O QUE É INCEPTION ?
Lean Inception é a combinação eficaz do Design Thinking e do Lean StartUp para decidir o Produto Mínimo Viável, em Inglês Minimum Viable Product (MVP). É um workshop dividido em várias etapas e atividades que irão direcionar a equipe na construção do produto ideal. A construção de qualquer projeto sempre começa com uma Lean Inception.
Um produto viável mínimo (MVP, de Minimum Viable Product) é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento.

POR QUE FAZER UMA LEAN INCEPTION?
A Lean Inception veio para fazer a diferença nas empresas, pois ajuda o time a ser eficaz por meio do alinhamento dos participantes sobre o produto, visando à solução do problema.
Nesse sentido, a Lean Inception foi criada, especialmente, para evitar o desperdício de tempo, de dinheiro e de recursos com a criação de produtos errados, pois de nada adianta essa criação com eficiência se o produto digital não possui eficácia, não é mesmo?
Você quer otimizar e direcionar o trabalho do seu time com eficácia? Então, faça uso da Lean Inception. Ela é útil quando o time precisa desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP) e evoluir um produto de forma iterativa e incremental.

A principal característica do MVP é identificar se vale a pena continuar com a construção do produto. Assim, são escolhidas o mínimo de funcionalidades que auxiliam a validar o que realmente faz sentido para os usuários.

Em se tratando de usuários, as famosas personas, é preciso entender quem são e de que forma o produto se adequa as suas realidades. Do mesmo modo, é importante definir de que maneira será realizada a medição sobre a real utilidade do produto para essas personas.
Criador do método e autor do best-seller Lean Inception: Como alinhar pessoas e construir o produto certo, Paulo Caroli destaca duas situações em que o uso da Lean Inception é valioso:

• Grandes projetos usam as Lean Inceptions para começar a trabalhar de forma enxuta, entregando valor mais rápido e com maior frequência. O workshop ajuda a escolher e validar as funcionalidades que são realmente valiosas para seus usuários.
• Organizações menores (como startups) usam as Lean Inceptions para pegar uma ideia que foi testada por alguns MVPs pré-software e a transformam em um produto de software.

Vale lembrar que o workshop trata, especificamente, de alinhar um grupo de pessoas sobre um MVP. O encaixe da Lean Inception em outras práticas como sessões de ideação, entrevistas com usuários, pesquisa de mercado, revisão de arquitetura, análise da concorrência ou o Business Model Canvas vai depender do contexto da organização e da iniciativa particular na qual você está trabalhando.

QUANDO USAR LEAN INCEPTION?
Em cenários em que já existe uma visão mínima do produto, mesmo que ainda necessite de algum consenso e o objetivo principal é ter um plano de curto e médio prazo de funcionalidades que podem compor um MVP, o melhor caminho é rodar uma Lean Inception.

Para alcançar este objetivo, você precisará contar com os responsáveis das áreas de negócios e também com os membros atuais ou futuros do time de desenvolvimento (dependendo do momento de mobilização do time em que esteja), que serão importantes na definição e priorização das features em termos de esforço, custos e prazos.
Essa aplicação importante ressaltar que o próprio Paulo Caroli reforça em seu livro sobre Lean Inception:

“Ele (Lean Inception) não substitui as sessões de ideação, as entrevistas com os usuários, a pesquisa de mercado, a revisão de arquitetura, a análise da concorrência ou o canvas do mapeamento de projetos e negócios. É uma técnica específica que é parte do entendimento do que é necessário para construir um produto de sucesso.”

AGENDA DA LEAN INCEPTION

Vamos explorar as atividades passo a passo de uma Lean Inception. Elas são:

KICK-OFF
A Lean Inception começa com um pontapé inicial, seguido por uma sequência de atividades intensas e termina com um showcase. A equipe diretamente envolvida com a iniciativa deve participar de todas as atividades; os demais interessados devem participar do kick-off e do showcase, onde são apresentadas as expectativas e os resultados obtidos no workshop, respectivamente.


VISÃO DO PRODUTO
Em algum lugar entre a ideia e o lançamento do MVP, a visão do produto te ajuda a trilhar o caminho inicial. Ela define a essência do valor do seu negócio e deve refletir uma mensagem clara e convincente para seus clientes. Esta atividade irá auxiliar na definição da visão do produto de forma colaborativa.

O PRODUTO É – NÃO É – FAZ – NÃO FAZ
Esta atividade busca classificações sobre o produto seguindo essas quatro diretrizes, perguntando especificamente cada aspecto positivo e negativo sobre o produto ser ou fazer algo.


OBJETIVOS DO PRODUTO
Cada participante deve compartilhar o que entende como objetivo do negócio e os diversos pontos de vista devem ser discutidos para chegar a um consenso sobre o que é realmente importante. Esta atividade ajuda a levantar e esclarecer os principais objetivos.


PERSONAS
Para identificar efetivamente os recursos de um produto, é importante manter os usuários e seus objetivos em mente. Uma persona cria uma representação realista dos usuários, ajudando a equipe a descrever as funcionalidades do ponto de vista de quem irá interagir com o produto final.


JORNADAS DO USUÁRIO
A jornada descreve a jornada de um usuário por meio de uma sequência de etapas para alcançar uma meta. Algumas dessas etapas representam diferentes pontos de contato com o produto, caracterizando a interação da pessoa com o mesmo.


FEATURES BRAINSTORMING
Representa a ação ou interação de um usuário com o produto, por exemplo: imprimir faturas, consultar extratos detalhados e convidar amigos do Facebook. A descrição de uma feature deve ser a mais simples possível, visando atender um objetivo de negócio, uma necessidade de persona, e/ou contemplar uma etapa da jornada.


REVISÃO TÉCNICA, DE UX E DE NEGÓCIOS
Esta revisão tem como objetivo discutir como a equipe se sente sobre o entendimento técnico, comercial e de UX para cada recurso. A partir dessa atividade, novos esclarecimentos acontecerão e as divergências e dúvidas ficarão mais aparentes.


SEQUENCIADOR
O Feature Sequencer auxilia na organização e visualização dos recursos e na validação incremental do produto. Defina o MVP e seus incrementos subsequentes.

CANVAS MVP
O MVP Canvas é um gráfico visual que auxilia a equipe a alinhar e definir o MVP, a versão mais simples do produto que pode ser disponibilizada ao negócio (produto mínimo) e que pode ser efetivamente utilizada e validada pelo usuário final (produto viável).


SHOWCASE
Este é o momento de demonstrar o plano MVP para as partes interessadas. Vamos falar sobre os artefatos gerados no workshop Lean Inception e compartilhar a compreensão do grupo sobre as hipóteses a serem validadas e o caminho a seguir.
Referências
Caroli. Disponível em: https://www.caroli.org/. Acesso: em 28 de fev. 2022.

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