Temos informado em todas as edições da Revista Carreiras TI como a Inteligência Emocional é tão importante para entender essa área tão fascinante. Não somente por ser fascinante, mas por causa de sua importância e relevância na vida de cada um de nós, ou seja, na sua vida e na minha.

Se você pudesse escolher você escolheria ter uma bomba atômica dentro de si prestes a explodir a qualquer momento? Queria ser ansioso ao ponto de suar as mãos e sentir o coração querer sair pela boca? Então queria ter uma crise do pânico em vez em quando só para ser diferente? Ah, você quer mesmo é estar deprimido? Não escolhemos ser assim e possuir estes atributos em nós o tempo todo. Só que todo este quadro apresentado pode surgir de uma hora para outra inconscientemente. Mesmo sem você querer, se não se cuidar pode apresentar em algum momento em sua vida pessoal e transbordar para a sua vida profissional, ou vice versa.

Por que é quase impossível conseguir controlar as emoções, os sentimentos e os impulsos? É isto que vamos te mostrar a partir desta edição.

É nesta força que vamos detalhar cada um dos pilares explicitados por Daniel Goleman, pesquisador, jornalista e com Doutorado em psicologia e é norte americano. Vamos tentar te ajudar a conseguir entender cada um dos pilares e assim você possa conseguir usufruir em êxito as habilidades propostas por Daniel Goleman.

O próprio título já é revelador, conhecer as próprias emoções. Sabemos que não é fácil. Contudo, não é impossível. Você precisa primeiro entender que nossos impulsos são mais rápido que o nosso racional. É o lado do cérebro que reage mais rápido do que o outro. Em cada momento que surge agimos sem raciocinar trazendo grande prejuízo para nós. Neste agir às vezes falamos coisas que não é para se dita naquela hora. Em outros momentos podemos agir sem medir as consequências trazendo grandes estragos em nossas vidas e muitas vezes nas pessoas que amamos.

É aqui que fazemos uma pausa para você entender. Se agimos nas emoções e às vezes é prejudicial. Então o que fazer para não agirmos assim? Conhecer as emoções e principalmente as suas emoções. Como você lida com determinadas situações, pensar muito antes de agir nestas situações. Por isto a importância de conhecermos a nós mesmas e conhecer os pilares da inteligência emocional.

Cada vez que você adquire conhecimento de suas emoções você não será pego de surpresa. Sempre irá analisar primeiro os fatos e só depois tomará as decisões necessárias para cada uma das situações. Na mesma via além de se conhecer você também estará preservando o próximo ou as pessoas próximas a você. Você não será pego de surpresa porque além de se conhecer melhor conhece os “gatilhos” que motivam a inteligência emocional.

Então se conheça melhor, saiba quem você realmente é, e como agir em casos extremos. Se conhecer, analisar suas emoções você saberá as ações necessárias para cada momento. Essa é o suprassumo da inteligência emocional. Contudo, não é da noite para o dia que você conseguirá entender melhor as emoções. É um trabalho que você conseguirá aprender durante sua vida. Por isto quanto mais cedo você entender e começar é melhor.

É um processo longo e gradual, você aos poucos irá conseguir conhecer e saberá agir em cada uma destas situações embaraçosas. Não queira apressar e pensar que já tem o controle emocional de suas emoções a partir de hoje.

Podemos então finalizar com essa informação que não é nenhum segredo, mas é um grande salto para quem quer conhecer as emoções e saber controlar sem agir por impulso. Aprenda a conhecer as próprias emoções e você será uma pessoa melhor a partir do dia que acontecer algo imprevisto que tire você do sério. Contudo, você saberá agir sem ser por impulso e agirá com calma e tranquilidade.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.