A grande variedade de tecnologias propicia desafios relativos qual framework escolher para se adequar ao um projeto desejado. Neste artigo veremos alguns dos principais frameworks CSS do mercado e suas características.

Por que usar frameworks CCS?

  • Acelera o desenvolvimento;
  • Padrões de design da web;
  • Otimiza os fluxos de trabalho de estilização mais produtivo, limpo e sustentável.

Além disso, eles são estruturados para uso em situações comuns, como configuração de navbars, e muitas vezes são ampliados por outras tecnologias, como SASS e JavaScript. Os frameworks CSS economiza tempo, pois não precisa começar do zero.

O que é Bootstrap?

Figura 1. Bootstrap. Fonte: https://getbootstrap.com.br/

 O Bootstrap é um framework front-end gratuito com código-aberto para desenvolvimento HTML, CSS e JS. O Bootstrap possui uma arquitetura de arquivos bem organizada e traz boas práticas para o front-end.

Ele contém templates baseados em HTML e CSS e permite organizar o layout de um site e mobile muito mais rápido. Por exemplo, sistema de grades, navegação, imagens, botões e navegação.

Vantagens:

  • Biblioteca de componentes: Uma das principais características é o fato de possuir um conjunto de componentes extenso, como ícones, caixas de texto, painéis, cores em links;
  • Responsividade: Além de padronizar uma série de parâmetros, o Bootstrap é uma das formas mais fáceis de deixar um site responsivo. Possui um sistema de layout 100% responsivo, capaz de manter a página completamente responsiva em diferentes dispositivos e resoluções;
  • Documentação e comunidade: Por ter uma documentação sempre atualizada e de fácil acesso, tirar dúvidas da ferramenta é extremamente fácil. Possui uma documentação bem completa e acessível, por estar no mercado desde 2010, o Bootstrap possui uma comunidade muito grande e ativa, sempre evoluindo o framework;
  • Reuso de código: Como o Bootstrap entrega uma gama muito grande de componentes pré-prontos, se torna muito mais fácil lidar com questões como reusabilidade de código. Permite que menos código possa ser escrito, já que ele entrega uma série de formatações visuais prontas. A única necessidade do desenvolvedor é saber qual a classe ele deve chamar.


Desvantagens:

  • Todas aplicações que usam o Bootstrap acabam tendo a mesma identidade, isso faz com que você não se destaque no meio de várias interfaces praticamente iguais.
  • Excesso de padronização de componentes pré-prontos é extensa e atende a praticamente todos os cenários no que diz respeito ao desenvolvimento de páginas web responsivas.

Algumas informações adicionais:

Versão atual: 4.1.3

Licença: MIT

O que é MaterializeCSS?

Figura 2. MaterializeCSS. Fonte: https://materializecss.com/

O Materialize é um framework front-end responsivo com base no material design com coleções de componentes. Ele totalmente resposivo e tem como intuito de unificar a experiência do usuário na usabilidade dos seus softwares seja em um mobile e web. É fácil de aprender, pois é fornecida uma excelente documentação e ainda possui bastante recursos visuais, se comparando a outros frameworks.

Vantagens:

Biblioteca de componentes: disponibiliza muitos componentes de cards, grid, botões, navegação e muitos outros recursos adicionais e uma variedade de plug-ins.

Documentação e comunidade: A documentação do Materialize é muito abrangente e muito fácil de começar.

Desvantagens:

  • Não é flexível o suficiente para utilizar em algumas situações;
  • Grande/pesado

Algumas informações adicionais:

Versão atual: 1.0.0

Licença: MIT

Frameworks mais utilizados para desenvolvimentos Web:

  • Bootstrap: https://getbootstrap.com/
  • Bulma: https://bulma.io/
  • Foudation: https://get.foundation/
  • Materialize: https://materializecss.com/
  • Material-UI: https://material-ui.com/pt/#/
  • Pure: https://purecss.io/
  • Semanti UI: https://semantic-ui.com/ 
  • Tailwind CSS: https://tailwindcss.com/

Conclusão

Os frameworks CSS possui muitos recursos e uma variedade de componentes que auxilia muito no desenvolvimento do front-end, fazendo-o ter muita produtividade.

Dessa forma, a escolha cabe a partir da necessidade de cada projeto e desenvolvedor.

Referências

Boostrap. Disponível em: https://getbootstrap.com.br/. Acesso em 20 jul.

2021.

Bulma. Disponível em: https://bulma.io/. Acesso em 20 jul. 2021.

Foudation. Disponível em: https://get.foundation/. Acesso em 20 jul. 2021.

Materialize. Disponível em: https://materializecss.com/. Acesso em 20 jul. 2021.

Material-UI. Disponível em: https://materializecss.com/. Acesso em 20 jul. 2021.

Pure. Disponível em: https://purecss.io/. Acesso em 20 jul. 2021.

Semanti UI. Disponível em: https://semantic-ui.com/. Acesso em 20 jul. 2021.

Tailwind CSS. Disponível em: https://tailwindcss.com/. Acesso em 20 jul. 2021.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.