1 – Qual sua formação?
Sou formado em Sistemas de Informação pela Facnet, Anhanguera. Me formei em 2015, inclusive fui um de seus alunos! Tive o prazer durante algumas aulas ser direcionado com mais capacidade para o mundo do design, onde tive contato com papéis diferentes na área até chegar ao UX.
2 – Como descobriu que era sua área?
Lembro que durante a faculdade eu comecei a me dirigir mais para o front-end, que era a parte que tinha mais contato com o usuário. Prezando com organização, harmonia de cores e facilidades nos produtos que eram desenvolvidos. Quando parei para perceber eu já estava atuando como UX e nem tinha percebido.
3 – Qual foi seu primeiro contato com a profissão?
Tive o privilégio de estagiar no Banco do Brasil em um cargo chamado “Desenvolvedor de Prototipagem de Canais Digitais” o que foi um pouco confuso pois meu gerente queria que eu fizesse alguns protótipos diretamente em HTML e CSS, ele mesmo resolveu revisar nosso processo e eventualmente usar ferramentas de prototipagem. Ficou mais fácil a criação porque não era direcionado a código ainda.
4 – Qual foi o seu maior desafio na carreira?
Terminado o contrato com o banco, fui em algumas empresas e queria implementar esse processo de criação e verificação com os usuários, foi muito difícil porque alguns chefes e gestores não tinham maturidade ou até mesmo não sabiam qual era o papel mesmo de um UX. Aplicar e mostrar o diferencial foi bem difícil.
5 – E atualmente como está o mercado?
Cara, fico muito feliz pelo que está acontecendo e como a profissão UX cresceu tanto! Dê uma olhada rápida no Linkedin e veja que existem milhares de vagas de todos os modelos presenciais, remoto, híbridos e em vários países. Acredito que as empresas finalmente tiveram a visão que para um produto ser efetivo o usuário tem que estar no centro disso.
6 – Como me tornar um UX?
Você não precisa de formação especializada em TI ou qualquer área de design para desempenhar esse papel, algumas áreas de comunicação e até psicólogos migram para UX. Parte da compreensão do usuário vem da comunicação profunda, comportamento humano, criatividade e principalmente paciência.
7 – Como o UX pode beneficiar em um projeto digital?
Quando você entra em algum site ou aplicativo e passa muito tempo nele para resolver algo, talvez seja um sinal que não esteja bem definido, consequentemente perdendo vendas, cadastros etc. Ter uma solução mais bem centralizada com usuário vai gerar mais vendas, cadastros, retorno e indicações. Nós ajudamos esse cenário acontecer.
8 – O que o UX avalia em um projeto digital?
Alguns elementos básicos dizem muito sobre o produto, e se vai ter sucesso ou não. São eles: usabilidade, arquitetura da informação, interação e acessibilidade. Tendo esses processos bem definidos podemos dizer que o produto está no caminho no certo.
9 – Qual a referência de leitura para quem está iniciando em UX ?
Cara, leia Nielsen. Tem vários vídeos pela internet dando a introdução sobre o “pensar”, o cara e simplesmente o pai da usabilidade! Que discorda de Nielsen bom designer não é! Livros introdutórios como: Não me deixe pensar, Design centrado no usuário e Design do dia a dia são boas escolhas para começar!
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Ew Sistemas TI.