Nos últimos anos a palavra tóxica, virou um adjetivo muito usado, e não é modismo, ou uma normatização imposta, mas sim uma catalogação condizente com as situações presentes dentro do nosso convívio social.
Afinal conviver com uma pessoa tóxica é um desafio, já que é impossível prever ou estar preparado para o que está por vir, suas ações ou reações, quando menos se espera algo acontece.
É fato que convivemos com pessoas tóxicas em todo e qualquer lugar, elas estão em toda parte, em seu trabalho, em sua família, entre seus amigos, em sua vizinhança. Essas pessoas exalam algum tipo de sentimento, e/ou característica que podem afetar seu dia a dia, e elas não vem com nenhum tipo de aviso ou alerta de que são assim, mas logo nos primeiros contatos é possível perceber estas características que são bem visíveis:
- Arrogância
- Soberba
- Presunção
- Vitimismo
- Controladoras
- Irritação
- Nervosismo
- Invejosas
- Mentirosas
- Negativas
- Imaginação excessiva e fértil.
- Gananciosas
- Julgadoras
- Fofoqueiras
- Sem caráter
As pessoas tóxicas também podem ser definidas como pessoas narcisistas, elas
possuem desvios extremos da maneira como pensam, percebem, sentem e se relacionam com outras pessoas. Trata-se de uma grave perturbação do caráter e das tendências comportamentais, afetando a sua personalidade, a maneira de ver o mundo, os outros e a si mesmo, tendo dificuldades para administrar suas emoções e seu comportamento social.
O Transtorno de Personalidade Narcisista é tão comum, mas pouco percebido, já
que apesar de parecer ser uma pessoa horrível, ela é feliz, enquanto em outros transtornos a tristeza é predominante, neste é o contrário, já que o objeto de gozo, de satisfação, de prazer dela é a sua vaidade saciada, ser da maneira que ela determina as coisas, não importando na hora se vai afetar alguém, afinal ter o controle sobre os sentimentos do outro ator desta relação é um dos enfoques principais do narcisista, mas esta condição é bem mais complexa e vai afetar também quem tem este transtorno.
As causas deste transtorno ainda não são bem esclarecidas, mas muitos profissionais que trabalham com saúde mental chegaram a um consenso que pode estar relacionado a:
- Fatores genéticos, hereditários.
- Fatores histórico-culturais, o meio-ambiente em que convive: (familiares que criticavam excessivamente ou tinham uma dedicação exagerada).
Para a Neurobiologia, a conexão entre o comportamento e o pensamento, pode
envolver o temperamento e gerenciamento de tensões.
As pessoas com esta característica se irritam facilmente, não gostam de ser contrariadas e são hipersensíveis a críticas, mesmo que elas sejam reais ou imaginadas, por elas não conseguirem ter maturidade emocional, não gostam de perder, nem de rejeição, devido sua baixa autoestima reagem com agressividade e raiva querendo com isso disfarçar sua completa insegurança. Com total falta de empatia, tem um senso de superioridade, crença de ser único e especial.
A figura mitológica de Narciso, que era tido como um homem belo, muito admirado e querido por todos na Região da Beócia na Grécia Antiga, este ao nascer teve predito pelo profeta cego Tirésias que seria o homem mais lindo que haveria de existir, mas não poderia ver sua beleza pois cairia em desgraça, apesar disto, Narciso orgulhoso e arrogante foi se ver em um espelho d’água, e se apaixonou por si mesmo, daí surgiu o mito que virou símbolo da vaidade.
Narcisismo é um conceito da psicanálise que define a pessoa que admira exageradamente sua própria imagem nutrindo uma paixão excessiva por si mesmo. Deste conceito Paul Näcke (1851-1913) psiquiatra alemão, em 1899 que foi o primeiro a falar sobre estas características, trouxe uma tese onde definiu primeiramente que as pessoas com o distúrbio de personalidade narcísica “teria um estado de amor mais próximo da perversão”.
Alguns acreditam que foi Freud que associou o nome a característica, mas não foi, no entanto o Transtorno de Personalidade Narcisista, ficou mais conhecido quando Freud usou pela primeira vez o termo em 1909 (quando publicou os “Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade”), Freud viu que a pessoa com este distúrbio tem consigo estes fatores em sua personalidade, são arrogantes, vaidosas, orgulhosas.
