No artigo da edição passada da Revista Carreiras TI foram apresentados alguns dos caminhos que os jovens têm para iniciar nas carreiras de TI.

Nesta edição vamos tratar de outra vertente: “Como profissionais de outras áreas não ligadas ou não vinculadas aos segmentos da Tecnologia da Informação podem migrar para a área técnica?”

Em primeiro lugar precisamos situar o ambiente e o momento em que vivemos atualmente.

As empresas estão lidando com processos, tecnologias e demandas da chamada “nova economia”, ou economia digital.

O ambiente de trabalho foi impactado por novos temas e termos, como inteligência artificial, transformação digital, big data, machine learning, internet das coisas, computação em nuvemUX, dentre outros.

Pode parecer desafiador e até mesmo assustador alguém de uma área diferente de TI se aventurar a encarar esses temas e assuntos “diferentes”. 

No entanto, mudar ou migrar para uma carreira na área de TI está ao alcance de todos, mesmo que isso pareça, inicialmente, um obstáculo intransponível.

Algumas considerações e possibilidades que podem ser levadas em conta:

  1. Ter o desejo: Qualquer pessoa que tenha o desejo de trabalhar ou conseguir um emprego no segmento da Tecnologia da Informação pode encontrar um que se adapte às suas habilidades, talentos ou interesses.
  2. Identificar uma paixão existente: Como posso conciliar minha FÉ – Foco e Energia – Para ajudar a resolver problemas? Para mostrar o lado criativo? Para criar e construir soluções? Para ajudar as pessoas? As respostas a essas perguntas podem ajudar a direcionar algumas possíveis áreas e opções de carreira. “Qual carreira das áreas de TI podem ser a melhor para mim?”.
  3. Usar as habilidades: É bem provável que muitas das habilidades pessoais que a pessoa já possua se apliquem à uma das muitas carreiras de TI. O número de carreiras, cargos ou empregos na área de TI é muito grande.  
  4. Fazer um planejamento: Para identificar a carreira ou o cargo certo pode-se considerar fazer um planejamento para adquirir experiência ou realizar treinamentos em uma área específica onde haja demanda por profissionais. Esse é um caminho interessante. 
  5. Buscar mentoria: A mentoria pode ajudar. O trabalho de um mentor com experiência em recolocação profissional e transição de carreiras pode ajudar a identificar o melhor caminho para realizar a mudança de carreira. Esse profissional poderá facilitar o processo de se relacionar com as pessoas certas e a definir as metas a serem alcançadas durante a aquisição de habilidades ou durante a procura empregos.
  6. Obter capacitação e treinamento: Muitos treinamentos e capacitações aderentes ao conhecimento que se possui, ou que se precisa complementar ou aprender algo novo podem ser encontrados em ferramentas e recursos MOOCs – Massive Open Online Courses – cursos online – desenvolvidos por diversas instituições, inclusive acadêmicas, que ajudam a desenvolver as habilidades desejadas na área de TI. Há milhares de vídeos com Tutoriais no Youtube, Webinars informativos e sobre tendências em tecnologia. Existem muitos recursos online para aprender o básico das linguagens de programação… Considere também cursar uma especialização. Há dezenas delas disponíveis na modalidade de Educação a Distância.
  7. Obter certificações: As certificações profissionais são um atalho ao emprego e dão credibilidade, porque a obtenção delas demonstra que o candidato está comprometido com o aprendizado continuado e seu crescimento pessoal e profissional. 

Uma coisa é certa, mesmo depois de entrar no segmento de TI será necessário continuar a aprimorar as habilidades. 

A TI evolui em uma velocidade impressionante e uma vez que se tenha um emprego na área, a busca por conhecimento, crescimento profissional e o desenvolvimento de novas habilidades será constante…

Os recursos de TI são essenciais à sobrevivência das empresas. Para se manterem competitivas e fornecerem os melhores produtos e serviços aos clientes, elas precisam usar a tecnologia em seu benefício.

A demanda por profissionais de TI treinados e especializados continuará alta por muitos anos, portanto, mantenha seu networking ativo e atualizado, porque: “As oportunidades não flutuam como as nuvens no céu. Elas estão ligadas às pessoas. Se você está procurando uma oportunidade, está realmente procurando uma pessoa.” (Ben Casnocha).

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.