Sabemos e conhecemos sobre inteligência emocional, mas ignorância emocional? É isso mesmo? Sei que não soa normal, mas que normal se o nosso “normal” está de ponta cabeça? Pois é, depois de tanto falar sobre inteligência emocional vamos falar também o que é Ignorância emocional.

Bom, uma coisa é conhecer e entender sobre inteligência emocional. Por tantos meses temos tratado deste assunto tão importante e relevante para os profissionais de todas as áreas. Quando se conhece sobre as nossas próprias emoções então podemos dizer que sabemos como controlar as emoções, certo? Certo!

E quando não conhece as emoções e nos vemos no meio do olho do furação com as emoções fragilizadas e espedaçadas? Total falta de controle descontrolando de vez e desalinhando temporariamente a forma racional de agir perante as coisas. Essa é, portanto, a situação da ignorância emocional. Quando não se conhece e não se sabe controlar as emoções e o equilíbrio a favor da situação no qual se encontra, então você está com ignorância emocional. É o mesmo que dizer que a falta de conhecimento gera ignorância.

Se é o contrário de inteligência é ignorância no sentido didático para explicar sobre o tema em questão. Precisamos desenvolver maturidade emocional e desenvolver as habilidades e competências para lidar com situações que saem do controle emocional, nos fazendo agir como ser pré-histórico nos fazendo de reféns da situação.

Quando uma pessoa está com as emoções fragilizadas em pleno ataque em ambiente de trabalho, atacando do mundo, com ansiedade, desesperada etc. Podemos dizer que neste momento a falta de inteligência emocional é a ignorância emocional. Nem sempre sabemos como comportar em momentos de crise ou de fatos inesperados, mas é aí que a pessoa com maturidade emocional, ou seja, com inteligência emocional, vai saber em um dado momento saber se comportar, sair de cena, deixar a cabeça esfriar, pensar melhor etc. É o bastante para mostrar maturidade para si e para os que ali estão no cenário.

Neste sentido, a ignorância emocional é praticamente invisível, nos fazendo desumanos e pouco sociáveis. Humilhando as pessoas, maltratando, com xingamentos, fúria etc. Muitas vezes querendo aparecer e tentando ajuntamento de pessoas e se possível trazer o senso crítico a favor da tempestade e do real motivo da questão instaurada.

Contudo, a ignorância emocional nos faz sentir que estamos certos e que todos os demais estão errados. Nos deixando cegos e amarrados ao erro da ignorância e da falta da tão sonhada inteligência emocional.

Agora vamos mudar o lado da mesa, vamos para o lado da inteligência emocional? Quando se conhece ou procura se conhecer a cada dia mais e mais, tendo o respeito pelo próximo, a chamada de empatia, ser amável, educado não é suficiente. É preciso realmente conhecer a si mesmo e saber em cada situação como se portar e controlar as emoções. Porque no momento de crise o que é aflorado será sempre a razão, e nem sempre a razão é amiga da inteligência.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.