1.Qual sua formação?
Sou mestranda em Engenharia de Software pelo curso de Computação Aplicada da UnB – Universidade de Brasília. Especialista em Engenharia de Software pela UCB – Universidade Católica de Brasília. Atuo há 16 anos na área de TI. Executei atividades de Desenvolvimento de Software, Gestão de Configuração, Gerenciamento de Projetos de Software, Qualidade de Software e Gestão de Contrato de Fábrica de Software. Atualmente atuo com a Qualidade de Software e Gestão de Contrato em órgão público federal.
2. Quais atividades você desempenha profissionalmente?
Atualmente atuo com a Qualidade de Software e a Gestão do Contrato da Fábrica de software.
No seu curso de Mestrado qual área é objetivo do seu trabalho de Dissertação?
No meu trabalho o tem é Gamification
3. O que é Gamification?
Gamification/gamificação, de forma simplória, é o uso de técnicas ou mecânicas de jogos em atividades que não são jogos com o objetivo de engajar e motivar as pessoas na realização das atividades.
4. Como surgiu a Gamificação?
A gamificação sempre existiu implicitamente no mundo dos jogos. Porém, ela surgiu de verdade em meados de 2008 através das mídias digitais. A partir de então, começou a ser introduzida em eventos e atividades em geral que envolvem pessoas, engajamento e motivação.
5. Como a Gamificação pode ser utilizada no processo de desenvolvimento de sistemas?
Como dito anteriormente, a gamificação tem o objetivo de motivar e engajar as pessoas na realização das atividades. Logo, para praticamente todas as atividades que envolvem pessoas e elas precisam estar motivadas, participativas e colaborativas a gamificação como ser aplicada.
Temos muito o uso de técnicas soltas aplicadas a atividades sendo tratadas como gamificação. Porém, o mais adequado é o uso de um modelo ou framework como por exmplo: 6D Framework, Processo de Gamificação de Cathie Marache-Francisco e Octalysis.
“Gartner (Gartner, 2012) prevê que, até 2014, 80% das gamificações existentes irão falhar devido a problemas de design, e a falha em um projeto de gamificação ocorre quando ele não atende aos objetivos de negócio planejados. Gartner (Gartner, 2012) diz que um desafio da gamificação para quem deseja aplicá-la é a falta de talentos de game design para trabalhar em projetos desse tipo. Isso faz com que o foco da gamificação fique restrito a elementos óbvios, como pontos e medalhas, ao invés de utilizar padrões mais elaborados de game design”
6. Você poderia citar grandes projetos que utilizaram essa metodologia?
A gamificação está presente em todas as redes sociais, na maioria dos aplicativos que utilizamos hoje em dia. Em diversos eventos que participamos.
Alguns exemplos que utilizam gamificação através do Framework Octalysis com as respectivas técnicas de jogos utilizadas:
Quais as principais vantagens do uso dessa metodologia?
Realização das atividades de forma descontraída. Engajamento e motivação das pessoas na realização das atividades. Muitas vezes também se tem uma certa empolgação das pessoas na realização das atividades.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.