Em 2015, o Fórum Econômico Mundial publicou um relatório onde afirmava que até o ano de 2020, parte das habilidades consideradas importantes pelas empresas iriam mudar. Estamos vivendo esse momento? Algo em torno de 9 em cada 10 profissionais são demitidos por incompatibilidades comportamentais, segundo pesquisa realizada pela Page Personnel. Ou seja, são contratados pelas suas competências técnicas e currículo e dispensados por falta ou desconhecimento de algumas habilidades interpessoais, digamos assim. Atualmente conhecidas e anunciadas como SoftSkills, a necessidade dessas habilidades no meio profissional e social não é algo novo. Afinal, a todo instante estamos, seja presencialmente ou no mundo digital, nos relacionando com outras pessoas. Você já parou para pensar nisso?

Soft Skills

Resumidamente, SoftSkills são habilidades comportamentais que nos tornam profissionais ou pessoas mais produtivas; nos ajuda a manter e criar relacionamentos mais estáveis e saudáveis; e a lidar com situações de conflito e pressão. Não é uma ou outra especificamente que vai fazer a diferença, mas sim, o conjunto de algumas dessas habilidades, é o que pode propiciar transformações culturais relevantes.

No atual cenário em que vivemos, essas habilidades estão em evidência e no radar das empresas na hora do recrutamento e seleção de seus profissionais. Assim, o que o profissional deve buscar antes de participar de processos seletivos é se antecipar, buscar requalificação e se adaptar as novas funções disponíveis. Isso também vale para gestores e líderes. Estes têm uma enorme responsabilidade e papel transformador, pois devem aprender a incentivar, envolver e motivar seus colaboradores e equipes, ainda mais quando o trabalho é realizado de forma virtual e remota. Elencamos algumas dessas habilidades. Vamos conferir?

Adaptabilidade

Da noite para o dia as empresas tiveram que mudar o modo como realizavam seus trabalhos. Lojas se tornaram virtuais, empresas nasceram 100% digitais, e as pessoas tiveram que acompanhar e adaptar-se a essas mudanças, no papel de trabalhadores ou na forma como consumiam produtos e serviços. Essa flexibilidade força as pessoas e empresas a estarem em constante evolução e atualização.

Inteligência Emocional

Saber o que devemos fazer, como e quando, é essencial nesse momento. É inegável que o mundo está cada vez mais automatizado, em relação a seus processos e atividades do dia a dia. É necessário não só acompanharmos toda essa transformação, mas também fazermos parte dela. Você que saber como? Eu te digo: através da autoavaliação, definição de objetivos e muita dedicação. O momento é agora! E para não se perder diante de obstáculos e imprevistos, devemos buscar maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Negociação

A todo instante estamos lidando com pessoas e negociando acordos, nos mais diversos segmentos profissionais e em nossas relações interpessoais. Por vezes temos que ter a habilidade de persuadir e conseguir acordos. É muito importante saber lidar com as mais diversas opiniões e pontos de vista a fim de solucionar impasses ou alguma situação mais delicada, e assim reduzir o impacto que possa vir a causar.

Coordenação e Gestão de Pessoas

Ter facilidade ao trabalhar em equipe é crucial para o profissional e para o sucesso do negócio. Isso deixa a gestão de pessoas em destaque, pois com equipes (pessoas) motivadas temos maior produtividade e consequentemente maior desempenho do negócio, o que pode trazer bons resultados.

Empatia

Essa é uma das habilidades mais valorizadas no momento atual (Pandemia), pois diz respeito a não apenas ver com os olhos do outro, mas sim, realmente estar no lugar do próximo. A empatia pode ser praticada independente de posição que se ocupa: um líder em relação ao seu subordinado ou uma empresa em relação a quem consome seus produtos ou serviços. Além do mais, essa pratica é uma excelente forma de se aproximar dos integrantes da sua equipe ou colegas de trabalho.

Liderança

Trata-se da capacidade não somente de liderar equipes, mas também, é saber inspirar seus pares, orientando e buscando formas de se fazer sempre o melhor. Como consta no Scrum Guide: “É um líder servidor.”

Pois bem, não esgotando o assunto, essas são algumas das habilidades que devemos procurar a todo instante, colocar em prática em nossos ofícios. Como dito inicialmente, não é um assunto novo, mas que ganhou maior destaque nos últimos anos e vem sendo levado bastante em consideração na hora das entrevistas, seleção e manutenção de emprego. O ideal é procurar se adquirir ou aprimorar essas habilidades, o que pode se tornar um diferencial em sua carreira de trabalho.

Para saber mais, ouça a Rádio Carreiras TI. Acompanhe o programa “Direto ao Ponto” que vai ao ar todas as quartas a partir das 18h, e conta com a presença de profissionais dos mais diversos ramos da Tecnologia da Informação.

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Ew Sistemas TI.