Você já ouviu falar sobre a Mentalidade de Crescimento? Existe a mentalidade de crescimento e a mentalidade fixa. Por que devemos alimentar a mentalidade do crescimento? É isso que vamos abordar nesta matéria.

Por meio do trabalho espetacular e inovador da Psicóloga americana Carol Dweck, que passou a compartilhar seus estudos sobre seu trabalho de mentalidade.  Carol, que também é Professora de Psicologia da Lewis and Virginia Eaton na Universidade de Stanford, identificou que todos nós temos alguma opinião sobre seu próprio potencial. Alguns acham e acreditam que sua inteligência é mais ou menos fixa. Exemplo: No caso da área de exatas, ou você é bom ou não é. A ideia da mentalidade fixa é prejudicial e cerca de 40% acham ou acreditam ter sua mentalidade fixa, enquanto outros 40% acham e acreditam que sua inteligência pode crescer com novos aprendizados, e, por último, os 20% tendem a escolher uma das duas opções.

Você costuma desistir facilmente dos desafios enfrentados no dia a dia? Segundo os estudos de Carol, você pode ter a mentalidade fixa. Porém, as pessoas com uma mentalidade de crescimento apresentam persistência, mesmo quando os desafios são enormes e superdifíceis.

Vamos a um exemplo prático e real. Eu tenho um filho de 17 anos, meu filho caçula. Ele está atualmente estudando no 2° Ano do Ensino Médio. Ele tem bastante dificuldade com a Disciplina de Matemática. Mesmo sendo Professor de Tecnologia da Informação, e tendo estudado o conteúdo que ele hoje está estudando há muitos anos, basta eu ter momentos de imersão no conteúdo, que estou apto para ensiná-lo. Porque acho e acredito ter uma mentalidade de crescimento. Outro exemplo que acontece comigo: começo a estudar um conteúdo novo, digamos, marketing digital, que não é muito minha área, a não ser o emprego da tecnologia. Basta eu estudar que consigo aprender, porque acredito, como disse, ter a mentalidade que posso estudar qualquer coisa e aprender.

Um dia ouvi de minha chefe: “Não há demérito em não saber. Basta estudar, que você aprende.” Sábias palavras, que carrego comigo, disseminando essa frase por onde vou, inclusive em sala de aula. Isso é ter uma mentalidade de crescimento.

O conceito estudado por Carol, mais conhecido como Growth mindset, na tradução direta, é “mentalidade de crescimento”. Ou fixed mindset, que siginifica “mentalidade fixa”. Carol começou seus estudos com seus alunos, percebeu que alguns tinham muitas dificuldades no aprendizado, em diversas disciplinas na universidade. A grande diferença encontrada entre esses dois grupos de estudos, é realmente o que a pessoa pensa e acha a respeito de si e de seu aprendizado. De achar que o aprendizado em determinada matéria é um dom nato, a pessoa não nasce com o dom: por isso a dificuldade no aprendizado.

Quando passamos a entender e ter conhecimento das coisas e como elas são, passa a ser mais simples o processo de aprendizado. Porque a própria Carol conseguiu mudar a mentalidade de seus alunos. Os alunos que tinham a mentalidade fixa passaram a acreditar que podem ter a mentalidade de crescimento.

Segundo Carol, em seus estudos, a característica de cada indivíduo é desenvolver a mentalidade fixa ou de crescimento, já que cada uma dessas tendências não é puramente fixa ou de crescimento. Todos podem ter as duas tendências e não somente cada uma delas. O que o indivíduo precisa é desenvolver a combinação contínua e evoluir ao longo da vida; tipo, precisamos entender e reconhecer os benefícios da vida em que vivemos. Em outras palavras, ter o conhecimento de si mesmo e desenvolver habilidades de uma mente de crescimento.

Entretanto, desenvolver uma mentalidade somente pela tendência de crescimento não é nada fácil. No meio de alguma dificuldade enfrentada, em meios a tantos desafios, quando não vamos bem, ou fracassamos, a tendência é que nos sentimos com a mentalidade fixa. Em respostas por não termos ido tão bem e pelo fracasso.

O importante é desenvolver uma mente aberta a novos aprendizados, não se cobrar demasiadamente, não tentar ser perfeito(a), mas ter uma mente positiva, proativa e saber que quanto mais se aprende, mais você estará em fase de crescimento.

Neste sentido, Dweck argumenta que a mentalidade de crescimento proporcionará a você ser uma pessoa melhor, viver uma vida menos estressante e com mais sucesso.

 Lembre-se que na mentalidade fixa, a maioria das pessoas acham e acreditam que suas habilidades básicas, a inteligência, os talentos, são meramente proporcionados por uma mentalidade fixa.

Veja o que diz a Bíblia em Provérbios de Salomão, 23.7: “Assim como você pensa na sua alma, assim você é”! Portanto, você é o que você acredita ser!

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.