Você pode até se perguntar a importância da inteligência emocional nos dias atuais. Ou até mesmo perguntar qual a importância da IE na sua vida. Bom, a resposta é clara e precisa. Faz toda a diferença…

Contudo, vamos explicar primeiro o que é inteligência emocional. IE é antes de tudo um termo usado no passado por dois psicólogos americanos, John Mayer e Peter Salovey, que definiram este termo no passado e é usado até os dias atuais por diversos profissionais da área de TI e pelo mercado de trabalho, principalmente os departamentos de recursos humanos das empresas e por diversos profissionais da área de marketing e de psicologia.

O segredo é tentar decifrar e entender as emoções, o que nos cerca, e principalmente as nossas emoções. Para isto todo o conhecimento na área da IE é relevante e de suma importância. Por isso trazemos este assunto e tentamos explicar da melhor forma possível e com clareza o que é e como usar a nosso favor.

Então vamos ao verdadeiro pulo do gato. Tem empresas que só contratam profissionais que tenham quociente emocional altíssimo. Antes, há alguns anos atrás, para as empresas era importante o QI – Quociente de inteligência altíssimo. Contudo, isso vem mudando ao longo dos últimos anos.

O QI era a base para se contratar profissionais acima da média e portanto, acima da maioria das pessoas que se disponha a preencher uma vaga no mercado de trabalho. Para Daniel Goleman autor do livro best seller norte americano. Se discutia antigamente se o QI estava no genes humanos ou era fruto de experiências adquiridas com o passar do tempo pelos profissionais.

Por isto a importância de conhecer a fundo este tipo de assunto que é tão importante, e porque não dizer o suprassumo do profissional mais requisitados pelas empresas mundo a fora? Hoje a IE – Inteligência Emocional é mais conhecida como QE – Quociente Emocional. Essa expressão se tornou onipresente, aparecendo em lugares tão improváveis quanto nas tirinhas de jornal The New Yorker. Segundo Goleman.

Pilares da IE Na IE existem o que conhecemos de pilares, e são 4 mais conhecidos:

1) Autoconsciência: Sabemos que as coisas ou os fatos que não conhecemos não podemos gerenciar. Este é claramente o exemplo de autoconsciência. Não podemos controlar o que não conhecemos. Partindo deste princípio, quanto mais conhecemos a nós mesmo, mas produtivo será nosso controle e conhecimento do EU.

2) Gestão das emoções: Depois que você conhecer mais sobre suas emoções, você terá que aprender como lidar com elas, ou como conseguir controlá-las.

3) Empatia: O Senhor Jesus já dizia para amar o próximo. Então, neste sentido, empatia é se colocar no lugar do próximo, da outra pessoa. Você deve estar se perguntando, mas por que? A resposta é, se você tem empatia pelas pessoas, melhor será o seu relacionamento com elas.

4) Sociabilidade: Agora junte autocinsciência de si mesma, gestão de suas emoções e empatia pelos outros. Chegamos a sociabilidade é onde todas os primeiros pilares se

Novo Curso Sobre a Inteligência Emocional Assim como criamos a Revista Carreira TI, e é relevante para diversos tipos de pessoas. Estamos também elaborando um curso de Inteligência Emocional.

No curso abordaremos o que é IE, como usar e como colocar em prática. Trazemos diversas ferramentas para você aprender e desfrutar de uma vida melhor e com qualidade, seja na sua vida pessoa e profissional. Contudo, principalmente o foco é na vida pessoal, porque precisamos mudar primeiro o nosso EU. Para depois entendermos os outros e os problemas que nos cercam em nosso dia a dia.

O curso está em fase de elaboração e a previsão de seu lançamento no catálogo da Área Premium será no próximo ano de 2021.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.