Você acredita que o talento é suficiente para obter o sucesso? Pessoas de sucesso já nascem prontas?

Quero responder as perguntas acima, com base no que Carol Derek escreveu em seu livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”. Segundo Derek, existem dois tipos de mentalidades: fixa ou de crescimento.

Pessoas com mentalidade fixa acreditam que talento é tudo que se tem para alcançar o sucesso. A crença é de que os dons não são desenvolvidos, eles são natos. O atleta, o músico, o matemático, o poeta já vieram a este mundo com seu grau de inteligência e habilidades definidos. Não precisam se esforçar para alcançar grandes resultados. Quem tem mentalidade fixa crê que o esforço é sinal de fracasso. Que se precisar fazer algum esforço é sinal de que não tem talento. Podem pensar: “E se o esforço não for o suficiente?”. Neste ponto nasce o medo. E o medo é o grande bloqueador que apavora estas pessoas e as impede de se esforçar.

Já as pessoas com mentalidade de crescimento utilizam o medo como alavanca para o seu desenvolvimento. O medo é a mola propulsora que os desafiarão a sair do estado atual para o estado desejável. Pessoas com mentalidade de crescimento, não tem medo de falhar. Na verdade, elas aprendem com as falhas e ficam cada vez melhores. O esforço e a dedicação em aprender, os motivam a ir em busca de seus sonhos. Pessoas com mentalidade de crescimento não desistem facilmente.

Todos possuímos os dois tipos de mentalidade. Depende da área e do momento em que estejamos passando. O fato de nascermos com alguma habilidade não é determinante para o sucesso. Não significa que esta habilidade não possa ser melhorada. Nossos dons são como músculos imaginários, que precisam ser exercitados. Se não colocarmos em prática, acabam por atrofiar e perder a sua serventia.

Somos seres sociáveis. Isto significa de precisamos estar em sociedade, precisamos nos relacionar, precisamos estar juntos a outras pessoas. 

Tenho certeza de que você já viu ou conhece alguma história de pessoas que são inteligentes ao extremo ou que possuem alguma habilidade extraordinária, porém, não conseguem se relacionar. São tão introvertidas que são incapazes de trocar meia dúzia de palavras dentro da sua própria casa. Ou talvez, já tenha ouvido falar de casos de pessoas que são exímias oradoras e muito eloquentes, mas que não conseguem fazer operações matemáticas simples de cabeça. Isto significa que não temos todos os dons, não sabemos fazer tudo. Significa que várias habilidades precisam ser treinadas e aprendidas. Significa que não nascemos prontos e que precisamos praticar para nos tornar melhores.

Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos, sabia que era bom correndo em seus carros, mas que precisava se esforçar para ganhar os campeonatos. O verdadeiro campeão vai surgindo com o tempo, com seu esforço, com as horas que passa praticando, lendo, treinando e refinando suas ações. Será que ele não tinha medo de correr tão rápido? Claro que tinha! Mas ele aprendeu a como reagir e superar seus medos. Ele dizia que “Você pode perder se tentar, mas também só poderá ganhar tentando” (Ayrton Senna). A marca de um campeão está em VENCER quando tudo parece estar ao contrário para que isto aconteça.

Se você tem uma meta, um sonho. Se deseja conquistar um bom trabalho ou simplesmente só fazer bem feito sua atividade laboral, vai precisar se esforçar. Será necessário passar algumas horas lendo, repetindo e analisando os resultados já obtidos. Os neurônios, assim como os músculos, precisam ser estimulados para ficarem mais “fortes” e resistentes. Não existe fórmula mágica para o sucesso. 

Você é o agente de mudança da sua própria conquista. Não se pode ir a um supermercado e comprar talento. Talento é um produto inexistente nas prateleiras. Sabe por que? O talento é uma fabricação individual. Não está pronto, você precisa construí-lo.

O que você acredita é o que te move. Acredite em você! Acredite no potencial que você pode desenvolver. Tenha atitude e mexa-se. Independentemente do resultado, você já é um vencedor.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.