Nos anos de 1960, o canadense Marshall McLuhan criou o termo “Aldeia Global” para representar que o mundo estava ficando pequeno para todos os habitantes do planeta, diante das “novas” (de 1962) tecnologias da comunicação.

Realmente o mundo está cada vez mais próximo de todos. As fronteiras estão à distância de um “click”. Podemos usar essa metáfora para reconhecer que o processo de aprender pode ter uma perspectiva global e tornar-se um aspecto vital do desenvolvimento pessoal e de carreira por meio da escolha de Trilhas de Aprendizagem.

Vivemos uma época de sobrecarga de informações e é preciso colocar uma curadoria1 para filtrar o que é importante e que não tome o nosso tempo com o consumo de informação dispersa, irrelevante e cansativa. Como resposta a esse desafio, há uma “luz no fim do túnel”! Existem caminhos e atalhos que podem ajudar no desenvolvimento pessoal com rapidez e eficiência, por meio de soluções de aprendizagem inovadoras e aceleradas que se habilitam a preencher uma lacuna de habilidades (o famoso gap). Eles são conhecidos como “Trilhas de Aprendizagem”.

1 Processo que envolve a pesquisa, a seleção e compartilhamento de conteúdo e materiais relevantes sobre determinado assunto ou área de interesse.

As Trilhas de Aprendizagem são sequências de atividades de capacitação ou seleção de cursos interligados com a finalidade de obter um determinado conhecimento. Por meio delas, alunos e profissionais podem progredir, se desenvolver e dominar uma área do conhecimento ou determinado assunto ou programa, dentro de uma temática específica. Essas trilhas são formas de aprendizagem que se adaptam ao aluno e que oferecem flexibilidade aos estudos. Elas permitem aos alunos escolherem assuntos a serem estudados, em etapas planejadas e razoáveis, direcionados com a finalidade de nivelar o conhecimento em relação a um tópico ou assunto específico, sem trazer com ele, uma sobrecarga de informação. Há diferentes tipos de Trilhas de Aprendizagem e qualquer um pode criar sua trilha ou caminho de aprendizagem próprio. Os recursos mais comuns utilizados são: aulas online, vídeos, pesquisa e leitura de artigos, participação em podcasts, grupos de discussão e webinars, por exemplo.

1)Trilha de Aprendizagem Linear Rígida Neste modelo de Trilha de Aprendizagem, os recursos de aprendizagem, como as aulas online (ou presenciais), os vídeos, treinamentos online, leitura de artigos, participação em podcasts, grupos de discussão ou webinars são colocados em sequência. Tendo esta sequência definida previamente, o passo seguinte é ter disciplina para cumprir o passo anterior. Somente depois que determinado passo ou módulo for concluído com sucesso o aluno poderá prosseguir na trilha. O aluno concluirá com sucesso a trilha de aprendizagem assim que completar todos os passos.

2)Trilha de Aprendizagem Linear Flexível Nesta abordagem, a Trilha de Aprendizagem permite aos alunos escolherem a ordem de execução dos recursos disponibilizados e a ordem dos módulos que considerarem mais significativos. Eles terão liberdade e flexibilidade para desenvolverem o aprendizado e conhecimento, no momento e na forma que acharem melhor ou quando precisarem daquele ensinamento.

Uma vantagem da aplicação das Trilhas de Aprendizagem, como método de suprir as lacunas de aprendizagem, particularmente na área de TI, é que os alunos podem descobrir novos interesses ou novas habilidades. Por exemplo, ao concluir uma Trilha de Aprendizagem eles poderão se identificar em áreas como trabalhar com bancos de dados, programação para aplicativos móveis, testes de softwares, dentre muitas oportunidades.

Esses cargos e empregos na área de informática exigem diferentes habilidades e treinamentos e entender qual deles é mais atraente permitirá que os alunos se concentrem em adquirir as habilidades necessárias ou que precisam desenvolver. Desafio: Quebrar o paradigma do aprendizado sequencial, arraigado em nossos cérebros, por meio das mensagens subliminares que muitas vezes ficam arraigadas nas mentes informando que “não se pode fazer algo novo até que se conclua uma coisa anterior”.

Portanto, as Trilhas de Aprendizagem se constituem em uma abordagem prática que permite às pessoas construírem seu próprio conhecimento e desenvolverem um novo conjunto de habilidades, sem os pré-requisitos tradicionais.

No artigo do próximo mês veremos como criar uma Trilha de Aprendizagem Individual e Personalizada.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.