Quero te convidar a olhar no retrovisor da vida. Pare e pense em como era o mundo um ano atrás. Pensou? Logo no início do ano de 2020, estava surgindo mundialmente um vírus totalmente desconhecido e altamente nocivo para a humanidade. Logo a OMS – Organização Mundial da Saúde estava preste a decretar uma pandemia internacional. Onde atingiria todos os países e continentes, sem escolher este ou aquele indivíduo. A COVID-19, um vírus nunca visto antes pela humanidade, totalmente transmissível onde a humanidade é suscetível e é praticamente a única responsável pela transmissão e disseminação do vírus.
Somos vítimas da doença e suas consequências, pacientes e doutores. Porém, somos também responsáveis pelo cuidado do distanciamento social, lavar sempre as mãos, usar máscaras etc. Tudo isso já é do nosso conhecimento há quase um ano. O gancho que queremos pegar é justamente o afastamento social devido a este novo vírus. Os Presidentes, Governadores e autoridades de todo o mundo, tiveram que decretar para todos ficarem em casa. Presos em nossos lares, e os empregos? As atividades para entregar? As contas para pagar? Tudo tiveram que esperar um segundo momento. Primeiro a ordem é ficar em casa e suspender a ida para o trabalho, os compromissos de trabalho e assim por diante. Quase tudo parou, menos os profissionais da área da saúde.
As organizações mundiais, as empresas, os comércios e todo recurso de ganho e sustento de todos tiveram que parar com suas atividades, para então aos poucos o vírus pudesse ser vencido e todos voltarem com suas vidas normais conforme sempre foi. Contudo, não foi isso que aconteceu, o vírus ainda não foi vencido, as empresas no modo geral tiveram que se reinventar.
As empresas e organizações em todo o mundo que não tinha nada de digital em seu negócio, tiveram que digitalizar da noite para o dia, sob a pena de fecharem para sempre as portas. A crise mundial dando novas oportunidades para pessoas aprenderem o que é e como usar a Tecnologia da Informação a seu favor. Restaurantes tradicionais que nunca permitiram dos clientes em suas mesas, tiveram que aderir à entrega de porta em porta, ou é assim ou fecha. Neste sentido, não é só usar o telefone e anotar os pedidos e pedir ao entregador para entregar. Demandaria ter pessoas a mais na equipe para atender o telefone, entregar o alimento, voltar, prestar contas etc. É preciso muito mais que isto, é preciso digitalizar o processo do restaurante usada aqui como exemplo. Um exemplo vivenciado por muitos restaurantes mundo afora. É necessário ter o cardápio na internet, ter uma plataforma que venda os produtos, que receba os pagamentos e agilize todo o processo para preparar os alimentos e enviar. De forma que o cliente acompanhe todo o processo após o pagamento. Desde o preparo até o recebimento.
Este exemplo a maioria das lojas e restaurantes vivenciaram este novo processo imposto pela pandemia. E quanto aos escritórios e empresas comerciais? Não foi diferente, mesmo que a empresa seja totalmente digitalizada alguma coisa tinha que se fazer para não parar o trabalho. As equipes totalmente em casa, impostas pela pandemia e com todo o trabalho paralisado. Essas empresas também tiveram que digitalizar seus processos de trabalho e colocar as equipes para trabalhar remotamente. Cada colaborador trabalhar de sua própria casa.
Surgia então o uso da tecnologia da informação nunca exploradas e pouco desejada para muitas empresas até este dia da pandemia chegar para todos. O resultado é bem simples, hoje no início de 2021 as empresas não querem mais voltar para o trabalho de antes.
Assim para todos os profissionais de TI, surgia uma forte busca para estes profissionais pelas demandas para atender as organizações em todo o mundo. Pois quase todas elas precisam digitalizar para não fechar as portas, outras empresas já da área de TI, também tiveram que reinventar e começar a trabalhar remoto. Então surgia também uma nova modalidade para novas contratações ou adequações para o profissional de TI trabalhar remoto. As opções foram tantas que a forte demanda muitas vagas ainda estão abertas por falta de profissionais qualificados. Também é outro assunto para tratar em outra oportunidade, o fato do profissional recém formado, estar totalmente desqualificado para as vagas que são oferecidas no mercado de TI.
Então aproveite a onda imposta pela COVID-19 e “empurrando” todo o mundo para o digital, as pessoas, as empresas e organizações. Tire o melhor proveito se capacitando cada dia mais nos estudos e pesquisas. Não fique parado ou para trás.
O que importa é que agora todos nós da área de TI, temos novas oportunidades de trabalho, novas modalidades surgiram devido a crise da humanidade. Com tanta crise imposta pelo COVID-19 e suas variantes em toda a população. Todos nós tivemos que desaprender para reaprender. Pensar em como vivemos até hoje, fazer reflexão, debater e ter a consciência que somente nós somos responsáveis pelo afastamento social, com uso de máscara, com poucas saídas de casa e com muita vontade de continuarmos vivos, para continuarmos a crescer em nós e sempre oferecer o melhor serviço, seja no modo presencial, remoto e/ou híbrido.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.