Existe um famoso diálogo do encontro entre Alice e o Gato Mestre (“Alice no País das Maravilhas”) que podemos resumir com a seguinte frase: Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve.
Se você é empresário e conhece o texto, então sabe exatamente onde sua empresa se encontra e onde deseja chegar, não é? Só conhecer o diálogo não representa muita coisa se não aplicar as lições contidas nesta história “infantil”. Isto significa que toda empresa necessita definir o seu objetivo e traçar metas para alcançar o seu propósito.
A meta é um pequeno pedaço do objetivo, é parte de um esforço para chegar ao resultado que se pretende atingir. Estabelecer a meta significa: planejar onde quer chegar, quais as pessoas estarão envolvidas nesta execução, o quanto precisará investir para dar início ao trabalho e marcar uma data para a entrega da atividade. Na data prevista avalie os resultados. Chegou aonde queria? O que deu certo e o que não funcionou?
Vamos a um exemplo prático: em uma indústria farmacêutica que produz um medicamento utilizado por várias pessoas no país, existe um departamento (Garantia da Qualidade) que gerencia a qualidade da entrega deste medicamento ao mercado. Pois bem, o SAC da empresa percebeu que estava recebendo inúmeras ligações de clientes reclamando do gosto do produto. Acendeu uma luz de alerta e seria preciso uma correção de rota para garantir a eficácia deste medicamento.
A Garantia de Qualidade, juntamente com os responsáveis pelo desenvolvimento do produto, o controle de qualidade e a equipe de produção analisa cada reclamação para identificar um possível erro na produção. Após a análise, são traçadas ações de correção e melhoria para que o cliente perceba novamente a qualidade do medicamento utilizado. As correções foram realizadas porque houve uma meta traçada a fim de verificar a melhoria da nova entrega do produto. A meta definida foi: “No prazo de três meses, diminuir a ocorrência de reclamações do medicamento X em 90%”. Ou seja, ficou claro o tamanho da melhoria a ser atingida e quando será colhido o resultado.
Gosto muito de usar analogias, pois elas facilitam a compreensão da ideia. Então vamos imaginar uma corrida com obstáculos, onde um atleta tenha que percorrer 1000 metros para chegar à reta final. Mas a cada 100 metros existe um obstáculo a superar. Entre um obstáculo e outro ele pode demorar um pouco mais ou um pouco menos.
O corredor pode tropeçar e errar um salto. E quando ele erra, não desiste. Se levanta, olha para frente e em poucos segundos consegue identificar o motivo do erro. Sem parar, ele salta de novo corrigindo o erro anterior e…. uhuuu!! Meta alcançada! Mas é só o início… é necessário continuar, pois a linha de chegada ainda está distante. Então sem esmorecer, com um fôlego novo nos pulmões vai avançando, passo a passo, metro a metro, obstáculo por obstáculo até cumprir o propósito do desafio.
Este atleta tem concorrentes, mas no momento da corrida ele se concentra só em si. Precisa lutar consigo mesmo, superar a si mesmo e melhorar o seu próprio desempenho. Fazendo isto, a cada corrida ele vai ganhando mais agilidade, mais velocidade, mais foco, mais resistência, determinação e força. Quando menos se espera, ele estará no pódio para receber a coroa do seu esforço e os aplausos pela sua superação.
Assim como um atleta, que tem metas a cumprir para um dia receber seu prêmio, deve ser o comportamento da empresa. Só alcança qualidade e eficiência na entrega dos resultados, quem treina todo dia, quem se esforça todo dia e quem assume os próprios erros e busca melhorar seu desempenho. Não é possível conquistar a liderança do mercado, se a empresa não souber o que fazer no meio do caminho.
Quando o caminho é muito longo, talvez não consigamos ver o final dele. Precisamos nos aproximar e, aos poucos, perceber que por mais distante que esteja é possível alcançar a linha de chegada. Para isto traçamos a rota, estabelecemos as metas, avaliamos os riscos, ficamos focados e corremos. Não dá pra ficar parados esperando que a estrada seja encurtada e chegue até nós.
Vou te dar uma dica que vale ouro: planejar metas diárias, buscar a sua execução, analisar os resultados, melhorar e seguir adiante, fazem parte da rotina empresarial. Porém, podem ser facilmente empregadas no nosso cotidiano. Não se preocupe com o erro, só não erra quem não faz. Corrija o que for necessário e persevere. Com certeza, você chegará melhor do que estava quando saiu.
Te vejo na linha de chegada!
Frase de Efeito: Estabeleça novos desafios, saia da sua zona de conforto, enfrente seus maiores medos. Desse modo a recompensa é só uma consequência.
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