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O metaverso é apenas uma tendência ou trará mudanças significativas nas mídias sociais? 

A cada semana somos bombardeados com novas informações sobre o “mundo do metaverso”, como eventos, compras virtuais, investimentos, marketing e interação social e profissional. Grandes empresas como Nike, Microsoft, Roblox e o próprio Facebook estão dedicando especial atenção, considerando que o metaverso é o “futuro da internet”, ou ainda, a internet 3D, tridimensional compartilhada.

Para a maioria das pessoas, “metaverso” é mais uma palavra nova que chegou ao nosso vocabulário porque a ouvimos quando o Mark Zuckerberg, anunciou que o Facebook iria mudar de nome para “Meta”. 

Esse novo nome, sob a ótica de Zuckerberg, chega para representar o futuro e a Meta está se posicionando como uma empresa pioneira de um novo universo digital.

Mas o que é o metaverso?

A palavra “metaverso” é uma junção do prefixo “meta” (que significa além) com o termo “universo”.

Podemos sintetizar a compreensão do termo com um exemplo fácil de entender: o metaverso é um mundo online que funciona 24 horas por dia, tal qual o mundo real. Esse mundo virtual é um espaço que busca representar, no formato digital, lugares, coisas, objetos e pessoas.

Mas o metaverso não é apenas um “mundo digital”. É um “mundo digital de mundos” pelos quais as pessoas poderão viajar sem problemas, mantendo sua aparência e posses digitais onde quer que estejam. Esses mundos não existirão apenas em Realidade Virtual (RV), mas existirão também na realidade física através da Realidade Aumentada (RA).

O metaverso é uma rede massivamente dimensionada e interoperável de mundos virtuais 3D renderizados em tempo real que poderão ser experimentados de forma síncrona e persistente por um número efetivamente ilimitado de usuários e com continuidade de dados, como identidade, histórico, direitos, objetos, comunicações e pagamentos.

O que viabilizará o funcionamento desse espaço digital é a existência de uma arquitetura compartilhada, construída sob diversas tecnologias, como o blockchain, tokens não fungíveis (NFT), RA e RV, trazendo vida aos participantes dentro desse universo digital, que terão uma experiência imersiva e hiper-realista no ambiente.

Facebook, Microsoft, Google, Budwiser, Adidas e Nvidia largaram na frente e desenvolveram suas próprias plataformas de metaversos.

O que se pode fazer no metaverso?

Por haver vários mundos virtuais dentro de um metaverso, as pessoas poderão se envolver em uma ampla gama de atividades – resultado de uma mistura entre o ambiente físico e o ambiente digital. No metaverso, o usuário poderá estar por dentro de todas as suas experiências online, como fazer compras, encontrar amigos e familiares ou ir a um show.

Características do ambiente de metaverso

  1. Sem limites – não há barreiras entre o real e o digital e o metaverso é infinito. Como um espaço virtual 3D, o metaverso elimina todos os tipos de barreiras, físicas ou não. É um espaço sem fim onde não há limites para quantas pessoas podem usá-lo ao mesmo tempo, quais tipos de atividades podem ocorrer, quais segmentos de negócios poderão entrar etc. O ambiente do metaverso ampliará a acessibilidade muito mais do que as atuais plataformas de internet.
  2. Persistente – um ambiente metaverso não poderá ser desconectado, reinicializado ou redefinido. Os usuários poderão ingressar no metaverso livremente a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo e, ao fazê-lo, sempre haverá continuidade em sua experiência. Um metaverso evoluirá ao longo do tempo com base nas contribuições compartilhadas de seus usuários, como o conteúdo e as experiências projetadas por eles.
  3. Imersivo – os usuários poderão obter uma experiência sensorial realista com o uso de ferramentas de realidade estendida. Ao usar um headset de RV, ou óculos de RA ou apenas o smartphone, o usuário poderá entrar em um novo nível de imersão e interatividade, onde todos os sentidos humanos estarão mais envolvidos e os usuários se sentirão mais presentes em suas experiências. Como um espaço altamente realista, o metaverso também terá a capacidade de se adaptar aos seus usuários que poderão influenciar diretamente, por exemplo, seus ambientes, objetos, cores, iluminação e muito mais.
  4. Descentralizado – nenhuma entidade terá o controle sobre o metaverso. O metaverso não pertence à uma corporação ou à uma única plataforma, mas a todos os seus usuários, que também poderão controlar seus dados privados. A tecnologia blockchain é quem torna isso possível, porque garante que todas as transações em um mundo virtual sejam públicas, facilmente rastreadas e seguras o tempo todo.
  5. Sistema econômico – Os participantes do metaverso poderão se envolver em economias virtuais descentralizadas, alimentadas por moedas virtuais ou criptomoedas. Isso inclui mercados onde os usuários podem comprar, vender e trocar itens como ativos digitais tipo avatares, roupas virtuais, NFTs, música, cassino, jogos, publicidade e ingressos para eventos. 
  6. Experiências sociais – o metaverso cria fortes laços sociais com outros usuários e seres virtuais de Inteligência Artificial (IA), criando e compartilhando eventos juntos. O coração pulsante do metaverso se resume aos seus usuários. Cada participante de um mundo virtual participa de co-experiências e ajuda a cocriar o futuro do metaverso por meio de conteúdo gerado pelo usuário, desde criações virtuais a histórias pessoais com interações com avatares orientados por IA.

O que esperar do metaverso?

Estima-se que um ambiente metaverso completo poderá levar anos, talvez décadas para estar pronto. Ainda existem muitos obstáculos técnicos a serem superados, como a falta de infraestrutura online adequada que possa sustentar milhões (ou bilhões) de pessoas, usando o metaverso ao mesmo tempo. 

Além dos problemas de infraestrutura, algumas tecnologias ainda não estão completamente maduras ou disponíveis, como a telefonia de 5ª geração (5G) e a computação de borda – processamento, análise e armazenamento de dados mais próximos de onde eles são gerados – estas estão em desenvolvimento e, atualmente, são incapazes de atender às demandas de uma infraestrutura complexa, como a dos ambientes de metaverso. 

Problemas associados à privacidade e segurança dos dados também fazem parte dos obstáculos a serem superados.

De uma maneira geral, o metaverso trará grandes oportunidades e muitos desafios para os profissionais de tecnologia da informação, marketing e comunicação.

Nessa nova era do metaverso, a criatividade terá papel fundamental e poderá atingir fronteiras e horizontes inimagináveis, para todos os profissionais, para as empresas e suas marcas.

Por agora, o metaverso é uma grande novidade, mas é bom começar a se preparar para antes dele chegar…

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