O que é Kanban?
Kanban é um sistema visual de gestão de fluxo de trabalho que ajuda as empresas a melhorar sua eficiência operacional. Ele se baseia em uma série de princípios e práticas para tornar o trabalho visível, limitar o trabalho em andamento, gerenciar o fluxo, explicitar as políticas de processo, implementar mecanismos de feedback e melhorar de forma colaborativa.
Princípios:
Comece com o que você faz agora.
Concorde em buscar uma mudança incremental e evolutiva.
Inicialmente, respeite os processos, funções, responsabilidades e cargos atuais.
Incentive a liderança em todos os níveis nas organizações.
Práticas:
Torne o trabalho visível.
Limite o trabalho em andamento (WIP).
Gerencie o fluxo.
Torne as políticas de processo explícitas.
Implemente mecanismos de feedback.
Melhore de forma colaborativa (usando modelos).
Níveis de Voo do Kanban (Klaus Leopold):
Kanban não é um método ágil, mas pode ser usado para melhorar a agilidade das empresas. Os níveis de voo do Kanban são uma ferramenta de comunicação que mostra as possibilidades de uso do Kanban e ajuda a esclarecer por onde começar.
NÍVEL DE VOO 1: NÍVEL OPERACIONAL
Vamos começar mais perto do chão. O primeiro Nível de Voo pertence às equipas que cumprem o trabalho diário. Uma equipe pode se otimizar, ou melhor, pode otimizar seu fluxo de trabalho individual implementando quatro ações essenciais:
- Eles visualizam seu trabalho.
- Eles usam WIP-Limits.
- Eles integram ciclos de feedback de rotina, como medições, levantamentos diários ou retrospectivas em seu processo.
- Eles determinam melhorias por meio desses ciclos de feedback e as implementam.
O método que uma equipe usa para desenvolver um produto ou fornecer um serviço — ágil ou qualquer outro — é completamente irrelevante porque o modelo Flight Level funciona independentemente de qualquer método específico. A fim de gerar valor para o cliente, esses sistemas individuais normalmente devem cooperar de alguma forma. Se você ignorar esse fato e focar apenas na otimização de equipes individuais, surge o risco de subotimização. A razão para isso são as dependências entre as equipes: sempre haverá algumas dependências que não podem ser resolvidas. Essas dependências precisam ser gerenciadas no Flight Level 2.
NÍVEL DE VOO 2: COORDENAÇÃO
Com o Flight Level 2, diminuímos o zoom do nível da equipe para visualizar o fluxo de valor, que é a forma como um determinado produto é criado ou o serviço é atendido. O foco no Flight Level 2 está na coordenação de ponta a ponta, da ideia à realidade, atividades geradoras de valor. No Flight Level 2, as interações entre as equipes são otimizadas.
Importante: Flight Level 1 e Flight Level 2 devem se comunicar entre si. É por isso que no Flight Level 2, em termos de otimização da colaboração em um fluxo de valor, usamos o mesmo que é usado no nível de equipe:
- O trabalho será visualizado.
- Limites de WIP serão utilizados.
- Existem ciclos de feedback de rotina, como Standups e Retrospectivas com os representantes da equipe.
- As melhorias são derivadas e implementadas a partir do que é aprendido nos ciclos de feedback.
VOO NÍVEL 3: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO
Nesse nível, uma das questões mais importantes a serem respondidas é: Quanto trabalho pode ser sustentado na organização e o trabalho está alinhado com a estratégia? Nesse nível de vôo, trata-se de escolher e combinar com sabedoria iniciativas estratégicas, projetos e produtos a serem desenvolvidos, reconhecendo dependências e otimizando o fluxo na cadeia de criação de valor com base nos recursos reais disponíveis. Recomenda-se que a estratégia geral da empresa e as estratégias de apoio, como as dos vários locais, estejam claramente visíveis no quadro Flight Level 3.
O modelo Flight Level não é um modelo organizacional nem um modelo de maturidade – o Flight Level 3 não é três vezes melhor ou mais importante que o Flight Level 1. Os Flight Levels são uma ferramenta para ajudá-lo a pensar e se comunicar e devem simplesmente torná-lo consciente em que alavancagem de nível (e não no sentido hierárquico) está disponível para resolver um problema. Cada nível de voo tem um foco diferente:
- No Flight Level 3, o foco é priorizar os próximos projetos e iniciativas de acordo com a direção estratégica da empresa.
- No Flight Level 2, o foco é dividir os projetos e iniciativas escolhidos em partes acionáveis e coordenar o trabalho com as unidades operacionais participantes.
- No Flight Level 1, as equipes envolvidas no trabalho operacional separam as tarefas do projeto/iniciativa em pacotes menores e se concentram em entregá-los.
De um modo geral, pode-se dizer que: Quanto maior o Nível de Voo, maior o efeito de alavancagem. Se existe a possibilidade de iniciar uma transformação ágil no Flight Level 3, você deve fazê-lo.
REFERÊNCIAS
Flight Level. Disponível em: https://www.flightlevels.io/ Acesso em 03/04/2023.
Medium. Disponível: https://medium.com/@jcalvopascua/flight-levels-of-kanban-klaus-leopold-377487d377f2 Acesso em: 03/04/2023
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