Estamos rodeados de termos e conceitos referentes a Metodologias de Desenvolvimento de Softwares. Estas metodologias foram se modernizando, melhorando e se adaptando a realidades do mercado atual. Metodologia de Desenvolvimento de Software é um conjunto de práticas estudadas e aplicadas para desenvolvimento de sistemas de equipes de tecnologia da informação buscando mais eficiência e padrões no processo de construção. E Metodologias Ágeis é um termo utilizado para definir práticas, métodos e processos que estão relacionadas aos conceitos de obter agilidade no desenvolvimento de software com base nos princípios e valores do manifesto ágil.
Neste post não vamos abordar nem conflitar metodologias ágeis. O que pretendemos é orientar e aconselhar os profissionais e futuros profissionais que adotam metodologias ágeis, como as empresas estão buscando, não os tornam ágeis e, muitas vezes, frustram as expectativas das pessoas e das empresas.
O que as empresas, na verdade, estão buscando não são apenas o que chamamos de implementar, mas definir procedimentos para agilizar o trabalho e alinhar as ações das equipes de desenvolvimento, visando alcançar as metas da empresa.
É importante afirmar que o manifesto ágil traz valores que permitem entender como podemos produzir melhor, mais rápido e com qualidade.
Porém, o que vem ocorrendo no mercado é uma comercialização muito grande do conceito de metodologia sem a devida preocupação se realmente estamos focados em ser ágeis. Não estou tirando o mérito das metodologias, mas os envolvidos no desenvolvimento têm que ser tocados para que utilizem os valores ágeis na busca da agilidade do seu trabalho.
Há mais de 20 anos, eu estudei as principais metodologias e processos de qualidade, inclusive XP, FDD, Scrum, AD, CMM, ISO e etc., que buscavam uma padronização e rapidez no processo de desenvolvimento de software. Na época, diante destas metodologias, fui trabalhar na criação de uma metodologia focada no Manifesto Ágil que pudesse ser aplicada em empresas que trabalhavam e desenvolviam softwares. Para esta adaptação de metodologia, utilizei ao máximo os conceitos e técnicas para que os processos fossem simples, rápidos e com mais interações.
Esbarrei no seguinte dilema: a metodologia estava boa, os treinamentos realizados, a equipe toda conhecia as técnicas, mas a execução continuava com o mesmo tempo e, às vezes, reclamavam que demorava mais.
Então onde estava o problema?
O problema estava em não acreditar que poderiam ou que deveriam executar mais rápido.
Então, voltando ao Manifesto Ágil, os papas que o criaram definiram valores. Isto é, ser ágil não estava em aplicar metodologias padronizadas com estes valores, mas em despertar o interesse em cada um da equipe que pode ser ágil e os valores do manifesto seriam seu guia do que pode te ajudar nesta jornada de forma fácil e com foco no que precisa atuar.
Ser ágil é uma qualidade da pessoa e não um processo. Nenhum processo vai te ensinar a ser ágil. Você pode utilizar uma metodologia considerada pesada que poderia até te atrapalhar, mas se você for uma pessoa com a aptidão de ser ágil, você será.
Porém, muitos falam assim: minha empresa aplica metodologia ágil. Nós somos ágeis. E por outro lado, colocam que se não seguir todas as etapas da metodologia ágil, não será ágil.
Está longe de ser uma verdade absoluta. Algumas empresas que atuei como consultor de Engenharia de Software me provaram que utilizavam metodologias antigas, arcaicas e até formais criadas por grandes empresas da época, conseguiam entregar produtos bons e a curto tempo. A metodologias devem ser adaptadas às realidades da empresa e como quer atuar, para que todos possam entender de forma clara o que precisam fazer e como. Mas não que isso vai te trazer agilidade.
Vamos ao exemplo do teste do ratinho no labirinto:
“Se colocarmos um ratinho na entrada do labirinto e um queijo no meio, ele uma hora vai encontrar o queijo. Colocamos ele novamente na entrada, ele vai achar cada vez mais rápido o queijo até que ele não tenha mais dúvida de como chegar no queijo. Aprendeu e agora é ágil no seu objetivo.
Se colocarmos o mesmo ratinho na mesma entrada do labirinto e um queijo no meio e desta vez alimentamos o ratinho um pouco. Ele vai procurar outras coisas e quando se cansar ou tiver fome, vai buscar o queijo. Isto é, o interesse dele não é o mesmo. Colocamos ele novamente na entrada e damos mais um pouco de comida, ele pode até parar de procurar o queijo.”
Como o ratinho, nós também melhoramos nossas habilidades para alcançarmos, cada vez mais rápido, os nossos objetivos, basta entendermos qual é e treinar. Interferências, não ter foco e não querer melhorar, não o tornará ágil, mesmo com todos os processos direcionando para isso.
Tenha como objetivo vencer! A força de vontade e a persistência de se superar para ser cada vez melhor, fará que você tenha a agilidade que precisa.
Para superar, precisamos de persistência e disciplina para alcançar o sucesso. Vejam esta história:
“Um menino abandonado que após rejeição de algumas famílias conseguiu ser adotado. Acompanhava o pai adotivo na oficina de casa que tentava ensinar um pouco sobre mecânica para o menino, sem sucesso. Impaciente, passou horas na garagem aprendendo sobre mecânica e eletrônica. Procurou outros profissionais para te ensinar mais sobre eletrônica. Frequentava a faculdade, mas desistiu por ser cara. Mesmo assim, não perdia a oportunidade de aprender com aulas grátis da faculdade e com outros amigos. Ingressou em várias empresas e buscava se engajar em atividades extracurriculares e grupos de estudos e projetos para se aperfeiçoar. Depois de vários trabalhos e empresas, foi se destacando e montou com outros amigos uma das maiores empresas no mundo.”
É uma história comum de pessoas que buscam aprender para ser o melhor. Se não sabem quem é, vejam Steve Jobs. Então, pense em ser o melhor e hábil para ser ágil e não que uma metodologia vai te tornar ágil.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.