Analista Desenvolvedor Sênior Fullstack | .Net | C# | Angular
Com mais de 15 anos de experiencia em soluções Microsoft Tecnologo em Banco de Dados
- Fale um pouco sobre sua trajetória profissional?
Iniciei minha carreira há 15 anos atrás desenvolvendo aplicativos para desktop, pouco tempo depois migrei para apps web, já atuei com diversas linguagens no decorrer da minha estória e hoje atualmente atuo como desenvolvedor fullstack.
- Conte-nos o que é um desenvolvedor fullstack?
Um desenvolvedor fullstack tem a habilidade de trabalhar tanto no frontend usando tecnologias como html, css, Javascript, angular, entre outras, e também no backend como em meu caso com .net core, rest apis, etc..
- quais dicas você pode dar para quem está iniciando sua carreira como desenvolvedor?
Primeiramente ter persistência, disciplina, dedicação, sobretudo, não acreditar nesses influenciadores digitais que prometem cursos mirabolantes para te tornar desenvolvedor da noite para o dia, está área exige que você tenha disposição para aprender constantemente.
Lembro de um vídeo do Fabio Akita que falava sobre isso, nem todo mundo nasceu para ser médico, e a carreira de programador é a mesma coisa, você precisa fazer uma auto-reflexão.
Independente de linguagem de programação, observe as melhoras praticas de programação, isso fara com que você seja um desenvolvedor de alta performance.
Estude sobre Solid, Padrões de projeto, Segurança, faça teste unitários em sua aplicação e sempre se mantenha atualizado sobre as tendências e as novas tecnologias no campo da programação.
- Você falou sobre Solid, do que se trata?
São conceitos introduzidos por Robert C.Martin para se ter um código orientado a objetos de alta qualidade e bem estruturado, cada letra SOLID corresponde a um principio, um dos princípios mais conhecidos letra S (Single Responsibilty Principle – SRP) ou seja, principio da responsabilidade Única, este principio fala que uma classe teve ter um objetivo único, deseja forma, ajuda a manter o código mais coeso e fácil de entender.
5 E o que é padrões de projeto?
Padrões de projeto, também conhecidos como Design Patterns em inglês, são soluções comprovadas e reutilizáveis para problemas comuns que surgem no design de software. Eles representam as melhores práticas de projeto acumuladas ao longo do tempo pela comunidade de desenvolvedores de software e fornecem uma abordagem para resolver problemas de forma eficaz e eficiente.
Existem diversos tipos de padrões de projeto e ao longo da minha carreira tive a oportunidade de implementar alguns deles.
6 Cite algum padrão de projeto que você implementou recentemente?
No inicio do ano atuei num projeto de processamento de planilhas onde utilizei o padrão de projeto chamado Strategy, para cada modelo de planilha determinei uma classe responsável deixando uma interface única para todas as classes, este padrão evita a utilização de IFs, melhorando a leitura do código e também seu processamento.
Outro beneficio deste padrão de projeto é que se sugir um novo modelo de planilha pasta criar uma nova classe com esta responsabilidade.
7. Como você se mantem atualizado ?
Hoje em dia temos muito material on-line e de graça, sempre canais no youtube de algumas pessoas que tenho como referências exemplo Fabio Akita, ele possui uma diversidade grande de vídeos, e também tenho assinaturas de escolas como Alura, além de livros sobre conceitos, como por exemplo Implementado Domain-Driven Design de Vaughn Vernon.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.