Com diversas matérias sobre inteligência emocional, soft skills, hard skills, ignorância emocional etc. Agora vamos conhecer a responsabilidade emocional.
Atualmente as empresas em todo o mundo estão optando por contratar profissionais que apresentam algum tipo de habilidade e competência emocional. Por isso a importância em conhecer a própria inteligência emocional e trabalhar com ela para melhorar nosso comportamento e relacionamento com as pessoas à nossa volta, seja no trabalho, na rua, e/ou em qualquer lugar por onde passarmos.
A responsabilidade emocional tem muito a dizer sobre este conhecimento e como você está lidando com suas emoções, com responsabilidade para si e para com os outros. A forma como você respeita as pessoas com empatia e principalmente ter a consciência de seus comportamentos afetam de alguma forma as pessoas à sua volta, seja para o lado bom ou para o lado ruim.
Segundo os especialistas no assunto, é o mesmo que dizer: é ser responsável por e perante alguém. Procurando sempre ajudar e não afundar alguém, tentar auxiliar, levantar a pessoa ao invés de prejudicar.
A palavra “responsabilidade” nos remete a termos responsabilidade sobre alguém. É o mesmo que ser responsável pela conduta dos demais ao nosso redor. Afinal, como podemos ser responsáveis pelo que o outro sente e apresenta? Mas com certeza, ter responsabilidade emocional não é isso. Ter responsabilidade no sentido da responsabilidade emocional é o mesmo que dizer o que o Senhor Jesus Cristo nos ensinou: amar o próximo como nós amamos a nós mesmos.
Já pensou que tudo o que colhemos é o que nós plantamos? Ninguém colhe arroz tendo plantado feijão. Portanto, somos responsáveis pelos nossos atos e relacionamentos também.
Existem dois grupos de pessoas baseado em um dos pilares estudados pelo Psicólogo Daniel Goleman, o grupo das pessoas que são empáticas e das que não são. Você está em qual grupo? Calma, não se desespere se você não for empático com as pessoas, você pode ser daqui para frente. O ideal é que você leia sobre as matérias das edições anteriores sobre IE – Inteligência Emocional. Aprenda a se conhecer melhor e a desenvolver as habilidades e competências da IE. Porque ninguém nasce com estes tipos de habilidades e competências prontos. Todos precisam aprender a se desenvolver ao longo da vida. Somente por meio do conhecimento que as pessoas se libertam.
Atualmente com as relações modernas nos proporciona diversos tipos de relacionamentos. Neste sentido, temos que aprender para não fazer igual a todos que fazem da forma errada. Porque nas relações modernas nós somos descartáveis para as outras pessoas e nós também descartamos as pessoas de nossas vidas. Não ter sentimentos pelas pessoas é o mesmo que ser vazio por dentro, ser oco.
Um dos primeiros passos para desenvolver a responsabilidade emocional é ter conhecimento de nossas próprias emoções; segundo, é a sinceridade conosco e com o próximo. Ser sincero é ter a capacidade para pensar, refletir e entender. Lembre-se que ser sincero é nas duas vias, pensar, refletir e entender também. As duas vias são: eu e todos os outros. Neste sentido, ser sincero, ter a capacidade de pensar, refletir e entender é conosco e com todos os demais com quem nos relacionamos.
Podemos também elencar mais um passo para desenvolver a responsabilidade emocional: sermos transparentes sobre nossas reais intenções. Podemos e devemos cuidar dos outros como queremos ser cuidados, mesmo que a forma que queremos demore a acontecer.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.