Em 2016, o Fórum Econômico Mundial (FEM), elencou as seguintes habilidades que teriam destaque no mercado de trabalho nos anos seguintes:

1. Resolução de problemas complexos

O FEM estimava que até 2020, 36% das atividades em todos os setores da economia iriam exigir habilidade para solução de problemas complexos. 

2. Pensamento crítico

Por pensamento crítico entende-se a capacidade de desenvolver um pensamento estruturado, com capacidade de comunicação clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer o problema “atrás do problema” e de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas. Em particular, esse “novo olhar” foi considerado como uma importância competência dos profissionais do século 21.

3. Criatividade

Profissionais criativos têm a oportunidade de se beneficiar de cenários de rápidas transformações em produtos, tecnologias e modos de trabalho. 

4. Gestão de pessoas

Esta é uma habilidade requerida daqueles que têm a responsabilidade de  motivar, desenvolver pessoas e de identificar talentos nas organizações. É considerada uma habilidade-chave para quem desempenha cargos de chefia e de liderança.

5. Coordenação

Esta habilidade contempla a capacidade de coordenar as próprias ações. Os aspectos ligados à colaboração e facilitação de processos são algumas das características que especialistas apostam como obrigatórias nosChief Enterprise Officer (CEOs) do futuro. Para os líderes trata-se de uma competência crítica.

6. Inteligência Emocional

Esta habilidade ainda não foi contemplada na maior parte dos currículos acadêmicos e é responsável pela gestão das emoções de todos os profissionais de todas as áreas. Ao desenvolver essa habilidade e a gestão adequada das emoções facilita os profissionais passarem por crises e dificuldades com mais serenidade e sem perder o “espírito de luta”.

7. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões

Pessoas hábeis em analisar dados e ambientes e tomar decisões a partir disso já se destacam no mercado e tendem a ser ainda mais disputadas. Um bom líder será sempre bom na tomada de decisões em ambientes de alta complexidade, contexto mais frequente na rotina corporativa. Acertar em soluções neste ambiente é meio caminho para o sucesso no mundo dos negócios.

8. Orientação para servir

Esta habilidade é considerada indispensável ao trabalho em equipe, porque destaca a inclinação para ajudar os outros. 

9. Negociação

O ato de relacionar-se com pessoas é um constante negociar. Por esta razão, as habilidades de negociação e conciliação de diferenças são importantes para todos os profissionais.

10. Flexibilidade cognitiva

Esta habilidade contempla a capacidade de criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar ou agrupar as coisas de diferentes maneiras. 

A área de TI está em crescimento constante para atender às demandas das novas tecnologias e adequações dos processos empresariais às demandas do mercado. 

As habilidades acima descritas podem ser diferenciais nos processos seletivos dos empregos de tecnologia da informação, tornando a carreira em TI, portanto, recompensadora e lucrativa.

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Ew Sistemas TI.