Essa pergunta pode parecer estranha se você não souber o significado do termo pitch

O termo “pitch” ou melhor, a expressão “elevator pitch” significa ter um argumento de “venda de elevador”.

Ficou na mesma?

Vamos simplificar. Um argumento de venda de elevador, também conhecido como discurso de elevador, é aquela conversa que você tem com alguém importante durante uma subida no elevador.

É uma conversa de 30 a 60 segundos. Neste curtíssimo diálogo você terá a breve, e talvez única, oportunidade de apresentar uma rápida sinopse de sua formação, experiência ou objetivos.

É um diálogo curto o suficiente para ser apresentado durante uma descida ou subida de elevador.

A conversa deve ser extremamente objetiva: sobre você, quem você é, o que faz e o que deseja fazer (se estiver procurando emprego ou deseja apresentar uma ideia a um investidor ou alguém importante).

Este “pitch“, ou melhor, breve apresentação, é uma maneira de compartilhar  experiências e credenciais de forma rápida e eficaz com pessoas que não conhecemos.

Se este célere discurso for feito da maneira certa ele ajudará a ter acesso às melhores conexões profissionais, de carreira e às raras oportunidades de negócio, de uma maneira convincente.

Um bom pitch pode ajudar a construir uma rede de relacionamento, a conseguir um emprego, a alavancar oportunidades de negócio ou ainda se conectar com novos colegas de trabalho.

Quando usar um pitch pessoal?

Se estiver procurando emprego, o pitch poderá ser usado em eventos de feiras de empregos, exposições de carreira e online com o resumo do currículo no LinkedIn ou com a biografia no Twitter, por exemplo.

Se estiver em busca de desenvolver a networking, pode-se usar o pitch para se apresentar e “falar sobre você” – de forma supercondensada.

Se estiver em busca “daquele contato”, investidor-anjo ou profissional referência em um setor, vá onde ele(ela) estiver.

Como usar um pitch pessoal?

Esta apresentação pessoal deve ser breve e ter no máximo entre 30 a 60 segundos.  

Não é necessário incluir todo o histórico de trabalho e objetivos de carreira.

O pitch deve ser uma breve recapitulação de quem você é e o que faz, de maneira persuasiva, mesmo sendo um discurso curto.

A apresentação deve ser atraente o suficiente para despertar o interesse do ouvinte por sua ideia, habilidades, experiência ou qualificações.

Algumas dicas específicas:

Seja positivo e flexível – Muitas vezes, você não está sendo entrevistado para uma posição específica quando apresentar seu pitch.

– Mostre ter a mente aberta e flexível.

– Não comece com as coisas que prefere não estar fazendo. (Não precisa contar que não quer viajar muito a trabalho).

Mencione seus objetivos. Não precisa ser muito específico. Um objetivo excessivamente direcionado não é útil, pois seu pitch será usado em muitas circunstâncias e com muitos tipos diferentes de pessoas.

Seja curto e direto. A conversa de elevador tem um único argumento de venda: você!

Certifique-se de que pode entregar sua mensagem em 60 segundos ou menos (normalmente são 40 segundos).

Não fuja do foco essencial. Diga quem você é, o que você faz e o que deseja alcançar.

Seja positivo e persuasivo. Seu tempo é limitado. Concentre-se no que você deseja fazer. Seja otimista e flexível.

Tenha um cartão de visitas pronto, na mão e ofereça-o no final da conversa como uma forma de continuar o diálogo. Se no cartão tiver o QR Code com o currículo do LinkedIn será um bônus!

Mantenha uma cópia eletrônica do currículo atualizado para poder compartilhar rapidamente, quando for o caso.

Exemplos de pitches que dão e darão certo:

– Me formei em Ciência da Computação,  tenho experiência como desenvolvedor para aplicativos móveis, tanto Android como IOS. Estou desenvolvendo um aplicativo para a revista Carreiras TI. Tenho projetos premiados.

– Tenho experiência de trabalho com cloud computing há cerca de 10 anos, em empresas de pequeno e médio porte. Se a sua empresa precisar de um técnico nessa área, conte comigo!

– Meu nome é Roberto, e depois de anos, trabalhando com equipamentos eletrônicos, estou abrindo meu próprio negócio na área de Internet das Coisas (IoT). Se você conhece algum projeto em andamento, me encaminhe!

– Meu nome é Silvia. Sou designer e crio ilustrações para sites e marcas. Minha paixão é criar maneiras criativas de expressar uma mensagem e desenhar ilustrações que as pessoas compartilhem nas redes sociais.

E por fim.

Pratique muito. Compartilhe seu pitch com um amigo, familiar ou grave-o, para ter a certeza de que a sua mensagem é clara e está direcionada aos alvos.

Veja estes exemplos no Youtube, para se inspirar como fazer seu pitch pessoal:

A equipe da Revista Carreiras TI lhe deseja sucesso ao formular o seu pitch pessoal!

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