Atualmente, uma das soft skills mais buscadas e valorizadas por recrutadores de Recursos Humanos é o pensamento crítico.

O pensamento crítico é um processo intelectual, disciplinado, que permite ao indivíduo conceituar, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar informações com habilidade. Essas informações podem ser coletadas ou geradas por meio da observação, da experiência, de reflexão, do raciocínio ou de comunicação.

Os recrutadores valorizam essa habilidade porque, em qualquer área profissional, o pensamento crítico é uma importante ferramenta para ajudar a interpretar e analisar informações e a formar melhores argumentos para resolver problemas de forma eficaz dentro das organizações.

Algumas características de quem cultiva e faz bom uso do pensamento crítico:

– identifica as questões e os problemas críticos, formulando soluções com clareza e precisão;

– reúne e avalia as informações relevantes; 

– por meio de ideias abstratas, chega a conclusões e soluções bem fundamentadas, testando-as em relação a critérios e padrões relevantes;

– pensa abertamente, reconhecendo e avaliando, conforme necessário, suas suposições, as implicações e consequências práticas; e

– sabe se comunicar com os outros para descobrir soluções para os problemas complexos.

Algumas dicas para desenvolver o pensamento crítico:

1.Saber exatamente o que quer

O primeiro passo na prática do pensamento crítico é saber exatamente o que se quer resolver. Para resolver os problemas é necessário pensar criticamente para que as possíveis soluções atendam aos objetivos – resolver os problemas. Para cada decisão tomada há um objetivo ou propósito ligado a ela. Por isso, identificar exatamente esse objetivo e o que realmente queremos obter dele, nos dá um ponto de partida para trabalhar.

2. Não acreditar em tudo que nos dizem

Outro importante passo para desenvolver o pensamento crítico é considerar mais de um ponto de vista. É inconveniente confiar, de pronto, naquilo que se ouve ou se lê como verdade. Muitos, ao nosso redor, têm suas próprias opiniões, motivos e preconceitos – até mesmo no meio acadêmico. É válido perguntar quais são as evidências e as fontes que fundamentam o argumento e avaliar todos os lados da história ou do problema, identificando os pontos fortes e os fracos desses argumentos, para tomar a melhor decisão.

3. Fazer perguntas quando não souber

Não ter medo de perguntar é uma virtude. Fazer perguntas é uma ótima maneira não apenas de aprender mais sobre um tópico, mas também de aprender novas maneiras de pensar sobre as coisas. As perguntas podem ser o objeto catalisador para discussões inteligentes. 

4. Aprender a pesquisar mais profundamente

Fazer a própria pesquisa é o melhor caminho quando se trata de resolver problemas. Procurar várias fontes para ter uma visão completa sobre o problema é o melhor caminho. Quanto mais informações, melhor… Então pergunte a si mesmo: O que eu quero? O que espero ganhar com isso? Até que você saiba a resposta para essas perguntas, você não saberá qual é a decisão certa.

5. Avaliar o próprio trabalho

O pensamento crítico envolve avaliar o próprio trabalho e a força dos argumentos para determinar se há espaço para melhorias. Não se deve confiar apenas em repetir o que foi encontrado nas fontes de pesquisa. É preciso pensar criticamente sobre o material e avaliar se os argumentos válidos são coerentes e apoiados por evidências.

6. Não complicar demais as coisas

O pensamento crítico não é algo que vem fácil, é preciso praticar. Às vezes, pode ser necessário deixar de lado aquilo em que se acredita e trabalhar com novas ideias. Pode ser um desafio às vezes, mas se fizer de forma correta, valerá a pena! Complicar demais as coisas é algo que muitos de nós temos em comum. Há uma linha tênue entre o pensamento positivo e o pensamento excessivo. A simplicidade faz o trabalho em uma série de ocasiões. Considere-a com frequência.

7. Dividir para conquistar 

Ter uma visão abrangente do problema e do quadro geral é ótimo, mas é melhor ainda se puder dividi-lo em partes menores. Essas seções menores podem ser mais fáceis de compreender e de se trabalhar mentalmente. Trabalhar com pequenas coisas é uma tarefa mais fácil do que tentar resolver o quadro maior, que pode se tornar muito difícil de lidar.

Qual é a primeira coisa que preciso fazer? Faça uma lista e tente colocá-la em termos de prioridade ou cronologia. Ao pegar um grande problema e dividi-lo em várias partes, pode-se começar a olhar para as soluções, em vez de gastar metade do tempo sendo sobrecarregado pelo problema.

Portanto, se você quiser estar mais preparado para o competitivo mercado de trabalho, considere fazer um curso de pensamento crítico ou comece a ler livros sobre o assunto.

Dicas de livros:

Pensamento Crítico – O Poder da Lógica e da Argumentação Walter A. Carnielli e Richard L. Epstein
Habilidades de Pensamento Crítico para Leigos Martin Cohen

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