Freud definia o Narcisismo como um estágio onde se verifica a passagem do autoerotismo, do prazer concentrado em seu corpo, elegendo outro ser como objeto de amor. Sendo uma importante transição para adquirir a habilidade de conviver com o que é diferente.
Segundo Freud é normal ter a característica narcisista, já que ela está relacionada com o desenvolvimento da libido (com o desejo sexual, Eros). Mas que passa a ser patológico, quando excede o normal, passando a ser doentio, quando entra em conflito com ideias culturais e éticas, e passa a dificultar a vida em sociedade.
O Narcisismo segundo Freud se divide em duas etapas: Narcisismo primário que é a fase auto erótica; e Narcisismo secundário que é quando a pessoa desenvolveu o ego e consegue se ver diferenciado dos demais, tendo os seus desejos e o que lhe atrai em primeiro lugar, não importando o resto do mundo. Freud via o Ego (eu) a partir do conceito narcisista como a constituição do Ego (eu) como objeto da pulsão. Em 1914 Freud lançou o texto “Sobre a introdução do conceito narcisista” abordando o narcisismo primário e a construção do eu.
Exemplos mais específicos são os Pais Narcisistas, altamente críticos quanto aos filhos, cobram demais, estão sempre afirmando amar os filhos, mas causam sofrimento com suas atitudes, com isso seus filhos crescem frustrados e sem confiança em si mesmos, podendo desenvolver distúrbios e doenças, geralmente não conseguem desenvolver auto estima e são altamente inseguros. Os pais com estas características não são capazes de amar aos filhos, os veem apenas como um objeto de posse, para satisfazer suas vontades, os tendo como uma extensão de si mesmo, por isso se acham grandes pais.
Chefe Narcisista, eles são ansiosos por apontar as falhas de todos e com isso engrandecer seus pontos fortes, não tem empatia alguma com seus colaboradores, quer ser sempre enaltecido, venerado, popularmente falando “bajulado”, sempre depreciando os feitos alheios, afinal precisam se beneficiar de tudo, criando conflitos. Uma maneira de lidar com chefe Narcisista é não bater de frente, fazer alianças com seus pares, ser generoso. Não discutir é o mais correto, não vale a pena, as discussões sempre serão geradas e geridas pelo ego dele, apesar do estresse que é conviver com chefe assim.
Com o boom das redes sociais vivemos hoje uma sociedade narcisista, por conta do estímulo à exaltação do Eu. É fácil exigir do outro a perfeição quando se está escondido por selfies sorridentes e alegres em seu feed, aniquilar o ego alheio virou figurinha fácil nos directs e comentários, fazer bullying, declarações homofóbicas e racistas parece até ser normal. Alguns traduzem empoderamento e direito de fala com grosserias e palavrões, dizem o que querem e como querem, sem medo de sofrer consequências, mesmo o famoso cancelamento não é mais temido, pois soltam “se gostarem de mim é assim que sou”.
Acompanhamento psicoterápico com um psicólogo é o mais aconselhado para pessoas com este transtorno, em alguns casos também poderá ser necessário acompanhamento psiquiátrico, procurar um profissional pode atenuar algumas consequências comuns nos relacionamentos interpessoais de pessoas com o distúrbio.
REFERÊNCIAS:
10 Tipos de Pessoas Toxicas que Você Deve Evitar. (2014) Revista Eletrônica Pequenas Empresas Grandes Negócios. Editora Globo-RJ. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2014/10/10-tipos-de-pessoas-toxicas-que-voce-deve-evitar-na-sua-vida.html acessado em: 09/01/2022 as 10h
Transtorno de Personalidade Narcisista: Entenda Tudo Sobre o Tema. (2018) Disponível em: https://blog.psicologiaviva.com.br/transtorno-de-personalidade-narcisista/ acessado em 09/01/2022 as 10h
O Que é o Narcisismo Segundo Freud. (2021) Disponível em: https://www.institutogaio.com.br/o-que-o-narcisimo-segundo-freud/ acessado em 09/01/2022 as 12h.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.