1.Fale um pouco sobre sua formação e porque escolheu a área de desenvolvimento para a web.
Sou formado em Ciência da Computação, me formei aos 22 anos e enfrentei alguns obstáculos que fizeram muita diferença para ser o que sou hoje. Antes de escolher a área que seguiria fui vendo o que tinha mais facilidade de aprendizado e o que mais me trazia felicidade.
Levei um tempo até descobrir qual caminho percorreria, mas graças a alguns profissionais na área que fui conhecendo ao longo da minha jornada, fui percebendo qual caminho queria trilhar para minha vida e seguir e foi assim que escolhi a área de desenvolvimento web.
A sensação de criar algo é surpreendente, cada página criada e uma realização e aprendizado no que posso melhorar.
2. Recentemente você compartilhou seu portfólio no LinkedIN apresentando seus conhecimentos em HTML, CSS, Javascript, React, Swift e NodeJS. Como foi seu aprendizado dessas linguagens e ambientes de desenvolvimento?
Meu aprendizado nessas linguagens foi bem difícil não minto, tive que me esforçar muito.
Foram vários dias lutando para pode compreender e aplicar o que estudava, mas fui no meu ritmo criando um cronograma bem elaborado de estudos para seguir, não me distraindo e utilizando a “técnica de pomodoro”.
A linguagem que tive mais dificuldade de aprender foi Javascript, várias vezes pensei em desistir, mas sempre que pensava em desistir lia um papel escrito por pessoa que me ama que fica ao lado do meu computador escrito “Você consegue, pode ser difícil mais acredito em ti mostre toda sua capacidade“.
3. Conte sua experiência de comunidade ao participar da Coding School Rocketseat.
Foi uma experiência incrível, muito do que aprendi foi graças à Rocketseat, fora a comunidade no Discord da Rocket que sempre me ajudou quando tinha algum impedimento ou dúvida.
As trilhas de React, React-native e Node deles são bem criadas e de fácil entendimento.
É um curso que vale muito a pena de fazer, recomendo a todos os cursos da Rocketseat.
4. O que aprendeu no ensino superior lhe capacitou aos desafios do primeiro emprego na área de TI?
Sim, muito do que aprendi na faculdade me ajudou a ter capacidade para assumir a minha primeira vaga na área de TI.
5. Após concluir a graduação, como foi assumir um cargo e trabalhar realmente na área de TI?
No começo tive insegurança, pois sentia medo de não conseguir dar conta, mas foi passando o tempo e a convivência com o pessoal vi que esse medo era sem necessidade, pois fazia parte de uma equipe e sabia que o que eu não soubesse ou tivesse dificuldade eles estenderiam a mão para me ajudar a solucionar o problema, cada vez mais adquiria mais experiência para exercer com maior qualidade o meu serviço.
6. A pandemia do Covid-19 colocou o trabalho remoto em evidência e muitas empresas migraram seus serviços para o ambiente online e precisaram recrutar profissionais para trabalhos remotos para posições que antes exigiam presença física no escritório. Como foi sua experiência com o trabalho remoto?
Minha experiência com trabalho remoto no começo foi um pouco difícil, pois acabava me distraindo fácil dentro de casa, mas ao longo do tempo fui me acostumando e criando formas de me concentrar e focar, arrumei todo meu ambiente de trabalho para não ter distrações.
7. O Brasil tem um déficit de cerca de 160 mil profissionais de tecnologia por ano. Ao mesmo tempo, muitos desenvolvedores de software estão de olho em oportunidades no exterior. Você já avaliou a possiblidade de trabalhar remotamente para uma empresa no exterior? Já pensou em trabalhar no exterior?
Já avaliei essa possibilidade, por isso um dos meus focos atualmente está sendo focar no inglês para pode ter a oportunidade de atuar remotamente em uma empresa no exterior. Meu objetivo é conseguir uma vaga de trabalho no exterior
8. Você apresentou em seu portfólio 3 projetos que desenvolveu: ToDo List, SavePass e GoFinances. O que lhe motivou a desenvolver esses aplicativos?
Desses 3 projetos citados, dois foram desenvolvidos em aulas ministradas pela Rocketseat que me deram muito conhecimento das tecnologias utilizadas no mercado atualmente e o aprendi durante as aulas apliquei no meu serviço atual.
Já o ToDo List o que motivou foi que precisava baixar um app para listar minhas tarefas do dia e na hora que entrei na loja pra baixar algum, pensei comigo mesmo porque não desenvolvo um para mim do jeito que eu quero e também vi como uma forma de treinar o que aprendi.
9. A Revista Carreiras TI deste mês aborda o tema “Seu conhecimento – seu negócio – Tenha uma mentalidade empresarial”. Você já avaliou a possibilidade de tornar seu conhecimento em um negócio?
Sim, várias vezes avaliei essa possibilidade, mas agora, vejo que preciso ganhar mais experiência e conhecimento para mais pra frente poder ter um negócio.
10 Que dicas você poderia sugerir para o leitor da Revista Carreiras TI que deseja entrar para a área de desenvolvimento de software para web?
Estude bastante, especialize-se em uma linguagem, aprenda inglês e tenha dedicação.
Pode ter certeza de que terá frutos todo seu esforço.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.