Por muito e muito tempo desenvolver sistemas gerando linhas intermináveis de códigos era coisa para expert. Além de conhecer alguma linguagem de programação, o programador/desenvolvedor deveria conhecer muito bem o ambiente de programação, e a lógica de programação. A sintaxe não é simples de aprender e cada linguagem tem a sua.
Portanto, esquece porque programar e desenvolver algum sistema ou aplicativo, é coisa que realmente o desenvolvedor está familiarizado. Contudo, isso são coisas do passado, hoje em dia têm adolescentes criando sistemas novos para seu pai que tem um comércio pequeno, ou jovens criando e lançando seus próprios aplicativos para tentar sanar as dores e/ou problemas dos usuários. Neste sentido, têm ainda desenvolvedor que tira uma ideia do papel e escala em aplicativos. Um exemplo são milhares de aplicativos de delivery de alguma coisa, lista de bairro ou guia da cidade, tipo um guia das principais empresas do bairro que queiram pagar para aparecer no aplicativo recém lançado. E assim tantos outros vão surgindo e fazendo sucesso, claro que nem todos conseguem um lugar ao sol. A pergunta é clara, como isto tornou-se possível? Sim, desenvolver um aplicativo sem ser formado na área ou saber alguma linguagem de programação e suas sintaxes?
Hoje em dia é possível sim, como já foi informado. Desenvolver também é para pessoas que não são técnicas, não são formadas na área e não sabem nenhuma linguagem de programação. Estamos falando das plataformas no-code e low-code. Mas qual é a principal diferença entre elas? As plataformas no-code são caracterizadas por não ter códigos para o desenvolvedor escrever. Ou seja, têm códigos, mas são criados em uma ferramenta que possibilita o desenvolvedor que não sabe desenvolver de forma gráfica e por trás a ferramenta vai codificando, fazendo o papel do desenvolvedor que sabe programar. Está entendendo? Não? É o mesmo que desenvolver via modo gráfico de clicar, arrastar e soltar.
Assim a ferramenta de desenvolvimento em um dado momento irá transcrever o que você programou em modo gráfico. Entende? As plataformas Low-Code são caracterizadas em algum momento e o desenvolvedor terá que entrar com um pequeno código ou poucas linhas. Assim este código é incorporado pela ferramenta e será adicionado aos demais códigos do aplicativo que está sendo criado.
Por isso, as empresas estão migrando para este tipo de plataformas. Claro que não são todas, mas têm muitas empresas, acredite. Os departamentos de TI e/ou as equipes estão sobrecarregadas de tantos outros projetos que acabam sendo o principal filtro impeditivo e que faz a empresa ou um determinado setor ficar parado esperando a equipe desenvolver seus aplicativos.
Este é um dos principais fatores desta mudança de plataforma e estes são mais do que motivos para essa migração das empresas em todo o mundo. As plataformas no-code são mais ágeis na linha de produção de softwares, são mais rápidas e os códigos são reaproveitados mais facilmente. Outro ponto chave para a mudança é o fato importante apontado pela maioria das empresas e/ou equipes de desenvolvimento no-code, que é a resolução de problemas. Sem bugs no código e com pouca chance de erros, porque são eliminados devido não ter códigos. Autonomia das equipes, flexibilidade de desenvolvimento de sistemas adaptáveis. Modelagem visual, interfaces de arrastar e soltar, segurança e escalabilidade entre tantas outras vantagens.
Mesmo gostando de codificar e sabendo diversas linguagens de programação e inúmeras IDE’s do ambiente de desenvolvimento, conheça também este tipo de plataforma no-code e lowcode.
Nós da Ew Sistemas TI temos o maior prazer em tirar suas dúvidas além das dúvidas aqui informadas. Temos também diversos treinamentos nos três tipos de desenvolvimento: desktop, web e apps. Os treinamentos estão disponíveis na Área Premium.
Em caso de dúvidas, basta nos enviar um e-mail comercial@ewsistemasti.com.br ou whatsapp (61) 4042-0701.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.