Olá caro leitor, sejam muito bem vindos à nossa quarta edição da coluna Segurança e Defesa Cibernética. Nestas primeiras quatro edições nós abordamos o tema “Red Team”. Aqui nós discutimos o que é um Red Team, por que nossas organizações precisam ter um time desse e falamos também sobre quais as habilidades necessárias para um Red Team.

Bem.. para encerrarmos essa discussão hoje nós vamos tratar sobre o mercado de trabalho, vamos falar de salário, demanda e evolução profissional.

Inicialmente precisamos entender que esta é uma área relativamente nova, então é comum não termos as denominações bem definidas. O que quero dizer é que normalmente nos referimos a profissionais que atuam nessa área, no Brasil, como profissional de Cybersegurança, Especialista em Segurança Cibernética, Especialista em Segurança da Informação e, talvez o mais próximo do que realmente é, pentester. Muitos termos “aportuguesados”, não é verdade? O fato é que todas estas denominações estão todas relacionadas à segurança de infraestruturas de tecnologia da informação e, portanto, guardam uma correlação. Vale lembrar que esta relação também pode ser encontrada fora do país, especialmente na Europa e Estados Unidos.

Então como está o mercado de trabalho para profissionais que atuam na área de Segurança Cibernética?

De acordo com o (ISC)2  Cybersecurity Workforce Study, 2020, estima-se que haja um gap, uma defasagem, no númerode profissional especialista em cibersegurança de 330 mil profissionais apenas no Brasil, esse número chega a pouco mais de 3 milhões de profissionais quando pensamos em termos globais. Vale lembrar que a ISC2 é uma das organizações mais respeitadas no mundo quando o assunto é Cybersecurity.

Fonte: (ISC)2  Cybersecurity Workforce Study, 2020

Com base em estudos, não só o da  ISC2, mas em muitos outros, podemos concluir que há de fato uma carência bastante grande por profissionais de Cibersegurança, isso também pode ser observado em uma pesquisa recente divulgada pela Robert Half International, um empresa de consultoria em Recursos Humanos, com sede na Califórnia – EUA.

Qual a remuneração média de um profissional de Cibersegurança?

A remuneração de profissionais que atuam em Tecnologia da Informação de forma geral, é bem diversificada. Se por um lado temos profissionais muito bem remunerados, por outro temos também aqueles profissionais extremamente explorados. A remuneração é influenciada por diversas  variáveis, desde tempo de experiência na área, certificações e, principalemente, a região onde se pretende atuar.

A Robert Half International realizou em 2020 uma pesquisa acerca da remuneração de profissionais de diversas categorias. A pesquisa contou com a participação de 100 CIO/CTOs de organizações que atuam no Território Brasileiro. A seguir apresento um recorte do resultado da pesquisa no tocante ao cenário de Segurança Cibernética.

Fonte: Guia Salarial 2021, RH

A pesquisa dividiu os profissionais em quatro níveis de conhecimento/experiência, de forma resumida, o nível menos experiente e, em tese, com conhecimento mais modesto vai de 0 a 25º e o mais experiente e com um nível de conhecimento no estado da arte vai  de 75º a 95º, como pode ser visualizado na tabela anteriormente apresentada.

Como podemos observar, os salários talvez não sejam os piores, ainda que em reais, contudo estão um pouco distante da realizadade de outros países como os EUA por exemplo, como podemos verificar no gráfico a seguir, produzido pelo site especializado em recrutamento ZipRecruiter.

Fonte: https://www.ziprecruiter.com/Salaries/Junior-Cyber-Security-Analyst-Salary
Fonte: https://www.ziprecruiter.com/Salaries/Senior-Cyber-Security-Analyst-Salary

Como ocorre a evolução profissional em Cibersegurança?

Como você deve ter observado no recorte do guia salarial da Robert Half International, nós temos, em geral, quatro cargos distintos distribuídos em quatro níveis diferentes de experiência e conhecimento, todos com uma responsabilidade enorme. Alguns cargos com mais afinidade com o hands on, outros mais voltados para a parte de gestão/estratégia, mas todos eles exigem igual conhecimento acerca da área.

Nesse sentido, os profissionais que escolhem a área de Segurança Cibernética devem ter em mente a necessidade da constante evolução, a busca incessante pelo conhecimento. Disso decorre a necessidade de capacitação constante e atual e, uma coisa muito importante para o mercado, a busca por certificações. As chances de sucesso para os profissionais que possuem certificação é perceptivelmente maior, basta olharmos a descrição das vagas ofertadas para percebermos isso.

Outro ponto importante para a colocação do profissional no mercado é a região onde se busca a colocação. A área de Segurança Cibernética no Brasil hoje tem uma grande concentração em regiões específicas. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte talvez sejam os principais polos atualmente. Assim é importante para o profissional que busca a colocação analisar o mercado onde pretende atuar e, sobretudo, estar disposto a mudanças. Para estes profissionais as chances de sucesso são realmente maiores.

Bem meu amigos, por ora encerramos o assunto Red Team. Até a próxima!

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.