Os desafios de um Agilista

1.Qual sua formação?

Eu sou Mirella, formada em Publicidade e Propaganda pela UCSAL (Universidade Católica do Salvador), pós graduada em Gestão de Qualidade (Unijorge) e especializada em Mídias Sociais. Certificações: KMPI, Management 3.0, ISO 9001, ISO14001, Gestão de Coonflitos (Conquer) e Growth Program. Conheci a agilidade na TOTVS em 2017/2018 e fiz a minha transição de carreira em 2019.

2. Para você, quais habilidades são necessárias para um agilista ter uma boa atuação?

Habilidades necessárias para um Agile Master: empatia, conhecer bem os times, apoiar o PO (Squad Leader) e fazer feedbacks (tanto com o time, como com o Agile Coach).

  • Empatia: se colocar no lugar do outro. Aprendi no dia a dia que não devemos julgar a atitude das pessoas e sim perguntar – O que leva “ele” a fazer isso? Logo no início da minha jornada achava que tinha algo de errado comigo, que a atitude de determinada pessoa do time era porque eu não sabia lidar com a situação, deveria ser mais dura ou simplesmente deixar pra lá? A resposta está em se colocar no lugar do outro, sem vitimismo e sim com o pensamento: O que fazer para melhorar?
  • Conhecer bem os times: entender o fluxo de trabalho é importante, mas conhecer cada membro do seu time é ainda mais. Sempre que começo em um time aplico o Personal Maps – ferramenta importante pra você se apresentar e conhecer um pouquinho das pessoas. Coloco sempre coisas engraçadas pra “quebra o gelo”.
  • Apoiar o PO: mesmo sem conhecer muito do negócio você pode “trocar figurinha” com o PO do seu time. Desde o início sempre procurei ter uma agenda com o PO pra entender melhor onde posso ajudar, mostra algumas coisas da agilidade e ideias de melhoria. Foi sempre muito bacana essa troca e parceria para meu crescimento como aglista.
  • Fazer feedbacks: dar feedbacks constantes para o time faz com que demonstre interesse no trabalho do outro. Muitas vezes achamos que feedback é “bronca”, mas não pra mim. Com o tempo e amadurecimento você aprende técnicas de como fazer e receber esses feedbacks. Em alguns momentos fiquei apreensiva, mas percebi que esse momento era exatamente o que precisava para evoluir.

3. Quais os principais desafios de um agilista?

O maior desafio é fazer o time entender que ser ágil precisa de mudanças (pequenas mudanças – Evolução Kaizen) e mudar sempre é difícil. A maioria quer mudar tudo de uma vez (Revolução Kaikaku), a tendência é essa. Nós como agilistas devemos mostrar esse caminho para os times e comemorar as conquistas. 

4. Como é aplicar a agilidade nesse ambiente?

Aplicar a agilidade nos times é um grande desafio, pois como falei na resposta anterior, nem todos querem mudar, acham desnecessário ou complicado demais. 

5. Seu maior desafio em sua carreia qual foi?

O maior desafio da minha carreira foi quando assumi três times (no início da minha jornada como AM) em 2019 e precisei ser resiliente na construção desses times, mostrando que as mudanças eram positivas. Aplicamos o STATIK (na época não sabia que esse era o nome) e organizamos tudo aos poucos – as melhorias foram acontecendo com o passar do tempo. Eram times bem diferentes, tínhamos um projeto importante pra entregar (que poderia gerar multa para nossos clientes), fizemos horas extras e no final tudo deu certo. Alguns desenvolvedores saíram da empresa ou foram demitidos e depois de 3 meses estava com dois times.

6. Você, como agilista, acha que o Scrum e Kanban vieram pra ficar?

O Kanban pra mim já ficou. Vejo muitos comentários sobre Srumban como o melhor dos dois – já trabalhei assim. Hoje vejo que o Kanban, quando bem aplicado, é muito mais efetivo. Trabalho com iterações, os times ainda não conseguem trabalhar com o fluxo puxado, contudo é visível que dentro de pouco tempo a tendência será termos um fluxo puxado. É claro que no futuro devemos evoluir – precisamos disso inclusive e o que vem pela frente…ainda não sei.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.