Olá! Neste artigo iremos abordar sobre o Scrum, mais especificamente, sobre o Scrum Guide.O que é Scrum Guide? Vamos ver! O Scrum Guide é o primeiro material de leitura para quem quer se tornar um profissional apto a trabalhar com a metodologia Scrum. É um livro de poucas páginas e que vai “Direto ao Ponto[1]”. Lembrei do programa da Rádio Carreiras TI[2]!

Para que serve o Scrum Guide?

Esse é o primeiro manual de consulta e estudos sobre Scrum. Foi desenvolvido e é mantido pelos idealizadores do Scrum, Schwaber e Jeff Sutherland. De tempos em tempos esse material passa por atualizações com o intuito de mantê-lo em dia com as inovações do método. Neste documento são encontradas regras e a descrição de como

funciona o framework Scrum, de forma objetiva. A sua última versão foi disponibilizada em 2020.

O que é Scrum?

Segundo o Scrum Guide, é uma metodologia que serve de apoio para desenvolver, entregar e manter produtos complexos. E mais, é definida como uma metodologia simples e de fácil entendimento.O Scrum é formado por regras, papeis, eventos e artefatos durante todo o ciclo de vida do produto ou serviço em desenvolvimento. Usa uma abordagem empírica, o que possibilita, baseada em fatos, experiências e a observação de eventos reais, a adaptação às mudanças nos requisitos do cliente. Seu foco está em entregas rápidas e na melhoria contínua, de forma interativa e incremental.

De outro modo: é um método ágil que tem seus princípios e valores pautados no Manifesto Ágil[3], onde o desenvolvimento e entrega de pequenas partes (incremento) são realizadas em períodos (sprints) que variam de 1 a 4 semanas.

O Scrum Guide é simplesmente fundamental para o método Scrum, e nele estão contidos informações e alguns elementos importantes sobre este framework.

[1] Direto ao Ponto é um programa da rádio web Carreiras TI que vai ao ar toda quartafeira a partir das 18h00, com a apresentação dos professores Ednewton de Vasconcelos e Cleudson Cavalcante e conta com a participação de convidados (profissionais, estudantes, empresários, etc.)

[2] https://carreirasti.radio.br

[3]Documento que aborda de forma geral as características e peculiaridades dos métodos ágeis. Leia “O Manifesto Ágil” na edição anterior.

Vamos ver algumas regras do jogo?

Para sustentar o empirismo mencionado anteriormente, o controle do processo conta com 3 Pilares do Scrum:

  • Transparência: Os fatos são apresentados como estão. Todos os envolvidos são atuantes e importantes durante todo o processo, seja em reuniões, decisões e acordos. Todos devem ter coragem e buscar se manter informados do desenvolvimento das atividades.
  • Inspeção: Neste contexto, a inspeção não é realizada por uma pessoa especializada ou um grupo específico, mas sim por todo Time Scrum. Durante as reuniões diárias (Daily Scrum) ou ao final das Sprints, quando a equipe demonstra o produto de forma aberta e transparente. É bom destacar que inspeção não é somente do produto, mas deve também ser feita nos processos, nas práticas e aspectos pessoais.
  • Adaptação: A partir dos momentos de inspeção, temos a possibilidade de melhorar continuamente e com base nos resultados procurar melhorar a cada dia ou ao menos a cada sprint.

Valores do Scrum

sucesso do Time Scrum na busca dos objetivos traçados, o que exige de todos a habilidade em vivenciar 5 valores:

1. Compromisso;

2. Foco;

3. Abertura;

4. Respeito;

5. Coragem.

Os papeis dentro do Time Scrum

  • Product Owner;
  • Scrum Master;
  • Desenvolvedores.

Eventos Scrum

  • Sprint;
  • Reunião de Planejamento da Sprint;
  • Reuniões Diárias (Dayli Scrum);
  • Revisão da Sprint; e·
  • Retrospectiva da Sprint.

ARTEFATOS

Conforme o Guia do Scrum, o objetivo dos artefatos é maximizar a transparência das informações, permitindo a todos terem a mesma base para adaptações após os eventos de inspeção.

1. O Product Backlog está diretamente comprometido com a Meta do Produto;

2. O Sprint Backlog com a Meta da Sprint;

3. E o Incremento com a Definição de Pronto.

“Scrum funciona não porque tem três papeis, cinco eventos e três artefatos, mas porque adere aos princípios ágeis de entrega incremental e interativa, se utiliza frequentemente do feedback do cliente, e porque se adapta às mudanças rapidamente. Isso resulta em lançamentos mais rápidos no mercado, na melhor previsibilidade de entrega, maior capacidade de resposta às necessidades do cliente, maior qualidade e gerenciamento de risco[5].”

[5] Parte do livro Scrum Insights For Practitioners: The Scrum Guide Companion. Por Hiren Doshi, trainer na Scrum.org.

É bom ter em mente que as informações prescritas no Scrum Guide, devem ser vistas como requisitos mínimos para se utilizar o método, e que outros eventos e artefatos podem ser utilizados conforme a necessidade do projeto e organização, sem agredir os valores e princípios ágeis. Em relação aos papeis dentro do Time Scrum, o papel Desenvolvedor diz respeito às diversas especialidades (testes, requisitos, programadores, etc) necessárias para o desenvolvimento do produto.Assim, terminamos este breve bate-papo sobre o Guia do Scrum!

Até a próxima edição, com mais assuntos relacionados a agilidade e seus métodos.

Aproveitem e leiam as edições anteriores!

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.