O ChatGPT foi lançado em 30 de novembro de 2022 e desde aquela data foi um frenesi na área de tecnologia e tem sido um verdadeiro sucesso em diferentes áreas e segmentos.
No mundo todo, profissionais de diversas áreas, desde a saúde, finanças, tecnologia, design, marketing e educação, vêm utilizando o ChatGPT para conhecer os poderosos recursos da IA disponíveis em poucos cliques.
Na área da saúde, os médicos (e leigos também) têm usado o ChatGPT para buscar respostas rápidas sobre alguns diagnósticos e tratamentos.
Um profissional da saúde (médico ou afins) pode usar o ChatGPT para buscar informações sobre um diagnóstico específico, como sintomas, causas e tratamentos comuns. Pode receber respostas instantâneas com base em uma análise de grandes conjuntos de dados médicos, como livros de medicina, artigos científicos e estudos clínicos. O ChatGPT também pode ajudar o pessoal da área de saúde a identificar possíveis interações medicamentosas e efeitos colaterais.
Empresários têm usado o ChatGPT para tentar conhecer as tendências passadas do mercado financeiro, as previsões futuras, o histórico de desempenho passado de empresas ou a opinião predominante de investidores em relação à uma empresa específica. Essas informações podem ajudá-los a tomar decisões mais informadas sobre suas estratégias de investimento.
Os educadores, encontraram no ChatGPT, um sensacional auxiliar para desenvolver os materiais de ensino, fazer planejamentos de aulas, elaborar questões de provas, gerar ideias criativas de atividades, dinâmicas etc.
Os profissionais de TI estão fascinados com as facilidades do ChatGPT no desenvolvimento e na correção de códigos de diversas linguagens de programação, gerando códigos mais eficientes e corrigindo os erros com mais rapidez.
Já os profissionais da área de design ficaram surpreendidos com a capacidade do ChatGPT para gerar ideias criativas e inspiradoras em tempo real, e ser utilizado como mais uma ferramenta para testar a usabilidade de designs em diferentes cenários e fazendo os ajustes em tempo real
Para o pessoal da área de marketing, o ChatGPT tem sido utilizado para gerar conteúdo personalizado para diferentes públicos, como fazer as descrições de produtos, materiais de campanha e anúncios criativos.
E para os estudantes?
Os alunos de diversos níveis acham que o ChatGPT é o “Santo Graal” para as respostas às suas pesquisas de trabalhos e atividades, graças à capacidade do chatbot de fornecer informações, nem sempre precisas, sobre uma ampla gama de assuntos.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um chatbot – um “assistente virtual” ou um “agente conversacional”. Ele é um conjunto de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), como as Redes Neurais Artificiais Recorrentes, Processamento de Linguagem Natural (PNL) e Aprendizado de Máquina (Machine Learning) com a capacidade de processar e compreender a linguagem natural para interagir com seres humanos e ainda de aprender a partir de exemplos fornecidos pelos usuários para melhorar sua capacidade de resposta e compreensão.
Como funciona um chatbot?
Os chatbots, de uma maneira geral, interagem com os seres humanos por meio de uma interface de conversação, como um formulário de chat. Essa tecnologia permite que os usuários possam se comunicar com a máquina por meio de mensagens de texto ou voz, de forma semelhante à realização de uma conversa com outro ser humano.
Atualmente, os chatbots têm sido usados em várias tarefas, como o serviço de suporte ao cliente, nas áreas de vendas, no atendimento médico e também na educação, dentre outras.
Como surgiu o ChatGPT?
O ChatGPT é um modelo de Rede Neural Artificial, desenvolvido pela OpenAI que utiliza as tecnologias de Inteligência Artificial para processar a linguagem natural.
É um conjunto de tecnologias treinado com um enorme conjunto de dados capaz de gerar respostas coerentes a partir de perguntas feitas em linguagem natural.
E o que é a OpenAI?
A OpenAI é uma empresa de tecnologia que foi fundada em 2015 por um grupo de empresários e pesquisadores, como Elon Musk, Sam Altman e Greg Brockman.
O objetivo da empresa era desenvolver Inteligência Artificial Avançada, de forma segura e responsável em diversos projetos, como jogos, robótica e o Processamento de Linguagem Natural.
O GPT (Generative Pre-trained Transformer) é um dos projetos mais relevantes feitos pela OpenAI. Ele contém uma série de Modelos de Linguagem Natural que foram treinados com grandes conjuntos de dados para gerar respostas em conversas.
Versões do GPT
– 1ª versão: GPT-1, com 117 milhões de parâmetros, lançada em 2018.
– 2ª versão: GPT-2, com 1,5 bilhão de parâmetros, lançada em 2019.
– 3ª versão: GPT-3, com 175 bilhões de parâmetros, lançada em 2020.
– ChatGPT, é um modelo de conversação, baseado no GPT-3 que permite que os usuários conversem com “uma Inteligência Artificial” em tempo real, lançado em 30 de novembro de 2022.
