Você já se perguntou por que às vezes nossos pensamentos “brigam” com o nosso eu? Por que alguns estudantes e profissionais estão sempre lutando contra si mesmos? Por que pensamos o que não queremos e ainda por cima vivemos estes momentos? E quanto o fracasso vem antes do sucesso?
Eu sei, são muitas perguntas, mas você já deve em algum momento ter vivenciado “coisas” desse tipo. Algumas vezes e para algumas pessoas é mais frequente do que imaginamos. Não queremos viver desta forma, mas vivemos. Somos assim!
Então o que fazer? Eis a questão. Devemos começar por menos cobranças, muitas metas, muitos objetivos. É errado ter cobranças, metas e objetivos? De forma alguma, mas para algumas pessoas o fato de cobrança extrapola e atinge a autocobrança. As metas e objetivos são massacrantes e absurdas que ninguém conseguirá alcançar. Devemos começar por entender a autossabotagem.
A autossabotagem é mais comum do que imaginamos e queremos, e a autossabotagem na maioria das vezes é silenciosa. Uma vez instaurada, ela se manifesta de forma generalizada, atingindo a vida profissional, a vida de estudante e a vida pessoal do indivíduo.
Vamos lá então tentarmos entender um pouco deste fenômeno não desejado e não muito menos querido por nós. A autossabotagem tem um grande significado com diversos comportamentos que nós mesmos vamos criando, dificultando as coisas e assim nos impede de conseguirmos alcançar nossos objetivos. Não conseguimos realizar nada, nenhum projeto, sonhos, etc.
A autossabotagem inicia com pensamentos negativos, inconscientemente vamos agindo no sentido contrário às nossas vontades e/ou obrigações. Quando digo obrigações, é porque também é atrapalhado pelas nossas vontades e desejos opostos. Prejudicando ainda mais nosso equilíbrio e o nosso bem-estar.
Autossabotagem tem cura? Claro que tem e vamos analisar alguns pontos a seguir. Mas antes vamos falar um pouco mais sobre este terrível mal.
Autossabotagem: o próprio nome já define que em algum momento da vida, nós vamos passar por fases contendo a autossabotagem guiando nossos passos sempre contrário do que devemos ou queremos realizar.
Muitas vezes a autossabotagem inicia-se pelos pensamentos, alguns são imperceptíveis e assim vamos pensando que não vamos conseguir, que é muito difícil, etc. Alguns especialistas da área da Psicologia afirmam que entre 90% e 95% do tempo agimos em modo automático. E assim também são nossos pensamentos e ações. A forma de agir e pensar estão ligados e somos eternos criadores da autossabotagem.
Precisamos entender que a autossabotagem é nossa inimiga, e às vezes a inimiga número 1, totalmente indesejada, mas imperceptível, silenciosa. Como detectar? Como saber que sofro deste mal? Por que a autossabotagem além de ser involuntária, é também destrutiva e/ou punitiva. E o pior é que praticamos contra nós mesmos. Pode? É para arrebentar não é mesmo?
Alguns pontos importantes da autossabotagem:
- Metas absurdas;
- Pensamentos negativos;
- Comportamentos autodestrutivos;
- Sentimentos;
- Algum trauma;
- …
Como identificar a autossabotagem? Não é tão simples para a própria pessoa saber e dizer que tem autossabotagem. Contudo, seja realista e analise se você percebe estes pensamentos que não vai conseguir, que você é uma fraude, só vê o lado negativo de todas as coisas, etc. Se já desenvolveu a ansiedade, depressão e obesidade? A autossabotagem leva a pessoa a ter esses transtornos após um período de vivência com a autossabotagem. Se ainda não desenvolveu, mas você acha que está passando pela autossabotagem, então vamos acabar logo com ela antes que ela termine com a gente.
Alegre-se porque há cura para a autossabotagem. Portanto, comece logo a realizar o check list para resolver a autossabotagem e passar longe dela. Lembre-se que você é humano e com isso vai errar, vai cair, vai ser demitido, vai reprovar, vai se molhar na chuva, mas vai aprender que se errar, vai poder fazer novamente para acertar, se cair, vai levantar, se for demitido, vai procurar novas oportunidades e novos horizontes, se reprovar, faz a recuperação porque você vai passar, se não passar, faz a repescagem e se você se molhar é só se secar. Onde está o entendimento disso tudo? É o conhecimento que você é humano e os humanos erram muito, só que temos sempre oportunidades para acertos e reparos. Não somos máquinas, mas humanos.
Faça assim, ou pelo menos tente:
- Ver sempre o lado positivo das coisas (mesmo sabendo que é impossível);
- Não tenha medo de nada, muito menos de errar;
- Não adie tarefas importantes, mesmo que sejam simples demais;
- Não insista em ser autossuficiente;
- Não se compare a ninguém, as pessoas são diferentes e isso é muito legal;
- Tenha relacionamentos com os colegas, procure ser assertivo(a);
- Faça prática de se autoconhecer;
- Pense e analise se está indo pelo caminho certo;
Os pensamentos são seus e por isso você pode controlá-los conforme deve ser. Não caia em armadilhas da mente!
Não esqueça o mais importante: tenha sempre fé em Deus!
Prof. Ednewton de Vasconcelos
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.