Você se apresenta como Front-end Developer. O que faz um Front-end Developer?
O Front-end Developer é o profissional de TI responsável por toda a parte de interface e design de uma página web que deve ser convertida para código. A conversão dessas requisições se dá através das linguagens de programação, Html, Css e Javascript. Outras tecnologias podem ser inseridas no projeto. Tudo depende da necessidade do cliente.
Fale um pouco sobre sua formação e por que escolheu a área de desenvolvimento para a web.
A formação na área ampliou minha visão e me deu foco para me especializar em Frontend.
Sempre fui fascinado por tecnologia. Sempre quis saber como era o processo de criação de páginas web, o design, cores, lógica de requisições e sua iteração com o usuário.
3) Em quais linguagens de programação você se especializou?
HTML, CSS e JAVASCRIPT
4) Conte sua experiência de aprendizado na Comunidade Educacional de Desenvolvedores de Software DIO.
A comunidade DIO é incrível. Os projetos, os bootcamps e as trilhas de sucesso são sensacionais. O aluno é orientado e direcionado a fazer o que realmente importa para acelerar a carreira e ampliar a network com empresas parceiras.
5) Como os aprendizados do ensino superior lhe ajudaram para trabalhar na área de TI?
O ensino superior nos mostra a realidade do mercado e os desafios que iremos enfrentar. Sem essa visão do mercado eu teria muitas dificuldades em ingressar na área.
6) Você fez uma transição de carreira na área de tecnologia passando de Analista de Suporte para Desenvolvedor Front End. Como ocorreu esse processo?
Fiz um curso de fim de semana e os envolvidos ensinavam de forma descontraída a criação de uma página web interativa (com tela de opções de personagens da Marvel). Ao ver que fiz o projeto num fim de semana e nem vi o tempo passar, vi que estava na área errada (Suporte). Decidi que iria migrar para a área de Front End.
7) A pandemia do Covid-19 trouxe relevância ao trabalho remoto. Como foi sua experiência com o trabalho remoto?
Sim, a pandemia mostrou para as empresas que é possível economizar bastante e ter, muitas vezes, o mesmo desempenho que existe no trabalho presencial. Os funcionários ganharam tempo ao deixar o carro na garagem e anularam o estresse do trânsito. Minha qualidade de vida melhorou bastante.
8) A procura por profissionais de tecnologia continua em alta. Há demandas por desenvolvedores de software em várias partes do mundo. Você já considerou trabalhar remota ou presencialmente para uma empresa no exterior?
É um sonho ser cotado para trabalhar fora do Brasil, levando em consideração a qualidade de vida, cultura e aprendizado. Estou aberto para as oportunidades remotas ou presenciais.
9) Tem algum desafio profissional que você enfrentou em sua carreira que gosta de lembrar, como superação pessoal e profissional?
Para realizar a transição de carreira é necessário sair da zona de conforto. É renunciar ao fim de semana, é estudar até às 3:00hrs da manhã e ir trabalhar às 7:00hrs, não existe conto de fadas…
Mas é sublime ver que sou capaz de ir muito além quando retiro as desculpas do meu vocabulário.
10) Quais são seus objetivos profissionais para o ano de 2023?
Em 2023 quero me capacitar e conquistar o posto de Desenvolvedor Front End Sênior.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.