Sinergia: quando a diferença soma mais que a igualdade

O Cabo de Guerra é um dos jogos mais comuns tanto entre as crianças quanto entre os adultos. Foi, inclusive, considerado um esporte olímpico no século passado. Trata-se de uma competição entre duas equipes que puxam uma corda fazendo força em direções opostas. Vence quem conseguir superar a energia contrária da equipe adversária.

Por vezes, percebemos funcionários de uma mesma organização travando verdadeiros “cabos de guerra” com seus colegas de trabalho. O que deveria ser um trabalho em equipe acaba por se transformar em disputas internas. Colaborador tratando seu companheiro como inimigo e indo em direção contrária ao objetivo da empresa. Isto não é novidade. Talvez, você já tenha presenciado este tipo de cena.

Stephen R. Covey no seu livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” define a SINERGIA como a soma de todas as partes. Segundo ele, “Se você coloca duas peças de madeira juntas, elas aguentarão muito mais do que o peso suportado por cada uma individualmente. O todo é maior do que a soma das partes. Um mais um é igual a três ou mais.”  

Todo funcionário emprega no seu trabalho uma dose diária de energia que deve ser somada à energia dos demais colaboradores da empresa. As energias devem convergir para um mesmo propósito, para o mesmo centro e mesmo objetivo. A esta força que converge para o centro, Isaac Newton chamou de “Força Centrípeta” e deve ser estimulada em meios empresariais. Representa a união de energia e de propósitos. Não importa o cargo, não importa a função, não importa o nível hierárquico, não importa se é o dono da empresa ou o atendente na portaria, todos os esforços devem ser empregados para cumprir a missão da empresa. Existe uma força motriz que conduz a um único direcionamento.

Mas, engana-se, quem pensa que o grande destaque da sinergia seja a igualdade. Pelo contrário, a sinergia valoriza a diversidade de ideias, de pensamentos e de opiniões. As diferenças devem provocar um raciocínio mais apurado e uma discussão que analise todos os ângulos de um mesmo problema. Porque cada indivíduo enxerga o problema de modo diferente. O que importa não é de que lado a pessoa vê a situação, mas de que lado todos querem chegar. 

A sinergia promove o respeito às opiniões contrárias e o compromisso com a meta estabelecida. Muitas vezes é necessário parar e escutar; entender o outro lado, ter empatia; convencer pelo exemplo ao invés de forçar um posicionamento. Ouvir e aprender é muito mais sábio do que falar, falar, falar e não ser ouvido. Ao desenvolver um trabalho sinérgico, os integrantes compreendem que, apesar das diferenças, todos se movimentam para caminhar na mesma estrada e atingir o mesmo ponto final.

Você já assistiu a um show do “Balé das Águas”? É um baile com sincronismo de águas jorrando de uma fonte luminosa. Ora vai para um lado, ora vai para o outro. Ora um jato de água sobe mais que outro, ora aparecem lado a lado, ora se cruzam e se entrelaçam. Uma exibição maravilhosa de assistir! Mas só é lindo porque a soma de cada jato d’água é que faz a composição da peça final. Não teria graça se víssemos os jatos sozinhos. Literalmente, o todo é maior que a soma de cada parte.

No entanto, uma equipe sinérgica precisa de direção. É como o espetáculo das águas que precisa de um maestro. Alguém que dê a largada, planeje o momento de cada um entrar em ação, desempenhar o seu papel da melhor forma e atingir uma performance extraordinária. Por mais que cada um saiba o que fazer, ter um líder direcionador nesta equipe é fundamental para que a apresentação seja impecável.

A sinergia dentro do ambiente de trabalho acontece naturalmente quando cada um entende que é a força do conjunto que faz a máquina funcionar. Todos são igualmente importantes, apesar de umas peças serem maiores ou menores que outras. Por vezes, presenciei uma peça minúscula sustentando um sistema complexo. Outras vezes, peças grandes fazendo a conexão entre várias partes menores. Ou seja, todos desempenhando uma função específica para que o espetáculo aconteça sem falhas. O líder sabe exatamente que peça usar e onde colocar cada uma delas de maneira que haja um encaixe correto. 

Vou então resumir o que, no meu entender, seja o conceito sinergia: são peças diferentes, com funções diversas, agindo juntos ou em momentos distintos para que todo o sistema funcione em harmonia. Isto quer dizer que a soma de elementos tão variados é que fazem o resultado final ser eficiente e assertivo.

Agora pare e analise: para alcançar o resultado esperado, uma empresa precisa motivar a força bruta do “Cabo de Guerra” ou a leveza do “Balé das Águas”?

Frase de Efeito: Num ambiente sinérgico, um mais um é sempre maior que dois. Às vezes, sete, dez, duzentos ou mais.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.