Nós profissionais de marketing enfrentamos desde de março de 2021 um cenário perturbado por uma pandemia. Esse acontecimento inesperado fez surgir novos modelos de negócios, novas aplicações de tecnologia e claro as consequências de mudanças regulatórias.
Você não pode passar por algo como uma pandemia global de mais de um ano e não esperar que algumas coisas mudem. Mas para nós profissionais de marketing e as novas mudanças não são exatamente tão estranhas. Sempre vivemos em um mundo onde as preferências dos consumidores estão em constante evolução e eles são obrigados a se adaptar. No ano passado, nós profissionais de marketing fizemos isso em abundância, rolando com a suspensão abrupta de eventos presenciais e vários comércios sem atendimento presencial, uma grande mudança em direção ao marketing digital e – para muitos – orçamentos reduzidos.
À medida que a recuperação econômica vem ganhando impulso, muitos de nós profissionais de marketing provavelmente se verão com mais investimentos de seus clientes para gastar. Mas como e onde devemos gastá-los? As pessoas estão muito ansiosas por um retorno ao velho normal ou continuarão a abraçar os hábitos que desenvolveram no ano passado? Que mensagem terá as mudanças geradas pela pandemia e quais canais chegarão ao consumidor pós-pandemia?
À medida que o olhar do marketing se volta para o futuro, aqui estão algumas tendências a serem procuradas em 2022.
1. O futuro dos eventos será híbrido
Quando a pandemia forçou fechamentos e requisitos de distanciamento social, profissionais de marketing e produção de eventos enfrentaram o cancelamento de todos os tipos de eventos presenciais, desde a inauguração de lojas até séries de shows de alto custo. Em seu lugar, os eventos virtuais se tornaram um pilar para o engajamento com clientes e leads. O aumento dos gastos com mídia social e outras plataformas digitais ajudou a tornar esses eventos um sucesso.
Agora os consumidores – e os profissionais de marketing e eventos que os procuram – enfrentam dois impulsos conflitantes. O desejo de seguir assim é forte, mas, tendo experimentado o imediatismo dos eventos ao vivo no conforto de seus sofás, muitos consumidores ficam felizes em manter as coisas virtuais. Para atender a ambos os públicos, você precisará criar eventos híbridos.
2. O alinhamento do conteúdo nunca será tão importante
Qualquer empresa que queira ser dona de seu setor precisará alinhar suas relações públicas, liderança inovadora e SEO. Considere este diagrama de liderança inovadora , que mostra a importância da sobreposição de visibilidade, credibilidade e autoridade. Se você conseguir alinhar essas coisas, poderá facilmente se destacar em seu setor.
Isso significa que você precisa ter algum conteúdo de origem em seu site e outras coisas que você possui, como sites sociais ou irmãos. Por fim, certifique-se de que as pessoas estejam direcionando seu conteúdo para certos tópicos que você possa possuir … o que indica seu próximo ponto.
3. As agências de marketing terão mais propriedade
Estou vendo mais empresas de vendas e marketing se apropriarem dos produtos ou serviços que ajudam a vender. Essa mudança faz sentido para mim, porque se você for capaz de vender o produto de alguém e gerar uma receita significativa, acabará aumentando o valor dessa empresa. Se você tem uma participação acionária, ficará ainda mais motivado para alavancá-la. É extremamente benéfico para ambos os lados.
4. A IA tornará o marketing mais fácil e mais voltado para os resultados
A próxima mudança será a ampla adoção da inteligência artificial. Você pode aproveitar a tecnologia para tudo, desde a identificação do influenciador (a IA pode assistir e avaliar milhões de vídeos do influenciador de maneiras que um ser humano não pode) até o marketing do influenciador de desempenho. Neste modelo, alimentado por IA preditiva, você paga apenas pelas conversões e pelos influenciadores de vendas produzidos. O ROI é praticamente garantido.
Enquanto as marcas disputam intensamente a atenção do consumidor nestes tempos ainda incertos, nós profissionais de marketing nos encontramos em uma função de agente de mudanças em busca sempre do melhor para nossos clientes. Ao levar essas tendências acima citadas em consideração, você poderá se manter à frente da curva.
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