Apresentamos os cinco pilares da Inteligência Emocional. No mês passado informamos sobre o primeiro pilar, que é “Conhecer as Próprias Emoções” (Matéria – Fev-21). Agora vamos apresentar o segundo pilar da IE que é “Controlar as Emoções”.
Não tem como separar os pilares da IE. Portanto, o segundo pilar está ligado ao primeiro. Inicialmente você conhece as próprias emoções, a partir daí após se conhecer, você precisa entender como controlar essas emoções. As emoções são como um caminhão carregado descendo uma ladeira de uma grande serra.
Neste sentido, se o caminhão estiver governado não há problema algum. Da mesma forma as emoções conhecidas e sob controle também não haverão grandes problemas. Agora, imagina o contrário, como um caminhão descendo a ladeira sem freio, por exemplo. São como as emoções sem conhecimento e sem controle, é como um caminhão desgovernado descendo sem freio, como vai acabar? Não sabemos…
Todos nós passamos por momentos difíceis ao longo da vida. Momentos estressantes e de profunda intranquilidade, de irritação, de pânico, etc. Neste sentido, precisamos conhecer e controlar essas emoções. Precisamos aprender a lidar com as emoções e ter sempre o controle dessas situações que envolvem as emoções. Precisamos entender e direcionar de forma correta a condução em respostas para estes tipos de situações que nos tiram do sério e do nosso equilíbrio.
Por um lado, conhecer e ter o devido equilíbrio, por outro, precisamos entender a disfunção de uma situação sem controle. Uma situação de descontrole de anormalidade.
Aquilo que está fora do controle ou vai entrar dentro de alguns instantes ocasionado pelo comportamento inadequado de expressão das emoções, pode ter grandes prejuízos e nós podemos evitar estes momentos de perrengue. Sejam palavras ditas, xingamentos, desacato, desrespeito, etc. Ou ações como ter uma atitude inesperada no momento que você precisa parar e pensar nas ações, por exemplo.
No entanto, precisamos ter em mente que é de suma importância o desenvolvimento do segundo pilar. Você precisa perceber e entender cada situação, mas também você precisa saber que as pessoas que estão a sua volta precisam ter o mesmo entendimento que o seu. Não é somente você ter um entendimento da situação e reagir emocionalmente. É necessário você ter a mesma atitude, ou melhor, que as pessoas que estão envolvidas ou não na situação, ou seja, como as outras pessoas vão perceber a mesma situação que você acaba de passar. Você pode perceber e entender a melhor saída para você. Mas nem sempre se você não perceber e entender na visão dos outros você talvez seja interpretado como uma pessoa mal educada, por exemplo.
Realmente você precisa perceber e entender como a maioria iriam perceber e entender a mesma situação. Desta forma segundo os especialistas é a melhor forma de você desenvolver e obter habilidades deste segundo pilar.
A percepção e o entendimento de terceiros a seu respeito é um ato de coragem. É fundamental para conseguir aprender, controlar e trabalhar suas emoções. Assim você também estará evitando os entendimentos distorcidos a seu respeito.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.