No ano de 2022, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil registrou 423.217 acidentes de trabalho, sendo que desse volume total de acidentes de trabalho, 133.757 vítimas tiveram que se ausentar por mais de 15 dias para tratamento de saúde e 1.694 pessoas morreram no exercício de sua atividade profissional (Cipa & Incêndio, 2022).

Esse cenário aponta uma situação muito grave que o Brasil enfrenta na Segurança e Medicina do Trabalho, uma vez que a cada três acidentes no trabalho ocorridos nas empresas brasileiras, um necessita de afastamento do trabalho por mais de 15 dias, enquanto no mundo a média histórica é de um afastamento a cada 10 ocorrências de acidente de trabalho (Cipa & Incêndio, 2022).

Além disso, os gastos do INSS com a concessão de 2,5 milhões de benefícios acidentários, entre 2012 e 2021, ultrapassou a cifra de R$ 120 bilhões, o que equivaleu a mais de 469 milhões de dias de trabalho perdidos, durante esse período, somente em razão de acidentes de trabalho (Cipa & Incêndio, 2022).

Diante disso, as empresas brasileiras estão investindo em tecnologias para a prevenção dos acidentes de trabalho. A tecnologia permite maior segurança no trabalho, maior eficiência e melhor produtividade dos colaboradores na execução de suas atividades profissionais (Tecnologia na segurança…, 2022).

Nesse sentido, as tendências tecnológicas mais eficazes na segurança do trabalho e utilizadas usualmente pelas empresas brasileiras estão a Internet das Coisas, que é a capacidade de diferentes máquinas se conectarem à internet e com isso haver um monitoramento dos riscos na execução da máquina, além de formulação de relatórios de atividade e documentos que consigam mensurar com alta confiabilidade a necessidade de manutenção necessária nos maquinários, afim de evitar acidentes de trabalho (Tecnologia na segurança…, 2022).

Outra ferramenta tecnológica de grande utilidade nas empresas brasileiras para assegurar melhor eficiência na segurança e medicina do trabalho é a utilização de robôs e drones para execução de atividades com risco elevado de acidentes, sendo estas máquinas substitutas nesses casos, como na inspeção de locais tóxicos e insalubres em alta quantidade, além dos drones para utilização em inspeções de máquinas e instalação em grande altitude, assim, evitando que os trabalhos se submetam a riscos desnecessários, como subir em lugares altos ou de difícil acesso (Tecnologia na segurança…, 2022).

Além disso, há ferramentas de realidade virtual que podem ser utilizadas para treinamento e capacitação de profissionais sem submetê-los aos riscos em razão da inexperiência, podendo a realidade virtual simular situações práticas de atividade profissional, mas sem oferecer os riscos reais da execução de atividades sem a capacitação devida para operacionalização (Tecnologia na segurança…, 2022).

Portanto, a tecnologia se demonstra uma ferramenta eficaz no auxílio às empresas na manutenção da segurança e saúde de seus trabalhadores, de modo que o labor não se torne sinônimo de doenças e riscos, mas local de produção e eficiência funcional, proporcionando aos funcionários melhores condições de trabalhar e evitando maior custo das empresas e do INSS com acidentes de trabalho.

REFERÊNCIAS

CIPA & INCÊNDIO. Tecnologias ajudam na prevenção de acidentes de trabalho. Grupo Fieira Milano Brasil. São Paulo-SP. Publicado em 23 out. 2022. Disponível em: https://revistacipa.com.br/tecnologias-ajudam-na-prevencao-de-acidentes-de-trabalho/  Acesso em: 02 out. 2023.

Tecnologia na segurança do trabalho: quais as inovações tecnológicas? Sebrae. Publicado em 22 jul. 2022. Atualizado em 05 ago. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tecnologia-na-seguranca-do-trabalho-quais-as-inovacoes-tecnologicas,8a6d121fa1722810VgnVCM100000d701210aRCRD Acesso em: 02 out. 2023.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.