– 4ª versão: GPT-4, com a previsão de 1,6 trilhão de parâmetros, sem data definida de lançamento.
Principais Tecnologias de IA utilizadas pelo ChatGPT
Redes Neurais Artificiais
As Redes Neurais Artificiais (RNAs) são modelos matemáticos inspirados na estrutura e funcionamento do cérebro humano. Elas são compostas por camadas de neurônios artificiais, que recebem entradas, processam as informações e geram uma saída.
Funciona mais ou menos da seguinte forma: cada neurônio artificial recebe uma ou mais entradas e aplica uma função matemática para calcular um valor de saída. A saída do neurônio é transmitida para a próxima camada de neurônios, até que se chegue à camada final de saída.
As RNAs têm sido amplamente utilizadas com muito sucesso no Processamento de Linguagem Natural, no reconhecimento de fala, entre outras áreas de aplicação que manipulam grande quantidade de dados.
O ChatGPT possui uma arquitetura de uma Rede Neural Artificial do tipo Transformer – desenvolvida pelo Google em 2017 – considerada a RNA mais eficaz para o Processamento de Linguagem Natural.
O modelo Transformer é uma das arquiteturas de Redes Neurais Artificiais mais utilizadas para o PLN em diversas tarefas, como a tradução automática, a realização de resumos de textos, a geração de textos e o uso em chatbots.
Processamento de Linguagem Natural
O Processamento de Linguagem Natural (PNL) é um subcampo da IA voltado ao estudo e desenvolvimento de sistemas capazes de entender e produzir linguagem humana. O objetivo principal do PLN é permitir que os computadores possam processar, analisar, interpretar e gerar textos e fala de forma semelhante à dos seres humanos.
Aprendizado de Máquina (Machine Learning)
O Aprendizado de Máquina é outro campo da Inteligência Artificial que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos que permitem que os computadores aprendam a partir de dados, em vez de serem explicitamente programados. Esses algoritmos usam dados para identificar padrões e relações e, em seguida, usam esses padrões para tomar as decisões ou fazer as previsões em novos conjuntos de dados.
Uma das principais técnicas utilizadas pelo ChatGPT é o treinamento em grandes conjuntos de dados, que permite que o modelo aprenda a partir de uma grande quantidade de exemplos e gere respostas mais precisas e contextualizadas. Esses conjuntos de dados estão em sites da web, livros, artigos científicos, textos de livros, artigos gerais e outras fontes de informações, como a Wikipedia.
As fontes e os dados são obtidos por meio de parcerias com editoras, empresas que fornecem conteúdo digital, bibliotecas digitais e sites que disponibilizam conteúdo gratuitamente.
O modelo de Aprendizado de Máquina busca aprender a partir de livros especializados em áreas específicas, de literatura e também de livros populares.
Funcionamento do ChatGPT
O ChatGPT lida com a compreensão da linguagem natural usando uma abordagem baseada em um “modelo de linguagem”. Ele é treinado em grandes conjuntos de dados de texto para aprender a prever a próxima palavra em uma frase. Através desse treinamento, o ChatGPT aprende os padrões e as relações entre as palavras, permitindo que ele compreenda o significado de uma frase e gere respostas coerentes.
- Ao receber o texto de entrada pelo usuário, ele divide as palavras que a pessoa digita em pedaços chamados tokens para facilitar o processamento.
- Depois, ele transforma esses tokens em números para que o modelo da linguagem possa trabalhar com eles.
- Em seguida, o ChatGPT lê todo o texto, incluindo as coisas que ele já tenha aprendido anteriormente, para entender melhor o contexto e gerar uma resposta.
- Por fim, ele junta os tokens em uma resposta completa para que as pessoas possam entender.
Dessa forma, o ChatGPT pode responder às perguntas e conversar com as pessoas como se fosse uma pessoa de verdade.
Toda essa arquitetura complexa, combinada com o treinamento em grandes conjuntos de dados, permite ao ChatGPT gerar respostas contextualizadas e coerentes, tornando-o uma das ferramentas mais promissoras em Processamento de Linguagem Natural atualmente.
Concluindo…
O ChatGPT é uma das tecnologias mais avançadas e promissoras da atualidade, capaz de revolucionar a maneira como interagimos com as máquinas e, consequentemente, com o mundo.
A sua arquitetura de Aprendizado de Máquina e o Processamento de Linguagem Natural são tecnologias que permitem uma compreensão cada vez mais precisa e contextualizada da linguagem humana, o que pode ser aplicado em muitas áreas.
No entanto, o ChatGPT, como ferramenta de Inteligência Artificial enfrenta os desafios éticos e sociais que essa tecnologia pode trazer, como a possível substituição de trabalhos humanos e o uso adequado das informações extraídas e obtidas por ele.
Essas e outras discussões sobre essas questões vão além do uso do uso responsável e benéfico do ChatGPT e também deverão ter impacto sobre outras tecnologias de Inteligência Artificial.
O ChatGPT pelo ChatGPT…
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.