uma nova linguagem de programação em apenas um mês poderia incluir as seguintes etapas:
- Definir o objetivo: escolher uma linguagem de programação específica, Python, por exemplo.
- Definir o prazo:1 mês.
- Escolher os cursos: pesquisar por cursos online intensivos e práticos na linguagem Python, com base em avaliações e recomendações de outros alunos.
- Fazer um cronograma: com atividades diárias para assistir aos vídeos dos cursos e praticar as habilidades aprendidas.
Por exemplo:
Semana 1 (2 horas por dia) | Segunda-feira | Assistir a vídeos de introdução à linguagem Python e exercícios práticos básicos |
Terça-feira | Assistir a vídeos de estruturas de dados em Python e exercícios práticos | |
Quarta-feira | Assistir a vídeos de operações aritméticas e lógicas em Python e exercícios práticos | |
Quinta-feira | Assistir a vídeos de estruturas de controle de fluxo em Python e exercícios práticos | |
Sexta-feira | Assistir a vídeos de funções e métodos em Python e exercícios práticos | |
Sábado e Domingo | 4 horas de prática independente e revisão dos conceitos aprendidos na semana |
Semana 2 (2 horas por dia) | Segunda-feira | Assistir a vídeos de manipulação de arquivos em Python e exercícios práticos |
Terça-feira | Assistir a vídeos de módulos e bibliotecas em Python e exercícios práticos | |
Quarta-feira | Assistir a vídeos de orientação a objetos em Python e exercícios práticos | |
Quinta-feira | Assistir a vídeos de introdução à programação funcional em Python e exercícios práticos | |
Sexta-feira | Assistir a vídeos de soluções avançadas em Python e exercícios práticos | |
Sábado e Domingo | 4 horas de prática independente e revisão dos conceitos aprendidos na semana |
Semana 3 (2 horas por dia) | Segunda-feira | Assistir a vídeos de projetos práticos em Python e exercícios práticos |
Terça-feira | Assistir a vídeos de boas práticas e desenvolvimento de software em Python e exercícios práticos | |
Quarta-feira | Assistir a vídeos de depuração e testes em Python e exercícios práticos | |
Quinta-feira | Assistir a vídeos de segurança e otimização em Python e exercícios práticos | |
Sexta-feira | Assistir a vídeos de integração com outras linguagens e ferramentas e exercícios | |
Sábado e Domingo | 4 horas de trabalho prático em um projeto pessoal em Python |
Semana 4 (2 horas por dia) | Segunda-feira | Assistir a vídeos de projetos práticos avançados em Python e exercícios práticos |
Terça-feira | Assistir a vídeos de boas práticas para trabalhar em equipe com Python e exercícios práticos | |
Quarta-feira | Assistir a vídeos de performance e escalabilidade em Python e exercícios práticos | |
Quinta-feira | Assistir a vídeos de integração com bancos de dados e web scraping em Python e exercícios práticos | |
Sexta-feira | Assistir a vídeos de machine learning e inteligência artificial em Python e exercícios práticos | |
Sábado e Domingo | 2 horas de trabalho prático em um projeto pessoal em Python e 2 horas de revisão e reforço dos conceitos aprendidos durante a semana e resolução de exercícios adicionais. |
- Realizar trabalhos práticos: usar o tempo restante para aplicar as habilidades aprendidas em projetos práticos e construir seu portfólio.
- Fazer a revisão do aprendizado e aplicar o que aprendeu: revisar, regularmente, o conteúdo estudado e fixar e internalizar o aprendizado.
O modelo de Plano de Ação acima apresentado é uma ideia de planejamento para atingir determinados objetivos de aprendizado, propiciando a seguir em frente, mesmo diante de desafios ou dificuldades.
Atenção!
I – Os processos do ultra-aprendizado requerem dedicação e esforço constantes para alcançar os objetivos.
II – É importante ser persistente e manter-se motivado durante o aprendizado.
III – Neste exemplo, é relevante destacar que o aprendizado de uma nova linguagem de programação é um processo contínuo e irá requerer manter-se atualizado e aprimorando as habilidades.
E então, ficou animado com o ultra-aprendizado?
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