Já falamos sobre diversas profissões, inclusive sobre desenvolvedor hi-code e no-code. Agora a bola da vez é a profissão de desenvolvedor de aplicativos.
Essa profissão também é conhecida como desenvolvedor mobile e é responsável pelo desenvolvimento de aplicativos e recursos para dispositivos móveis.
Os aplicativos podem ou não parar nas lojas da Apple e Google. Porque o engenheiro Alex Russell e o designer Frances Berriman da Google em 2015 cunharam o termo PWA – Progressive Web App, traduzindo é o aplicativo progressivo web, sem precisar ir parar nas lojas conforme informado. “Há oportunidades também para desenvolvedores de aplicativos…”
O desenvolvedor de aplicativos não está livre de linguagens de programação, lógica, termos técnicos e etc.
Contudo, precisa ter todo este conhecimento que geralmente é aplicado também para o desenvolvedor web ou de desktop.
Portanto, não difere dos outros desenvolvedores. Só que utilizam algumas linguagens mais apropriadas na criação e desenvolvimento dos aplicativos.
Exemplo claro se for para a loja da Apple necessidade de alguns recursos e se for para a Google precisa de outros e assim por diante.
Para os aplicativos que vão para as lojas da Apple e da Google, costumamos chamá-los de aplicativos nativos. Porque o PWA como o próprio nome diz, reflete a uma aplicação web com responsividade, ou seja, para ser acessada de dispositivos móveis
e/ou computadores, tablets etc.
Desta forma não é necessário colocar o aplicativo PWA nas lojas. E quanto aos ganhos? Quanto ganha este tipo de profissional? Para o profissional ou estudante do curso superior na área de TI, o valor pode chegar na casa dos R$ 2.000,00. Após formar e com vasta experiência este número chega fácil a casa dos 12k.
O perfil do profissional além de todo o conhecimento o mesmo precisa desenvolver habilidades e competências técnicas que nós conhecemos por hard skill.
Vale lembrar que o nível técnico difere para qual loja o profissional irá desenvolver, se Apple (iOS) ou Google (Android).
Pode-se incluir as linguagens:
- Java;
- Android Studio;
- Android Swift;
- C#;
- .NET;
- ASP;
- Unity 3d;
- Volley;
- Node;
- Java script;
- etc.
A formação pode ser: - Engenharia de Software;
- Ciência da Computação,
- Segurança da Informação;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Segundo uma rápida pesquisa de mercado, este tipo de profissional é muito procurado pelas empresas e atualmente demandam diversas oportunidades de vagas, que não são preenchidas por falta de profissionais.
Aliás, há muito temos divulgado em nossas edições a grande dificuldade de conseguir profissionais altamente capacitados. Está difícil em encontrar profissionais sem qualificação quanto mais qualificado. A conta não está fechando e pelo visto não vai fechar, pelo menos para os próximos anos. As faculdade forma anualmente cerga de 46 mil profissionais, há uma carência de mais 70 mil profissionais.
Por isso as empresas estão se virando nos 30, estão migrando para a área de no-code e lowcode, tipo faz você mesmo. Veja reportagem na edição especial de setembro da Revista Carreiras TI.
Então, está decidido começar uma graduação ou tentar conhecimento sem uma faculdade?
Essa via de auto conhecimento sem cursar uma faculdade não é legal. Nós sabemos que as portas abrem com dificuldade no mercado de trabalho. Abrem com dificuldade para quem tem o curso superior na área, o que dizer de quem não tem? Praticamente ficam sem nenhuma oportunidade de tentar conseguir o tão sonhado emprego. Bom, seja lá o que você decidir, decida o que achar melhor, mas leve em consideração fazer uma faculdade e se você já está cursando ou já terminou, então aproveita a onda das oportunidades e entra para o mundo de desenvolvimento de aplicativos. Quantas pessoas na terra tem um celular? Será que vai acabar as vagas de desenvolvedor de aplicativos?
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.