No artigo da seção passada, do mês de setembro, da Revista Carreiras TI, vimos o que são as meta skills ou meta-habilidades.
Nesta edição iremos refletir sobre as diferenças entre as meta skills e as soft skills – habilidades sociais e veremos alguns exemplos de meta-habilidades que contribuem para o sucesso na carreira.
À uma primeira vista, as características das meta-habilidades podem parecer ser semelhantes às habilidades sociais.
Porém, enquanto as habilidades sociais tendem a ser habilidades interpessoais que podemos adaptar em diferentes ambientes e em torno de pessoas diferentes, as meta-habilidades são permanentes.
As meta-habilidades promovem um entusiasmo e compromisso contínuos com a aprendizagem ao longo da vida e servem como base para o aprendizado de novas habilidades.
Por que as meta-habilidades são essenciais para ajudar um profissional a prosperar em sua carreira?
Porque refinar esse conjunto específico de habilidades amplifica as oportunidades de emprego e auxilia no desenvolvimento da carreira ao longo dos anos.
Podemos fazer a analogia das meta-habilidades como um guarda-chuva que abriga as demais habilidades.
Importantes meta-habilidades que contribuem para um plano de carreira com sucesso.
Encontrar e manter um propósito
Ter um propósito é, de fato, uma meta-habilidade.
Desenvolver a capacidade de encontrar e manter um propósito no trabalho na função e cargos desempenhados é importante para quem tem ambições de liderança.
Embora o foco principal possa mudar ao longo do tempo, manter um forte senso de propósito pessoal ajuda a tomar decisões difíceis, demonstra influência positiva junto aos colegas e permite impulsionar mudanças e inovações.
Líderes empresariais estão ansiosos para contratar aqueles que possuem um forte senso de propósito.
Indivíduos que exibem e se conectam com um profundo senso de propósito são ótimos líderes, pois são capazes de se alinhar com o propósito e os objetivos de sua organização e influenciar suas equipes e partes interessadas.
Ter “Visão de Floresta”
Desenvolver a “Visão de Floresta” é uma meta-habilidade que envolve “conectar os pontos”, unir vários fatos e ideias para ter a visão do quadro completo.
Indivíduos com essa meta-habilidade são apenas capazes de ver a floresta pelas árvores, mas também podem determinar como informações menores, aparentemente não relacionadas, contribuem para o quadro maior.
A capacidade de traçar conexões lógicas entre fatos e informações díspares e chegar a uma solução, bem como avaliar como ações menores podem afetar os resultados, são uma habilidade metacognitiva fundamental para a força de trabalho de hoje.
Reconhecer e Identificar os “Pontos de dor”
A identificação eficiente de pontos problemáticos é outra meta-habilidade essencial que mostra a aptidão para entender os problemas subjacentes e onde as ações e decisões podem causar o maior impacto.
Indivíduos que possuem essa meta-habilidade podem reconhecer e descobrir os pontos-chaves que podem se tornar problemas.
Eles fazem as perguntas certas às pessoas certas, têm a correta percepção de que não existe uma solução única para todas as situações e usam as habilidades de comunicação sólidas, como ouvir ativamente, para extrair as informações necessárias.
Dar e receber feedback
A capacidade de dar, receber e solicitar feedback construtivo é uma meta-habilidade de comunicação importante.
Essa habilidade é necessária para quase todas as funções em muitos setores.
De fato, dar e receber feedback pode ser considerado uma das meta-habilidades mais significativas, pois promove aprendizado e o crescimento, que são fatores fundamentais para o desenvolvimento de culturas organizacionais inovadoras.
Indivíduos que possuem essa meta-habilidade são competentes em dar e receber feedbackporque podem separar seus sentimentos pessoais de feedback, transformar feedback em conselhos úteis e vêm o processo de feedback como uma oportunidade para realinhar metas, objetivos e ações mensuráveis.
Escuta eficaz e ativa
A meta-habilidade de escuta eficaz e ativa, compreende as principais características das pessoas que demonstram empatia e mente aberta.
Os indivíduos que possuem essa meta-habilidade agem como se estivessem “entrevistando” os outros continuamente, o que lhes permite ouvir e entender os clientes, os colegas e os chefes.
Essa meta-habilidade faz uso das habilidades de julgamento situacional, incluindo pensar estrategicamente, trazer soluções inovadoras para a discussão, influenciar outras pessoas, empregar inteligência emocional e negociar efetivamente em contextos de negócios.
Saber priorizar
Desenvolver a capacidade de priorizar de forma eficaz é uma meta-habilidade inestimável.
Aqueles que desenvolvem essa habilidade conseguem ver todo o escopo do que precisa ser alcançado, mantendo os resultados futuros em mente.
A priorização eficaz pode gerar valor com cada tarefa que assume (mesmo as mais simples) e organizar as tarefas em uma sequência hierárquica que permite atingir metas e resultados de longo prazo com eficiência.
Adaptabilidade
Esta meta-habilidade encabeçou, ao longo dos últimos anos, a lista de habilidades mais desejadas nos funcionários pelos líderes empresariais.
A adaptabilidade é uma meta-habilidade permanente que permite que os indivíduos lidem com situações inesperadas com o mínimo de orientação.
Os indivíduos que possuem essa capacidade se ajustam rapidamente às novas condições e permanecem produtivos durante os períodos de mudança.
A adaptabilidade de um indivíduo é a meta-habilidade que inclui três outras habilidades distintas: a autoconsciência, a criatividade e a resiliência.
Autoconsciência
A autoconsciência é a capacidade de reconhecer e monitorar as próprias emoções e as reações em diferentes circunstâncias. Ela inclui reconhecer e aceitar os pontos fortes e fracos e identificar as habilidades.
Os indivíduos com altos níveis de autoconsciência podem gerenciar suas emoções para evitar consequências negativas e, provavelmente, têm elevados níveis de autoestima. Eles podem confiar em si mesmos para tomar as decisões certas em situações de pressão e evitar e resolver conflitos com outras pessoas.
Criatividade
A criatividade vai além do que apenas trazer ideias novas e únicas. Essa habilidade envolve as formas inovadoras de resolver os problemas antigos e os novos sem colocar as emoções pessoais no processo.
As pessoas criativas analisam os desafios sob todos os aspectos relevantes. A partir daí, elas podem gerar ideias, identificar os potenciais obstáculos e colocar os planos adequados em ação.
Os indivíduos com essa habilidade podem observar, monitorar e ajustar, objetivamente, planos e processos para garantir os melhores resultados.
Resiliência
Esta meta-habilidade tem se tornado uma palavra-chave no jargão corporativo.
O nível de adaptabilidade de um indivíduo é determinado por quão resiliente ele é.
As pessoas resilientes não apenas têm a capacidade emocional de se recuperar, se adaptar e superar situações desconfortáveis e difíceis com facilidade, mas também podem resistir a permitir que seus sentimentos pessoais as afetem.
Os indivíduos que possuem essa habilidade são capazes de fornecer encorajamento e apoio aos outros e lidam bem, quando precisam produzir soluções.
Por fim, as meta-habilidades são ferramentas importantes que nos fornecem um plano para aprender todas as outras habilidades.
Elas são habilidades para toda a vida, e desenvolvê-las leva tempo e dedicação.
Alguns de nós já possuímos muitas dessas meta-habilidades como traços de personalidade inatos, outros precisam de um cultivo cuidadoso.
Comece a desenvolver suas meta-habilidades, aplicando-as às habilidades que gostaria de aprender ou que está desenvolvendo atualmente.
E boa sorte!
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Ew Sistemas TI.