Um colaborador comprometido é aquele que trabalha com zelo e dedicação à empresa e acredita nos mesmos ideais e valores defendidos pela organização. O comprometimento é uma força extraordinária que faz com a pessoa levante da cama todos os dias e se entregue com entusiasmos às atividades diárias, sejam elas fáceis ou difíceis. Neste sentido, ele foca em buscar os melhores resultados para entregar a meta organizacional

A grande questão é: como encontrar esta pessoa no mercado de trabalho? Ela já entra na empresa com todo o comprometimento do qual estamos falando ou vai se comprometendo ao longo do tempo? Entendemos que nos primeiros momentos do colaborador na nova empresa sejam de pura motivação e interesse, mas de pouco comprometimento. O brilho nos olhos destes primeiros dias pode ser ofuscado se este colaborador não encontrar no ambiente de trabalho algo em que possa acreditar e querer desenvolver.

A boa receptividade dos colegas e a jornada de OnBoarding realizada pelo RH/Gestores da empresa são de suma importância para o início das atividades. Neste caso, cabe ao líder:

  • orientar e desenvolver atitudes que permitam ao novo colaborador usar todas as suas habilidades técnicas;
  • explicar como ele pode desempenhar o seu papel de forma tranquila e eficiente;
  • facilitar o entendimento sobre qual é a responsabilidade do novo integrante da equipe;
  • destravar todos os impedimentos iniciais que o colaborador possa ter.

A partir daí percebe-se um vínculo de confiança criado entre colaborador + equipe +empresa. O fato é que este vínculo precisa perdurar durante todo o tempo em que o colaborador integra a equipe. O responsável por manter e fazer este vínculo se tornar ainda mais forte é o líder.

É sabido que dúvidas vão continuar existindo, erros ainda serão cometidos e alguns pontos de insegurança podem surgir. Num ambiente onde se busca os culpados pelos erros, o amedrontamento se faz presente e em momentos futuros novas falhas podem ser encobertas. Erros encobertos crescem e produzem outros erros decorrentes, prejudicando toda a organização e armando uma bomba que a qualquer momento pode vir à tona. O bom líder não encobre o erro e, também, não expõe os erros do colaborador frente aos demais. Sua atitude deverá ser de aproveitar o momento de falha para corrigi-la e oportunizar ao colaborador aprendizado e melhoria. 

Outro ponto a considerar é que toda empresa tem sua forma de trabalho e regras estabelecidas. A experiência pregressa do novo colaborador não precisa ser desprezada. O gestor pode ouvi-lo, considerar suas sugestões e em momentos vindouros aproveitar esta contribuição de melhoria nos seus processos atuais. No entanto, é preciso entender que nem todas as sugestões cabem no cenário organizacional. 

Desta forma, quando acontece a verdadeira inclusão do colaborador, ele passa realmente a se comprometer com a empresa e entregar resultados animadores a ela; passa a andar com as próprias pernas, trabalhando com segurança, sem necessidade de que outra pessoa gerencie o seu trabalho. O líder que promove este efeito encorajador na sua equipe pode perceber os ganhos exponenciais e os efeitos que as atitudes de comprometimentos lhe proporcionam. 

Isto quer dizer que ter colaboradores comprometidos é natural quando isto faz parte da cultura da empresa. Pois é uma atitude desenvolvida através de ensinos, exemplos e de uma liderança motivadora.

Trabalhadores motivados e felizes são mais engajados e geram melhores resultados para a companhia.

Tudo depende de empatia e uma boa liderança. Equipes fortes tem líderes fortes.

Você se considera comprometido na sua equipe?

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By: Cíntia Simões / Jaine Garcia

Jaine Garcia Rodrigues Santos

Especialista em Gestão da Qualidade e Auditoria de Processos.

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